Como o RH pode superar os desafios em 2022

A pandemia de COVID-19, que assolou o mundo nos últimos 2 anos, fez com que muitas organizações, e seus respectivos RH, enfrentassem um cenário caótico como nunca visto antes.

Muitas empresas precisaram trabalhar em modelo híbrido, outras com número reduzido de equipes, algumas realizaram desligamentos para suprir as necessidades financeiras e tiveram aquelas que não conseguiram passar pela crise sendo obrigadas a fechar suas portas.

Inovação e resiliência foram as palavras chaves para que muitas organizações pudessem lidar com os impactos causados pela pandemia.

Ainda que os números da pandemia não sejam mais alarmantes como em 2020 e 2021, o cenário para 2022 ainda é incerto, por isso é importante que as organizações e seus líderes continuem a traçar ações estratégicas para capacitar sua equipe a lidar com as possíveis adversidades e o RH tem papel imprescindível neste processo.

Pensando nisso, listamos ações fundamentais para te ajudar a desenvolver o potencial humano de seus colaboradores. Acompanhe!

Gestão de metas pelo RH

Realizar a gestão de metas e ações para alcançá-las é primordial para potencializar resultados de uma organização. É preciso que as metas definidas estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Os indicadores devem ser acompanhados continuamente, pois auxiliam na tomada de decisões e indicam se há necessidade de que as metas sejam revistas conforme as mudanças que surgem ao longo do caminho.

Avaliação de competências e desempenho

A avaliação de competências e desempenho tem como objetivo medir o desempenho de colaboradores em relação aos objetivos da empresa. Através dela é possível orientar o colaborador sobre seu desenvolvimento, pontos a melhorar e traçar um plano de carreira.

Os resultados da avaliação de desempenho ajudam a compreender se o colaborador está alinhado e engajado aos objetivos da empresa e se suas entregas realmente agregam valor ao negócio.

Dar mais feedbacks

O feedback deve ser prioridade nas organizações e é fundamental ser contínuo.

Por meio do feedback é possível orientar o colaborador sobre sua performance, informar resultados positivos e pontos a melhorar, além de promover ações corretivas mais rapidamente.

Treinamento e desenvolvimento

Desenvolver as competências das equipes e promover capacitações contínuas para os colaboradores gera qualidade aos processos de uma organização, além disso, o colaborador se torna mais engajado aos objetivos sabendo que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento profissional.

É importante fazer o levantamento sobre as necessidades de treinamento (LNT), isso evita um gasto desnecessário com treinamentos que podem não suprir as demandas dos colaboradores.

Outra etapa fundamental é a avaliação dos indicadores, com esses resultados é possível saber se os treinamentos estão trazendo um retorno positivo à organização.

Reuniões frequentes

As reuniões devem ser realizadas constantemente no ambiente corporativo, a fim de garantir uma comunicação transparente entre liderança e equipe. Por meio delas, é possível manter a equipe sempre alinhada, definir metas e manter todos informados sobre determinada decisão.

Avaliar o clima organizacional

O clima organizacional é um dos principais fatores motivacionais de uma organização. Garantir um bom ambiente de trabalho é essencial para manter bons índices de produtividade e reter talentos, pois, o colaborador que tem um bom relacionamento com colegas de equipe e líderes, se sente valorizado e tende a entregar melhores resultados para a organização.

É essencial realizar pesquisas de clima, pois a partir dos resultados é possível identificar se há necessidade de melhorias.

Analisar indicadores

Acompanhar indicadores frequentemente é fundamental e pode trazer muitos benefícios para uma organização, pois, ajuda a identificar com mais facilidade os pontos a melhorar e resultados que não sejam favoráveis para os processos da empresa.

Ter acesso a essas informações pode impactar positivamente na produtividade da empresa, visto que a liderança tem um melhor direcionamento sobre quais decisões tomar por se embasar em dados concretos.

Como o software Join RH pode ajudar nesse processo?

O Join RH possui muitas funcionalidades para facilitar os processos diários da gestão de pessoas na sua empresa.

Com o software você poderá fazer a avaliação de competências e desempenho dos seus colaboradores e identificar os gaps que precisam ser desenvolvidos e resultados que foram atingidos.

Também é possível dar, receber e solicitar feedbacks, individuais e coletivos, em tempo real através da solução de feedback contínuo que está no aplicativo mobile do Join RH.

O Join RH permite uma administração completa dos treinamentos de sua empresa, de forma ágil e com economia de tempo, além disso os indicadores podem ser visualizados de diferentes formas.

O sistema também possibilita uma gestão eficaz de metas onde os objetivos estratégicos da empresa são desdobrados em metas corporativas, departamentais e individuas, mas principalmente oferece uma forma simples e eficiente para acompanhar os resultados.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades que o Join RH pode oferecer para o seu RH.

Conheça mais sobre o software Join RH, a solução personalizada, com total aderência a sua metodologia.

Join RH

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados