Não investir em treinamentos pode tornar a sua empresa ultrapassada

Potencializar habilidades das equipes e proporcionar constantes capacitações aos profissionais pode garantir a evolução dos padrões de qualidade dos serviços, além de influenciar positivamente nos resultados da empresa. Realizar treinamentos e ter uma cultura organizacional consolidada é um caminho para ter um quadro de colaboradores preparados para entregar melhores resultados e enfrentar os desafios do mercado competitivo

Não realizar treinamentos e não investir em capacitação pode afetar diretamente o desempenho da sua empresa, tornando-a ultrapassada. A falta de treinamento pode resultar em colaboradores desmotivados e desvalorizados, fazendo com que o crescimento dos profissionais fique estagnado, com isso, o funcionário deixará de evoluir dentro da organização e os seus resultados tendem a ficar comprometidos.

Entender que a empresa é um sistema vivo que não pode parar de aprender e evoluir é essencial, com isso, incentivar o crescimento do colaborador é fazer com que todas as engrenagens trabalhem juntas com o objetivo de beneficiar a empresa e os funcionários. Sendo assim, reter talentos pode garantir a construção de estratégias assertivas que promovem a diferenciação da empresa em relação aos concorrentes. Neste conteúdo, vamos nos aprofundar sobre quais problemas podem surgir diante da falta de investimentos em treinamentos.

Problemas que podem acontecer por falta de investimentos em treinamentos

A falta de investimento em treinamento e desenvolvimento pode não apenas comprometer a performance dos colaboradores como trazer graves problemas a instituição como um todo. Além desses fatores, outros problemas podem acontecer. Confira abaixo:

  • Ter colaboradores insatisfeitos
    A falta de treinamento pode tornar os colaboradores insatisfeitos por não estarem alinhados com as estratégias da empresa, isolados em suas atividades rotineiras eles podem gerar um efeito negativo no índice de satisfação.
  • Elevado índice de rotatividade de funcionários (turnover)
    A insatisfação dos colaboradores pode gerar uma demissão prematura. A alta rotatividade pode comprometer a reputação da empresa perante os profissionais disponíveis no mercado.
  • Baixa produtividade
    Não treinar pode gerar o despreparo dos profissionais, com isso, os erros no processo são mais constantes, com aumento nas perdas de materiais e maior tempo na realização das atividades, causando uma baixa produtividade que pode afetar significativamente o faturamento da empresa.
  • Aumento nas despesas
    A economia é uma das palavras mais comentadas nos dias de hoje, então, investir em treinamentos é a melhor saída quando pretendemos reduzir custos. Quando um colaborador é bem treinado entenderá a importância dos métodos do trabalho, reduzindo os prejuízos desnecessários.
  • Falta de segurança do trabalho
    Em algumas atividades o treinamento não é apenas desejável, mas também obrigatório para que a segurança dos próprios funcionários seja garantida. Algumas atividades necessitam de treinamento especializado e a falta dele pode provocar acidentes e comprometer a segurança da empresa.
  • Perda de clientes
    Uma equipe desmotivada pode falhar ao prestar um atendimento de qualidade aos consumidores. A falta de comprometimento da equipe pode gerar clientes insatisfeitos que naturalmente vão buscar novos fornecedores, o que pode ocasionar perdas significativas para a empresa.
  • Perda de inovação e estagnação
    As empresas que estão em constante inovação precisam de profissionais qualificados, bem treinados e motivados para desenvolver projetos que possam tornar a empresa mais produtiva com as novas tecnologias do mercado. Não investir em treinamentos pode fazer com que os profissionais não evoluam e consequentemente provoque a estagnação da empresa.

Como investir em treinamentos?

Cada treinamento tem a ver com um objetivo específico. É possível, por exemplo:

  • Capacitar os colaboradores para um novo sistema usado na empresa;
  • Realizar treinamento para motivar funcionários;
  • Integrar mais os colegas de equipe ou mesmo entre áreas;
  • Reduzir erros específicos em uma das etapas do processo de trabalho; e,
  • Reciclar conhecimentos.

O processo de aprendizado é elementar para garantir que os seus profissionais sejam cada vez mais eficientes. Assim, independentemente dos tipos de treinamentos aplicados é inegável que a estratégia se converta em investimentos e não em custos para a organização.

Confira, a seguir, os tipos de treinamentos mais utilizados para garantir assertividade ao processo escolhido.

 

1)   Treinamento de integração

Se a sua empresa tem um onboarding — o que é altamente recomendável —, convém trabalhar o treinamento de integração de novos funcionários. Com isso, cria-se um vínculo mais rápido entre as pessoas recém-contratadas e as suas novas atividades, além de ter a oportunidade de aproximação com o colaborador. Neste modelo, o setor de RH consegue transmitir as informações com eficiência e clareza:

  • Missão, visão e valores da organização;
  • A cultura organizacional;
  • Tudo o que o funcionário precisa saber sobre suas responsabilidades e expectativas na empresa;
  • Eventuais problemas que podem ocorrer, minimizando-os antes mesmo que ocorram.

 

2)   Treinamento Comportamental

Tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento de atitudes e comportamentos dos colaboradores, esse treinamento ajuda a promover o engajamento e a motivação no trabalho.

O que se reflete em mais produtividade, senso de pertencimento e outros pontos positivos no dia a dia da empresa.

  • Treinamento Técnico

Digamos que a sua empresa tenha um novo software de gestão e que poucos saibam a respeito dos seus benefícios e aplicações. Com isso, o treinamento técnico se destaca por garantir que todos fiquem cientes ao mesmo tempo, de todo o processo.

Dessa maneira, fica fácil identificar dúvidas e dificuldades em assimilar as novas atividades. O que se traduz em uma produtividade mais eficiente.

Os treinamentos são essenciais para promover posturas proativas, onde o colaborador possa desenvolver habilidades de resoluções de problemas e assumir os novos desafios.

  • Treinamento Motivacional

O treinamento motivacional é um elemento a ser trabalhado, pois gera equipes mais motivadas, preparadas e competitivas para momentos desafiadores, melhora o engajamento com a empresa e a empatia entre os membros da equipe.

Quando o problema está no engajamento das equipes, o seu RH pode focar em oferecer:

Entre outras soluções que possam melhorar esse aspecto psicológico dentro da empresa. No entanto, atenção, é fundamental compreender quais são as causas para a desmotivação. Do contrário, elas podem voltar no dia a dia e impactar o bem-estar no trabalho.

Os processos de aprendizagem mudaram bastante, sendo uma das tendências é apostar na gamificação, que gera engajamento do colaborador com o treinamento imersivo de clima competitivo ou cooperativo, que pode dar muitos resultados e mínimas taxas de absenteísmo dos treinamentos.

Agora que você já conhece a importância dos treinamentos, saiba que o software Join RH foi desenvolvido para trazer praticidade no seu dia a dia e otimizar os processos de gestão de treinamento.

Com o software Join RH, as possibilidades de otimização são reais, as funcionalidades proporcionam uma administração completa dos treinamentos da sua empresa, de forma ágil e eficiente, trazendo economia de tempo, além de obter muitos indicadores visualizados de diferentes formas.

O Join RH facilita o processo de gestão dos treinamentos:

  • Plano de treinamento corporativo
  • Levantamento de necessidades de treinamento (LNT)
  • Avaliação de satisfação e eficácia online
  • Avaliação de aprendizagem online
  • Gestão da aderência aos treinamentos obrigatórios
  • Controle de reciclagem de treinamento
  • Solicitação de confirmação de presença por e-mail
  • Inscrição em turmas de treinamento abertas
  • Marcação de presença por aplicativo celular
  • Diversos indicadores de treinamento
  • Certificado de curso personalizado
  • Controle da universidade corporativa
  • Matriz de treinamento
  • Apoio nas auditorias da qualidade (ISO 9001, IATF 16949 e ANVISA)
Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados