Impactos negativos do alto turnover

Os altos índices de turnover, geralmente, revelam problemas na empresa. As altas taxas de rotatividade de colaboradores podem impactar nos processos produtivos, clima organizacional e na imagem da empresa, problemas que afetam diretamente na rentabilidade da empresa.

Abaixo citamos os principais impactos do turnover para a empresa. Confira:

Perda de produtividade

Quando ocorre uma demissão é preciso realizar a substituição desse colaborador. Com isso, o processo de recrutamento e seleção pode se estender e gerar perda de tempo e lacunas na equipe de trabalho. Outro fator a se considerar, é que pode levar um tempo até o novo colaborador se adaptar as demandas de trabalho e atingir os mesmos níveis de produtividade do colaborador anterior.

Custos com treinamentos

Mesmo que o colaborador contratado tenha as competências exigidas, integração e treinamentos são necessários para que o colaborador possa se adequar a função e melhor se adaptar ao clima organizacional.

Com isso, é importante considerar os custos com livros, equipamentos e instrutores. Não se esqueça, quando um colaborador deixa a sua empresa, ele leva todo conhecimento adquirido para uma empresa concorrente, ou seja, para o investimento em treinamentos valer a pena, é importante que ações sejam realizadas para a retenção de talentos.

Custos com demissões e admissões

Com o aumento das taxas de demissões, os custos relacionados a rescisão contratual também têm um grande salto. Neste caso, podem ser consideradas despesas com exames médicos demissionais e os direitos trabalhistas cabíveis, mas os gastos não param por aí, pois quando há demissões é necessário que novas contratações sejam realizadas.

Custos com processo de recrutamento e seleção também devem ser considerados, tais como: assinatura em canais de divulgação de vagas, com intuito de alcançar perfis realmente qualificados e despesas com exames admissionais.

Vale lembrar que em alguns casos existem custos com uniforme, equipamentos de proteção, entre outros.

Imagem negativa da empresa

O turnover pode prejudicar a imagem da empresa, pois influencia diretamente na credibilidade da empresa enquanto empregadora. A alta rotatividade de colaboradores afeta os processos de recrutamento e seleção, visto que, os candidatos podem concluir que a empresa não é um bom lugar para se trabalhar, pois, não oferece estabilidade, possibilidade de crescimento e possui falhas na gestão.

Isso também reflete na imagem da empresa no cenário externo, pois atualmente a decisão de compra do cliente está diretamente ligada aos valores da empresa. Se o cliente tem em mente que a alta rotatividade de uma empresa pode ser sinônimo de insatisfação de seus colaboradores, isso gera uma reflexão nos hábitos de consumo e leva o cliente a desistir da compra.

Agora que você já sabe quais os principais impactos negativos do turnover para a empresa, é necessária uma reflexão com a intenção de identificar quais as causas do turnover.

Para saber mais sobre este assunto, baixe nosso ebook Turnover e tenha acesso a um guia completo e aprenda como traçar estratégias para reduzir os altos índices de turnover na sua empresa.

eBook Turnover

Quer saber mais sobre Turnover e ainda não baixou nosso eBook? Baixe agora no link abaixo:

ebook turnover

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados