6 bons motivos para investir em um sistema de RH

Contar com um sistema de RH para administrar os diversos desafios da área pode ser a saída para se manter atualizado com as melhores práticas de mercado e manter sua empresa competitiva.

A área de recursos humanos é uma componente chave para qualquer organização. Ela supervisiona as funções que abrangem contratação, remuneração, administração de benefícios, avaliação do desempenho, planejamento de sucessão, entre muitas outras.

Tudo isso pode se tornar extremamente difícil para o RH lidar, ainda mais quando serve uma equipe que está sempre crescendo e com novas práticas de RH surgindo no mercado.

Sendo assim, investir em um sistema de RH é a solução ideal para administrar esses fatores e se manter atualizado com as melhores práticas de mercado, porém muitos profissionais ainda ficam em dúvida se o investimento vale a pena.

A seguir são apresentados seis bons motivos para dar esse importante passo rumo ao crescimento de sua empresa.

 

Motivo n.º 1 – Viabilizar um processo de avaliações e feedback a baixo custo

A função principal do RH, em muitas empresas, é a de criar uma cultura e ambiente para motivar e reter talentos de alto desempenho, bem como lidar com indivíduos que não estão mais atingindo o resultado esperado, de preferência através de abordagens positivas, tais como coaching ou programas de melhoria de desempenho.

Com o uso de um sistema RH, a área de recursos humanos consegue entregar as avaliações sem problemas aos funcionários e realizar um feedback 360 graus. Com todas as informações pertinentes ao desempenho dos colaboradores acessíveis em um só lugar é possível que os gestores tenham uma visão completa de todo histórico de desempenho do colaborador e com análises mais detalhadas o RH consegue traçar ações corporativas.

 

Como dar um excelente Feedback

 

Motivo n.º 2 – Garantir o alinhamento das metas aos objetivos estratégicos

Só estabelecer as metas no início do período de avaliação não é o suficiente. É preciso acompanhar, medir e traçar ações para os desvios fora dos limites previstos.

Com um sistema para gestão de metas, os colaboradores podem validar e aprovar seu “contrato” de metas, ou mesmo sugerir modificações, sempre direcionados a estabelecer uma meta SMART. Desta forma os colaboradores conhecem e entendem mais claramente o que a empresa está esperando deles e os objetivos que pretendem alcançar com seus esforços.

 

Motivo n.º 3 – Melhorar a colaboração dentro da organização

Aos colaboradores pode ser dado um acesso ao sistema de RH, onde é possível consultar suas metas acordadas, sua descrição de cargo, suas avaliações e feedbacks, bem como atualizar informações sobre seu currículo, suas competências, cursos, idiomas e outras informações que possam ser relevantes para a empresa.

O RH e os colaboradores podem dizer adeus às planilhas manuais e documentos para atualização de dados, pois além de melhorar a colaboração interna, um sistema de RH colabora para a redução de erros por meio da automação e centralização destes controles.

 

Motivo n.º 4 – Obter análises em tempo real para tomada de decisão

Gestores ganham a capacidade de autoatendimento e, assim como o RH, podem consultar rapidamente informações para identificar e analisar as tendências em toda a organização, embasadas na realidade e não em pressuposições, por exemplo, treinamento e oportunidades de desenvolvimento ou se os requisitos de contratação estão sendo atendidos. Muitas vezes, tudo que se precisa pode ser visualizado em um único painel de uma única tela.

 

Motivo n.º 5 – Identificar talentos

O planejamento sucessório é uma atividade do RH que não pode ser tomada como garantida. Os líderes de uma empresa são quem tem o papel de impulsionar a organização para frente, sendo assim escolher as pessoas certas para o trabalho é o primeiro passo importante.

Um sistema de RH torna mais fácil identificar os gaps dos colaboradores frente a uma trajetória de carreira estabelecida com um propósito específico e reconhecer os colaboradores que demonstram consistentemente capacidades de liderança, seja por suas avaliações ou feedback de seus gestores e colegas.

 

Motivo n.º 6 – Melhorar a eficiência dos processos de RH

Transformar a equipe de RH em Business Partner é o sonho de todo gestor de RH, mas se a equipe de RH gasta boa parte de seu tempo com tarefas repetitivas para administrar os processos de RH isto não será possível. Um sistema de RH permite a fácil e rápida localização de informações que antes precisavam ser procuradas nos prontuários ou armários, além de descentralizar atividades com formulários e fluxos de aprovação, dando maior transparência das políticas de recursos humanos.

 

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados