Em uma única direção: o impacto da gestão de metas no atingimento dos resultados

Já dizia o escritor e estrategista Tony Robbins: “Estabelecer metas é o primeiro passo para tornar o invisível em visível”. Ao trazer essa frase para o contexto das organizações, identificamos que a clareza e a definição das metas são insumos importantes para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Quando avaliamos metas e observamos somente o departamento ou o colaborador, a organização corre o risco de ter uma equipe de vendas que supera as metas traçadas, mas do outro lado, tem uma equipe de produção que não consegue entregar a demanda gerada por vendas. O que isso pode acarretar?

Vendedores sendo incentivados a aumentar a receita, produção com o cronograma vencido e cliente insatisfeito com o atraso do seu pedido. Isso é interessante para a organização?

Diante deste cenário apresentado, observa-se a necessidade de elaborar metas que tenham conexão, que sejam construídas observando o contexto e a estratégia da organização. Ao mencionar contexto, temos alguns pontos a serem avaliados: capacidade produtiva, capital intelectual, mercado, recursos financeiros, entre outras questões importantes na definição das metas.

A reflexão não é sobre substituir metas individuais, mas avaliar a criação das metas em uma esfera mais ampla, que repercutem com o que a organização almeja. Ter uma linguagem única, um espírito colaborativo, trazendo as pessoas e os departamentos para criar o melhor resultado estratégico. É fundamental que os colaboradores sejam responsabilizados pelas suas entregas individuais, mas que compreendam o seu papel na realização de objetivos maiores.

Vamos pegar o exemplo de um objetivo mais abrangente: construir uma cultura de engajamento dos colaboradores. Em uma segunda camada, pode-se desmembrar em metas departamentais (realizar 5 atividades filantrópicas ao ano) e individuais (líder – garantir que cada colaborador receba ao menos 3 feedbacks registrados no sistema).

A meta de desenvolver uma atividade filantrópica, por exemplo, também pode contribuir com as metas do marketing na divulgação de ações sociais e fortalecimento da marca empregadora da organização, ou seja, perspectivas que se relacionam em prol de algo maior.

Lembre-se: grandes feitos só são conquistados por pessoas/empresas que ousam sonhar alto. Metas precisam ser acompanhadas, assim será possível entender o quão perto está de atingi-las, se há a necessidade de fazer ajustes ou até mesmo rever o plano traçado.

A Linked RH, uma empresa com expertise em gestão de pessoas há mais de 25 anos, oferece o sistema Join RH, o qual te possibilita desdobrar seus objetivos estratégicos em metas corporativas, departamentais e individuais, mas principalmente te dá uma forma simples e eficiente para acompanhar os resultados. Você construirá seu mapa estratégico de acordo com o seu negócio e seus indicadores serão definidos e acompanhados auxiliando na tomada de decisão.

Com um sistema, será possível responder perguntas como:

  • Quais indicadores estão com desempenho abaixo do esperado?
  • Quais metas estão com resultado fora da faixa de normalidade?
  • Quais líderes estão entregando melhores resultados?
  • Quais metas não estão sendo acompanhadas?

Um sistema de gestão de metas é essencial para uma construção que envolva toda a empresa, de forma transparente e que evidencie as contribuições individuais, departamentais e organizacionais. Centralizar esse processo permitirá acompanhar o progresso, minimizar impactos e caminhar em uma única direção.

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