Como a avaliação de desempenho pode ajudar a reduzir o turnover

Os altos índices de turnover são prejudiciais para a empresa e tem relação direta com a avaliação de desempenho. Sendo assim, é necessário acompanhar as taxas de rotatividade e buscar soluções para evitar que a empresa tenha ainda mais prejuízos.

A retenção de talentos está diretamente ligada a satisfação dos colaboradores. Geralmente as demissões são causadas por desmotivação, baixo desempenho e problemas com a liderança. Dessa forma, a análise das causas que geram a alta rotatividade deve ser realizada com o propósito de traçar ações para reduzir os índices. Uma das soluções para minimizar os impactos do turnover é criar um processo de avaliação de desempenho.

Através da avaliação de desempenho é possível estruturar feedbacks coletivos e individuais, orientar o colaborador sobre seu progresso na empresa e traçar metas para o desenvolvimento individual. Sendo assim, além de auxiliar no desenvolvimento de talentos, a avaliação aumenta o engajamento dos colaboradores, melhora os índices de produtividade e diminui o turnover.

Dicas para estruturar um processo de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho tem como objetivo mensurar a performance do colaborador em relação aos objetivos da empresa.

Os resultados da avaliação de desempenho serão a peça-chave para estabelecer o planejamento das ações, cujo objetivo é desenvolver as competências de cada colaborador.

A avaliação é tão importante para as organizações que deve ser realizada de forma contínua, sempre com revisões periódicas da metodologia utilizada. É fundamental definir a frequência em que a avaliação será realizada, reunir os resultados e promover feedbacks.

Diante da relevância do processo de avaliação de desempenho, listamos algumas dicas para ajudá-lo a estruturar o seu processo. Observe a seguir:

Padronizar as avaliações

Implementar a avaliação de desempenho é fundamental para que os processos de monitoramento e mensuração dos resultados sejam padronizados entre as lideranças. Desta forma serão criados métodos de avaliação que podem ser usados em diversas áreas da empresa.

Estruturar os feedbacks

Os resultados das avaliações de desempenho não devem se limitar apenas a liderança. É importante criar uma cultura de feedbacks!

Os líderes devem sempre compartilhar quais foram as contribuições de cada colaborador e os pontos a melhorar, com isso o colaborador terá parâmetros para o seu desenvolvimento na empresa.

Corrigir erros rapidamente

Com a realização contínua da avaliação de desempenho é possível identificar as falhas de maneira mais rápida e solucionar os problemas antes mesmo que gerem prejuízos ou tomem proporções ainda maiores.

Orientar o colaborador

A avaliação de desempenho identifica as competências e pontos a melhorar em cada colaborador. Através dela o colaborador tem um direcionamento sobre o seu desenvolvimento e se os seus objetivos estão alinhados aos da empresa.

Incentivar a comunicação

A avaliação de desempenho estimula que os feedbacks sejam realizados, com isso, os líderes informam quais as contribuições de cada colaborador e os pontos a serem desenvolvidos. Comunicar estas informações, gera uma relação de confiança entre a liderança e o colaborador.

Identificar talentos

É importante que a liderança conheça as competências e os pontos a desenvolver em cada colaborador. Avaliar e acompanhar é fundamental para compreender quais as entregas do colaborador para a empresa e as necessidades de cada um.

Por meio da avaliação de desempenho é possível identificar quem são os profissionais de alta performance, assim como, possibilita que um perfil seja traçado para a seleção de novos talentos e até mesmo para realizar promoções.

eBook Turnover

Quer saber mais sobre Turnover e ainda não baixou nosso eBook? Baixe agora no link abaixo:

ebook turnover

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados