Turnover: o que é, tipos e impactos para a empresa

1. O que é turnover?

Na área de Recursos Humanos, turnover refere-se à taxa de rotatividade de uma empresa, ou seja, é o indicador da quantidade de entradas e saídas de colaboradores em um determinado período.

Não pense que ele é apenas um simples indicador, o turnover pode ser uma informação muito relevante para empresas que visam ter objetivos alcançados e um bom desempenho nos processos.

Realizar o monitoramento é fundamental, pois se as taxas de contratações e demissões estiverem muito altas, isso pode revelar problemas na organização.

Salários baixos, ambiente tóxico, falta de plano de carreira, desgaste físico e mental, são apenas alguns dos fatores que geram a alta rotatividade.

É preciso avaliar as causas e buscar soluções para eliminar o problema.

2. Tipos de turnover

Quando ocorrem desligamentos ou admissões, as motivações podem ser diversas. Entenda agora os principais tipos de turnover considerados pelo RH.

2.1. Turnover voluntário

O turnover voluntário acontece quando o próprio colaborador solicita o desligamento da empresa. Este acontecimento é mais comum entre colaboradores com escolaridade de nível superior, revelando problemas na retenção de talentos e gestão de pessoas.

Geralmente, este tipo de turnover é motivado pelo recebimento de ofertas de emprego mais atrativas. Além disso, a ausência de plano de carreira e problemas no relacionamento com a liderança podem influenciar nessa decisão.

O turnover voluntário ainda pode ser definido de duas formas:

2.1.1. Turnover voluntário funcional

O turnover funcional é tido como vantajoso para a empresa, pois é quando um colaborador que não atende as expectativas da organização solicita seu próprio desligamento, o que isenta a empresa das obrigações financeiras cabíveis em uma demissão.

2.1.2. Turnover voluntário disfuncional

Neste caso o colaborador com bom desempenho é quem solicita a demissão da empresa, o que expõe problemas na gestão de pessoas. Além disso, a perda de profissionais de alta performance impacta diretamente na produtividade da empresa.

2.2. Turnover involuntário

Ao contrário do voluntário, nesse caso quem toma a decisão sobre a saída do colaborador é a empresa. Os motivos também podem ser diversos, tais como: baixo desempenho; dificuldades financeiras da empresa em manter o colaborador; e, problemas de relacionamento com a liderança e equipe.

3. Como calcular o turnover?

Os números influenciam diretamente nos resultados de um negócio. Por isso, é importante que os índices de rotatividade sejam calculados. Fazer esse cálculo é muito simples.

Para começar é necessário ter os dados de desligamentos e contratações, esses números devem ser somados e divididos por 2. O resultado deve ser divido pelo número total de colaboradores na empresa no mês anterior e finalmente multiplicado por 100, assim é possível obter a taxa exata de turnover da empresa.

Veja a fórmula para o cálculo:

formula cálculo turnover

4. Principais causas do turnover

As causas para ocorrer o turnover podem ser várias, por isso, é importante conhecer as razões que levam a essa rotatividade e fazer uma análise para realizar melhorias.

Conheça agora as principais causas do turnover:

4.1. Ausência de plano de carreira

Empresas que não oferecem plano de carreira geram desmotivação nos colaboradores e interferências na produtividade. Afinal, não faz sentido o colaborador se esforçar e vestir a camisa da empresa, se ele não tem perspectiva de crescimento dentro da organização.

4.2. Metas inalcançáveis

É importante que uma empresa tenha suas metas bem estabelecidas, mas essas metas precisam ser alcançáveis. Excesso de responsabilidades e prazos extremamente curtos geram exaustão e frustração nos colaboradores.

4.3. Ambiente desagradável

Um ambiente hostil, que não promove o bem-estar do colaborador, é uma das principais causas de demissões e baixa produtividade. É importante que o colaborador se sinta seguro e valorizado em seu ambiente de trabalho.

4.4. Dificuldades de relacionamento com a liderança

Muitas empresas ainda não tem um processo de comunicação bem estabelecido, o que dificulta no relacionamento entre liderança e equipe. Obstáculos na comunicação representam problemas na entrega de resultados, o que gera conflitos na relação.

4.5. Salários baixos e falta de benefícios

Salários abaixo da média de mercado e falta de estímulos não-financeiros, como um pacote atrativo de benefícios, é um dos principais motivos dos pedidos de demissões. A busca por oportunidades mais vantajosas financeiramente é quase unânime.

5. Impactos causados pelo turnover

O turnover causa diversos impactos negativos para sua empresa. Veja os principais:

5.1. Perda de tempo e produtividade

Quando ocorre uma demissão, é preciso realizar a substituição desse colaborador. Com isso, o processo de recrutamento e seleção pode se estender e gerar perda de tempo. Outro fator a se considerar, é que pode levar um tempo até o colaborador se adaptar às demandas de trabalho e atingir os mesmos níveis de produtividade do colaborador anterior.

5.2. Aumento dos custos com demissões e admissões

Com o aumento das taxas de demissões, os custos relacionados a rescisão contratual também têm um grande salto, mas os gastos não param por aí, pois quando há demissões é necessário que sejam realizadas novas contratações.

Custos com processos seletivos e treinamentos para o desenvolvimento de novos colaboradores também devem ser considerados. Vale lembrar que em alguns casos existem custos com uniforme, equipamentos de proteção, entre outros.

5.3. Imagem negativa da empresa

O turnover pode prejudicar a imagem da empresa, pois influencia diretamente na credibilidade da empresa enquanto empregadora. A alta rotatividade de colaboradores prejudica os processos de recrutamento e seleção, visto que, os candidatos podem concluir que a empresa não é um bom lugar para trabalhar, pois não oferece estabilidade, possibilidade de crescimento e possui falhas na gestão.

6. Como reduzir o turnover

Quando os índices de turnover estão muito elevados é imprescindível buscar soluções para diminuir a rotatividade e evitar que os processos sejam comprometidos drasticamente. Confira nossas recomendações:

6.1. Recrutamento e seleção

É importante que o processo de recrutamento e seleção seja bem estruturado. Começando na etapa de divulgação da vaga, deve ser realizada uma boa descrição com o intuito de atrair pessoas realmente qualificadas a exercer a função.

Não se esqueça de comunicar os valores da organização, pois os candidatos precisam conhecer a cultura organizacional da sua empresa. Além das qualificações necessárias é fundamental que o colaborador tenha um estilo de trabalho que esteja alinhado aos objetivos da empresa.

6.2. Invista em treinamentos

Os treinamentos podem trazer inúmeros benefícios para a empresa e o colaborador. A qualificação da equipe pode proporcionar entrega de resultados ainda mais satisfatórios e o colaborador se sentirá mais valorizado sabendo que a empresa investe no seu desenvolvimento.

6.3. Planos de carreira

Manter o colaborador engajado aos objetivos da organização e motivado a continuar sendo parte da equipe é muito importante, para isso, o colaborador precisa ver a possibilidade de ascensão na empresa.

Analise as competências e pontos a desenvolver de cada colaborador, ouça suas pretensões pessoais e profissionais e crie um plano de carreira específico para cada um.

6.4. Salários e benefícios

As remunerações podem ser um fator determinante na hora de manter os colaboradores motivados a permanecer na empresa.

É fundamental que a empresa ofereça salários compatíveis com o mercado e pacotes de benefícios, tais como: horário flexível; auxílio-creche; ambiente agradável com salas de descanso etc.

Afinal, uma empresa que se preocupa com a saúde financeira e o bem-estar do colaborador, estará sempre em vantagem competitiva na retenção de talentos.

6.5. Bom relacionamento entre liderança e equipe

Uma boa liderança faz toda diferença nos índices de turnover. Os líderes precisam conhecer a fundo sua equipe, saber identificar as competências, pontos a serem desenvolvidos e oferecer suporte constante. É importante também que o líder saiba ouvir seus colaboradores, uma relação saudável entre liderança e equipe começa em uma boa comunicação.

7. Conclusão

Agora que você já sabe quais os tipos de turnover e seus impactos, tenha em mente que reduzir as taxas de rotatividade é fundamental para as empresas que almejam obter alta performance em seus processos e manter a credibilidade no mercado. Promover políticas de remuneração, oferecer plano de carreira e um ambiente saudável é a certeza de satisfação do colaborador e de uma relação de confiança entre liderança e equipe.

8. Como o software Join RH pode ajudar neste processo?

Um sistema de RH especializado ajudará você a ter o índice de turnover da empresa e segmentações por filial, departamento e muitas outras visões de negócio, além de apresentar separadamente os diferentes tipos de turnover: voluntário; e, involuntário.

O Join RH é especializado em gestão de pessoas e além de ajudar com o cálculo do turnover, ajudará principalmente a atuar nos processos que podem ser a causa do alto turnover na empresa. Ele dará apoio nos processos de avaliação de desempenho e competências, ajudando a criar um plano de carreira e o PDI dos colaboradores. Com ele você irá estabelecer uma política de cargos e salários, monitorando a adequação da empresa frente ao mercado. Os objetivos estratégicos traçados para a empresa poderão ser desdobrados em metas corporativas, departamentais e individuais, e ele permitirá um fácil acompanhamento destas metas.

Com o Join RH, você irá monitorar as causas do turnover e terá informações para a empresa atuar para minimizar os impactos negativos, além de ter muitas outras análises, desde relatórios consolidados a análises gráficas dos colaboradores e/ou áreas ou unidades da empresa, tudo para ajudar a empresa na melhor tomada de decisão.

Conheça mais sobre como uma solução personalizada, com total aderência as suas metodologias de RH, te auxiliará, acesse www.joinrh.com.br.

9. eBook de turnover

Se você quiser fazer o download deste conteúdo em um formato didático e agradável para releitura posterior, faça o download do nosso e-book gratuito de Turnover.

ebook turnover

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados