4 Passos para uma avaliação de desempenho mais eficaz

Um dos grandes desafios dentro das organizações é realizar a gestão do desempenho dos colaboradores e obter o engajamento efetivo de todos os envolvidos no processo, pois é comum que as avaliações sejam realizadas sem nenhum acompanhamento da evolução, com isso, a visão das oportunidades se perdem, bem como os talentos existentes na empresa.

Realizar avaliações de desempenho é uma estratégia que possibilita uma rica coleta de dados sobre cada colaborador, com informações consistentes sobre o desenvolvimento dos liderados, indicando pontos fortes e fracos, abrindo uma oportunidade ao líder que deseja acompanhar a sua equipe de perto, motivando e treinando.  A avaliação de desempenho concluída de forma eficaz poderá contribuir positivamente para o trabalho dos gestores e do RH, proporcionando engajamento, motivação, satisfação, e consequentemente melhorando o clima organizacional.

Pensando nisso, elencamos 4 passos para melhorar a sua avaliação de desempenho e torná-la mais eficaz para a sua empresa.

 

1 – ORIENTE OS LÍDERES A TEREM FOCO NA MELHORIA CONTÍNUA
Líderes focados na melhoria contínua, com estabelecimento de metas claras e mensuráveis, que analisam de perto o desempenho dos colaboradores, têm a oportunidade de elevar as habilidades das equipes.

Uma vez criado o plano de desenvolvimento individual, a área de Recursos Humanos tem o papel de apoiar e incentivar os líderes disponibilizando as ferramentas necessárias para execução do processo, promover treinamentos e orientá-los sobre como promover um acompanhamento do desempenho.

 

2 – FAÇA O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DA GESTÃO DE DESEMPENHO
Para melhorar a gestão de desempenho, bem como obter uma avaliação de desempenho mais relevante, é fundamental ter um acompanhamento contínuo que possibilitará obter informações atualizadas e mensuradas sobre a performance e a produtividade de cada colaborador, tornando a gestão muito mais efetiva e promovendo a valorização de talentos tendo em vista os melhores resultados da empresa.

 

3 – CONSOLIDE A APLICAÇÃO DO FEEDBACK
É impossível falar de gestão de pessoas, sem mencionar os feedbacks. Os líderes já entenderam que o feedback é uma ferramenta essencial para que a gestão funcione, pois, permite ter mais conhecimento sobre todos os membros da sua equipe. Neste quesito, a aplicação do feedback em modelo 360º é possível definir as competências a serem avaliadas e, posteriormente, o colaborador decide quem irá avaliá-lo. Sendo assim, é importante que os avaliadores sejam pessoas que trabalham próximas aos avaliados.

Assim, primeiramente o colaborador faz uma autoavaliação, destacando os pontos fortes e fracos diante das competências anteriormente estabelecidas. Após essa autoavaliação, o gestor imediato avalia aquele colaborador também diante às competências e, por fim, os avaliadores indicados recebem a solicitação para avaliação. Desse modo, há maior engajamento de toda a equipe.

Ademais, a tecnologia aparece como aliada ao oferecer ferramentas para acompanhamento de processos de todas as áreas e mapeamento de perfis para readequação à necessidade atual.

 

4 – CRIE UM MAPA DE COMPETÊNCIAS
Implementar e criar um mapa de competências também é extremamente importante para melhorar a avaliação de desempenho e torná-la mais relevante, pois neste mapa é possível listar as competências necessárias para cada função, mapeando o nível dos colaboradores e equipes.

O acompanhamento do desenvolvimento do colaborador e atualização de informações neste mapa determina o desenho da melhoria de cada indivíduo versus a equipe e fica mais visível as possíveis promoções ou demissões.

Além disso, ter uma boa gestão de desempenho incita a constante busca por inovação, retém talentos por diminuir o turnover e, consequentemente, deixa os colaboradores cada vez mais satisfeitos.

Agora que você já sabe como tornar a Avaliação de Desempenho mais relevante para a sua empresa, está pronto para aplicá-la?

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