Como aumentar a performance da gestão de T&D

A gestão e qualificação dos colaboradores trazem inúmeros benefícios a médio e longo prazo, uma vez que os colaboradores estejam em constante atualização, as empresas podem ganhar em competitividade e diferencial, pois os líderes e as equipes estarão cada dia mais prontos para buscar por tendências de mercado e oportunidades.

É importante que as etapas de treinamento e desenvolvimento estejam bem elaboradas, com um planejamento com todos os cursos e temas que resolvam as necessidades encontradas no LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento).  Para isso, buscar ferramentas disponíveis no mercado para apoiar a gestão deste desenvolvimento das pessoas é imprescindível.

Pensando nisso, neste artigo iremos abordar três vantagens do sistema Join RH que apoiam a gestão de treinamento e desenvolvimento. Confira!

 

1 – Indicadores de Treinamento

Todo profissional de recursos humanos sabe da importância de investir em capacitação, mas o grande desafio é saber se esse investimento tem dado certo ou não. Para isso, existem os indicadores de T&D (treinamento e desenvolvimento).

Esses indicadores são importantes ferramentas utilizadas para medir a eficácia dos cursos e o respectivo desempenho dos colaboradores. Assim, é possível propor ações efetivas na área e que contribuam para o crescimento da empresa. A seguir, vamos abordar alguns exemplos de indicadores disponíveis no Join RH.

 

– Valor do investimento por departamento e filial
O valor do investimento por departamento e filial, ou também por centro de custo e outras categorias, é a soma de todos os custos individuais referentes aos treinamentos em um período.

 

– Absenteísmo em treinamento
Este indicador informa o quanto a empresa perde em investimento com as pessoas inscritas e confirmadas no treinamento, mas que não compareceram ou não concluíram o treinamento.

 

– Resultado da avaliação de reação
O objetivo desse indicador é mensurar a avaliação do colaborador em relação a qualidade do conteúdo, metodologia, exercícios, local, recursos, entre outros aspetos.

As respostas apuradas na avaliação de reação podem auxiliar na tomada de decisão para o planejamento dos próximos cursos, como a divisão do conteúdo, a linguagem a ser adotada e a escolha da entidade ou instrutor que ministrarão o curso.

 

– Resultado da avaliação de eficácia
O resultado da avaliação de eficácia tem como objetivo revelar o efeito do treinamento no trabalho do participante referindo-se a produtividade e a ampliação das competências técnicas e comportamentais. Esta avaliação normalmente é realizada pelo superior imediato do participante e pode, muitas vezes, envolver o próprio participante para um feedback.

 

– Tempo médio de treinamento por pessoa
Esse indicador mostra quantas horas de treinamentos são realizadas em média por colaborador um determinado período. Para o cálculo, considera-se a soma do número de horas de treinamento dividido pelo número de colaboradores na empesa. Este indicador também é conhecido como “Horas homem” ou “Horas homem per capita”. As empresas utilizam este indicador para fazer benchmarking e geralmente é estabelecida uma meta para a equipe de RH baseado neste indicador.

 

– Multiplicadores internos
Este indicador tem como objetivo mensurar as horas de treinamentos investidas pelos próprios colaboradores para multiplicarem o seu conhecimento para os outros colegas.

Este é um indicador interessante para as empresas, pois compartilhar o conhecimento dentro da organização é extremamente positivo, pois reduz o investimento em treinamentos externos, uma vez que otimiza os recursos, estimula a multidisciplinaridade e descentraliza o conhecimento.

 

– Aderência aos treinamentos obrigatórios
O indicador de aderência mede o quanto a empresa está aderente aos treinamentos obrigatórios exigidos pelos cargos. É fundamental o acompanhamento deste indicador para não receber uma não conformidade desnecessária em uma auditoria da qualidade.

Para mensurar este indicador é necessário calcular quantos são os treinamentos obrigatórios de todos os colaboradores e verificar quais estão concluídos.

 

Controle todos os seus indicadores de treinamento e desenvolvimento, de forma analítica e gráfica, com agrupamentos, filtros e periodicidade. É possível gerenciar todos os indicadores da sua universidade corporativa. Obtenha a quantidade de participações, participantes, horas treinamento, horas homem, custo, entre muitos outros, sempre comparando o planejado com o realizado.

Ter indicadores em mãos, de forma simples e prática, eleva a performance da gestão de T&D.

 

2 – Matriz de treinamento

matriz de treinamentos é basicamente o ponto de encontro de várias necessidades latentes da empresa, através de informações e dados de muitas frentes de atuação dentro dela. É como se ter um mapa sobre treinamentos da equipe a um clique. A matriz de treinamento possibilita uma visão instantânea do status da capacitação da equipe permitindo que o gestor de RH possa checar os recursos aptos e descobrir onde há a necessidade de programar um treinamento.

Este quadro personalizado é de fácil gestão visual, simples e prático para agilizar o gerenciamento das necessidades de treinamento. A utilização da matriz de treinamento pode potencializar o aproveitamento do recurso facilitando o acompanhamento dos gestores sobre o andamento do plano anual de treinamento.

Essa ferramenta, que é essencial para a área de recursos humanos, também pode ser uma ferramenta estratégica para outros setores, como a área de produção, controladoria e qualidade, por exemplo.

 

3 – Auditorias de qualidade

O sistema Join RH é adequado aos requisitos de auditoria da qualidade de ISO 9001, IATF 16949 e ANVISA, entre outras certificações de fornecedores.

As certificações de qualidade representam uma forma de assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.

 

Resumidamente o sistema Join RH apoia a gestão de T&D, pois ajuda a identificar as capacitações necessárias aos colaboradores, permite uma administração completa do plano de treinamentos, plano de desenvolvimento individual, facilita a visualização dos indicadores de diferentes formas, além de ajudar toda a liderança da empresa.

Faça com tudo isso e muito mais com Join RH:

  • Plano de treinamento corporativo
  • Levantamento de necessidades de treinamento (LNT)
  • Avaliação de satisfação e eficácia online
  • Avaliações de aprendizagem online
  • Gestão da aderência aos treinamentos obrigatórios
  • Controle de reciclagem de treinamento
  • Solicitação de confirmação de presença por e-mail
  • Solicitação de aprovação de treinamentos externos
  • Inscrição em turmas de treinamento abertas
  • Diversos indicadores de treinamento
  • Marcação de presença em treinamento por aplicativo
  • Certificado de curso personalizado
  • Controle da universidade corporativa
  • Matriz de treinamento

Apoio em auditorias da qualidade (ISO 9001, IATF 16949 e ANVISA)

Quer saber mais sobre o Join RH?

Clique aqui, agende já uma apresentação sem compromisso e conheça todas as funcionalidades

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados