Como inovar na gestão de treinamentos?

O grande desafio do gestor de RH é tornar os treinamentos mais inovadores para que possam aumentar o engajamento dos funcionários e guiá-los para obter melhores resultados.

Oferecer um ambiente de trabalho que facilite o desenvolvimento profissional, o aprendizado e o compartilhamento de conhecimento entre as equipes ajuda a tornar a gestão do conhecimento mais motivadora para o colaborador.

Percebemos ao longo dos anos que ter uma área de T&D inovadora pode potencializar as habilidades dos colaboradores, além de agregar valor à empresa que aplica todos os conhecimentos adquiridos na rotina da organização.

Pensando nisso, é importante ter em mente que os treinamentos precisam motivar os colaboradores e não apenas ser uma data na agenda como um compromisso. Para gerar experiências positivas e abrir espaço para estratégias que torne o aprendizado em treinamentos mais leves e produtivos, elaboramos este conteúdo com dicas e estratégias que podem tornar a gestão de treinamentos mais inovadora.

 

1 – O colaborador no centro do aprendizado

Para a educação corporativa, o cenário exige ainda mais inovação e adaptação.
Há uma verdadeira corrida contra o tempo quando o assunto é desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. De acordo com pesquisas do Fórum Econômico Mundial, 42% das principais habilidades exigidas pelos empregos de hoje vão mudar até 2022.

As empresas precisam se adaptar rapidamente, inovar em treinamentos e ter o colaborador no centro do aprendizado pode ser a garantia de continuidade dos negócios.

Diante disso, as empresas precisam focar no desenvolvimento assertivo de habilidades profissionais, facilitar o aprendizado dos colaboradores com metodologias estratégicas e personalização do conteúdo, além de oferecer condições para que o desenvolvimento se torne essencial para a cultura da empresa, onde cada colaborador entenda a importância, se engaje e faça dos treinamentos parte da rotina.

É crucial para obter bons resultados na empresa que o colaborador esteja no centro da jornada de aprendizado, sendo incentivado no seu desenvolvimento pessoal e profissional de forma constante.

 

2 – Estratégia de personalização de treinamentos

O treinamento corporativo deve ser personalizado, ou seja, de acordo com as necessidades da empresa e dos colaboradores. Ter todos os detalhes nas mãos é essencial para tornar os treinamentos mais inovadores.

Sendo assim, a dica é utilizar de situações reais, adaptando as linguagens e fazendo com que o colaborador sinta que o treinamento foi de fato pensando para ele. Tornando o treinamento mais personalizado, pode-se trazer um impacto positivo e fazer toda a diferença dos resultados.

3 – Gamificação

Utilizar de metodologias é um grande diferencial para um treinamento corporativo e a gamificação é uma boa estratégia para aumentar o aprendizado dos colaboradores, que podem se engajar de forma leve e intuitiva.

Gamificação nas empresas é basicamente a ação de promover jogos lúdicos aos colaboradores. No entanto, não é qualquer tipo de jogo, o ambiente interativo deve ser criado de forma a oferecer alguns aspectos similares com as atividades desempenhadas durante o exercício profissional. Os jogos podem ser desenvolvidos de formas personalizadas para que seja mais próximo da realidade da empresa. Podem ser utilizados sistemas de pontuações, desafios, rankings, competições e trilhas. A metodologia fica ainda mais produtiva com a união da teoria com a prática.

3 – E-learning

O termo E-learning, corresponde a uma abreviação de electronic learning – ou aprendizado eletrônico, que é uma forma de educação à distância que emprega recursos tecnológicos, lúdicos, interativos e audiovisuais para promover o aprendizado dos colaboradores e as equipes.

Muitas empresas vêm optando pelo e-learning por facilitar a aprendizagem no meio corporativo, pois integra instrutor e alunos sem envolver o encontro presencial dos colaboradores, proporcionando uma redução de custos. Este método também acelera o processo de aprendizado dos participantes, pois os conteúdos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.

É um modelo 100% digital que economiza tempo, dinheiro e traz maior autonomia aos colaboradores, otimizando o processo de aprendizagem e reunindo os conteúdos em um só lugar.

Sendo assim, podemos concluir que as mudanças nas metodologias utilizadas nos treinamentos são um grande desafio de inovação. Inovar é uma mudança de mindset. Em Recursos humanos as tecnologias podem ser usadas para solucionar problemas operacionais, tornando os processos mais rápidos, otimizados e reduzindo custos. Além de utilizar as metodologias para inovar em treinamentos corporativos, utilizar um software de Gestão de Pessoas que facilite o controle de treinamento é uma inovação que pode gerar ótimos resultados.

Com o software Join RH, as possibilidades de otimização são reais, as funcionalidades proporcionam uma administração completa dos treinamentos da sua empresa, de forma ágil e eficiente, trazendo economia de tempo, além de obter muitos indicadores visualizados de diferentes formas.

O Join RH facilita o processo de gestão dos treinamentos:

  • Plano de treinamento corporativo
  • Levantamento de necessidades de treinamento (LNT)
  • Avaliação de satisfação e eficácia online
  • Avaliação de aprendizagem online
  • Gestão da aderência aos treinamentos obrigatórios
  • Controle de reciclagem de treinamento
  • Solicitação de confirmação de presença por e-mail
  • Inscrição em turmas de treinamento abertas
  • Marcação de presença por aplicativo celular
  • Diversos indicadores de treinamento
  • Certificado de curso personalizado
  • Controle da universidade corporativa
  • Matriz de treinamento
  • Apoio nas auditorias da qualidade (ISO 9001, IATF 16949 e ANVISA)

 

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados