Como a avaliação de desempenho pode ajudar nos programas de reconhecimento?

O programa de reconhecimento é de suma importância para empresas que almejam a valorização e retenção dos seus colaboradores Podemos ainda acrescentar o aumento do engajamento e produtividade como benefícios de sua adoção. Quem não se recorda, ainda criança, de receber um elogio, uma estrela, ou um recadinho no caderno ao atingir um bom desempenho na escola e ser reconhecido por isso?

Isso também funciona para adultos, que desejam ser reconhecidos pelos feitos e conquistas. Surge então um grande desafio para a área de RH e liderança e a avaliação de desempenho pode ser um meio para facilitar a execução desse trabalho.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que auxilia na mensuração do desenvolvimento e resultados dos colaboradores. Desse modo, podemos também identificar qual a colaboração de cada pessoa para alcançar os objetivos da organização.

Em outras palavras, esse processo avalia resultados, pontos em destaque, as oportunidades de melhoria, o crescimento e as habilidades de cada pessoa que trabalha na organização. Mas, qual o impacto desse modo de avaliar com os programas de reconhecimento? É o que você verá a seguir.

Qual o impacto da avaliação de desempenho sobre os programas de reconhecimento?

Com a avaliação de desempenho, é possível mensurar os resultados dos colaboradores através de metas, analisar as suas competências e direcionar esse processo para o seu programa de reconhecimento.

Por exemplo, se você deseja criar um programa de reconhecimento para os profissionais de atendimento ao cliente, uma boa maneira seria avaliá-lo e reconhecê-lo pela boa conduta na hora de interagir com as pessoas.

Além disso, poderia aumentar o número de atendimentos finalizados com sucesso. É preciso definir os critérios que são importantes para serem mensurados e valorizados na performance do seu time.

Em contrapartida, para o time de vendas, você poderia incluir no programa algumas metas e também comportamentos desejados no dia a dia de trabalho. Sejam por suas habilidades técnicas e também por tomarem as decisões certas e na hora certa.

Determine o que merece destaque nos programas de reconhecimento

A princípio, essa pode parecer uma missão simples. Contudo, muitos líderes se perdem na hora de identificar quais conquistas dos colaboradores merecem ser reconhecidas. Agora, confira uma lista com ideias de metas para o reconhecimento. Afinal, o seu programa de reconhecimento só funcionará se você mensurar e recompensar o que está diretamente relacionado aos objetivos da organização.

  • Aumento da produtividade nas entregas;
  • Excelência no atendimento;
  • Aumento na receita de vendas;
  • Apresentação de ideias para redução de custos;
  • Aumento no faturamento;
  • Aumento da qualidade das entregas feitas.

Existem diversas maneiras de recompensar as pessoas que trabalham com você. Contudo, é essencial que as metas da sua avaliação de desempenho sejam possíveis de se medir e também concretas. Desse modo, o seu programa de desempenho também terá as mesmas características. Essa relação é essencial para que os colaboradores vejam o que é recompensado e o quais as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho.

Abra mão dos modelos antigos de avaliação de desempenho

Hoje, mais do que nunca, é preciso que você, profissional de RH, se concentre na valorização do que a sua empresa realmente preza. Desse modo, as avaliações de desempenho serão um espelho da cultura da organização.

Para não errar, tente relacionar os resultados da avaliação de desempenho de cada colaborador com metas do negócio, valores e até mesmo os objetivos atuais da sua empresa. Assim, você criará programas de recompensa que sejam facilmente compreendidos pelos colaboradores e que sejam efetivos, desde o primeiro momento.

Ao aplicar essa estratégia e também vincular essas características a ganhos que agreguem valor, você transmitirá uma mensagem alta e clara para toda a organização de que a empresa observa e gratifica os colaboradores. Dessa forma, você criará até mesmo uma nova cultura na organização. Tudo isso a partir da positiva relação entre a avaliação de desempenho e os programas de reconhecimento.

Dica bônus: reconhecimentos tangíveis e intangíveis

Para atender a todos, você precisa entender que cada colaborador valoriza um tipo diferente de reconhecimento. Por isso, estabeleça um equilíbrio entre recompensas materiais e valorização. Em outras palavras, ofereça recompensas tangíveis e intangíveis nos seus programas de reconhecimento criado com pilares na avaliação de desempenho.

Por exemplo, uma recompensa pode ser algo tangível e valioso, como, por exemplo, dinheiro, benefícios, um almoço grátis ou uma viagem paga pela empresa. Em contrapartida, uma recompensa intangível é um convite para participar de um projeto especial e de alta importância que dará visibilidade ao colaborador pela liderança. Quem também não ficaria feliz de receber uma ligação do CEO da empresa o reconhecendo pelas suas entregas?

Como o Join RH pode ajudar sua empresa neste processo?

Quando se trata de criar maneiras práticas de avaliar o desempenho dos colaboradores, o Join RH, desenvolvido pela Linked RH, é o sistema certo para levantar indicadores relevantes para o seu negócio. Afinal, lembre-se: quem não mede, não gerencia. Para saber mais sobre o Join RH e de que maneira ele pode transformar a área de Recursos Humanos, é só clicar aqui.

Artigo anterior
Próximo artigo
Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados