Orientações para uma boa descrição de cargo

Você sabe como elaborar uma boa descrição de cargo? Quais titulações e verbos aplicar para criar uma descrição clara e concisa? Então confira tudo neste artigo de Ricardo Vignotto!

Em outros dois artigos desta série sobre descrição de cargo eu já expliquei como elaborar uma ótima descrição de cargo e também apresentei alguns dos métodos mais comuns para elaboração desta descrição, então não repetirei aqui estas informações. Se você ainda não leu estes artigos, acesse aqui o link para “Como elaborar uma ótima descrição de cargo” e “Métodos para elaboração de uma descrição de cargo”.

Neste artigo darei orientações importantes para você se atentar durante o seu trabalho de descrição de cargo. Abordarei algumas recomendações para titulação dos cargos e darei alguns exemplos de verbos para você utilizar em suas frases.

Só recapitulando: uma descrição de cargo é a formalização das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização. Lembre, ela deve ser clara e concisa!

Dicas importantes para descrever um cargo

  1. Descreva o cargo e não a pessoa que ocupa o cargo, mesmo quando algumas posições são formatadas pelo próprio ocupante do cargo, sendo que neste caso deve-se identificar e transformar as atividades pessoais em atividades do cargo.
  2. Comece as descrições de cargo pelos cargos de gerência, pois quando o profissional de RH tem um conhecimento global de cada área, a descrição dos demais cargos torna-se mais fácil.
  3. O conteúdo da descrição de cargo deve ser livre de detalhes pouco explicativos e de banalidades que não contribuam para a sua melhor interpretação, mas suficientemente detalhado para que possa ser compreendido, livre de dúvidas sobre possíveis omissões e textos excessivamente resumidos.
  4. Termos técnicos devem ser definidos ou, quando possível, evitados, a fim de tornar mais clara uma descrição de cargo. A boa descrição é aquela que um leigo consegue compreender sem dificuldade.
  5. A descrição de cargo deve ser definida de acordo com a realidade na empresa. Ao descrever um cargo relata-se a realidade e não se faz julgamento do que é certo ou errado, obviamente, este é um documento que tornará mais fácil detectar rupturas na hierarquia.

Recomendações para o título da descrição de cargo

Como dar nome as coisas já é uma tarefa bem difícil. Então aqui vão algumas recomendações para você seguir ao criar o título em sua descrição de cargo:

  • Use títulos universais, ou seja, aqueles mais comumente usados no mercado de trabalho.
  • Dê títulos facilmente identificáveis pela sua simples leitura.
  • Evite denominações pouco descritivas, tais como, Assistentes, Assessores e outros.
  • Adote títulos curtos e objetivos que melhor descrevam a função executada.
  • Evite títulos de cargos diferentes com nomes de significado muito parecido.
  • Cuidado com as ocupações oficialmente reconhecidas.
  • Assegure-se de que o cargo exige a escolaridade correspondente, por exemplo: Enfermeiro, Técnico em Administração, Nutricionista, etc.
  • Crie classificações, famílias de cargo, quando os requisitos de um grupo de cargos variar, por exemplo: I, II e III; A, B e C; Meio Oficial, Oficial e Especializado; Júnior, Pleno e Sênior. Quando utilizados letras ou números, a letra A ou o número romano I deve corresponder ao menor cargo da família.
  • Use o termo “Ajudante” quando o colaborador ajuda a uma pessoa, por exemplo: Ajudante de Mecânico e Ajudante de Eletricista.
  • Use o termo “Auxiliar” quando um empregado auxilia numa tarefa.

Evite exageros com denominações pomposas em descrição de cargo

Não chame um Arquivista de Especialista em Arquivos!

A seguir estão alguns exemplos, um pouco exagerados e engraçados, de denominações em descrição de cargo:

  • Auxiliar de Engenharia Civil (peão de obra)
  • Degustador de Produtos Etílicos (bêbado)
  • Distribuidor de Produtos Alternativos (camelô)
  • Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
  • Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
  • Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
  • Especialista em Marketing Impresso (boy do xerox)
  • Oficial de Movimentação Interna (porteiro)
  • Oficial de Movimentação Noturna (vigia)
  • Saneador de Vias Públicas (gari)
  • Supervisor Geral de Bem- Estar, Higiene e Saúde (faxineiro)

Verbos para as atividades da descrição de cargo

É importante você utilizar o verbo correto durante a descrição de cargo, por isso aqui estão alguns exemplos e indicação de onde eles devem ser utilizados em suas frases.

Para verbos que indicam realização de atividade, procure utilizar no início da frase verbos como estes: ajustar, analisar, apoiar, apresentar, aprimorar, aprovar, avaliar, conduzir, consultar, controlar, desenvolver, elaborar, examinar, executar, informar, organizar, orientar, participar, pesquisar, planejar, preparar, rever, selecionar, supervisionar, treinar, verificar.

Quando você precisa indicar resultados a atingir, utilize no meio da frase, depois de palavras como “visando a”, “afim de”, “para” ou “com o objetivo de“, os seguintes verbos: alcançar, atingir, aumentar, contribuir, cumprir, estabelecer, estimular, facilitar, implementar, manter, maximizar, minimizar, obter, otimizar, preservar, promover, proteger, reduzir.

Os verbos referentes a operações são: abrir, acionar, ajustar, aplicar, apoiar, armazenar, carregar, confeccionar, construir, cortar, desmontar, dirigir, empacotar, entregar, estocar, limpar, lixar, manejar, manipular, medir, operar, pintar, preparar, regular, reparar, retirar, separar, transportar, utilizar, zelar.

É comum utilizar os seguintes verbos referentes a informações: analisar, conferir, constatar, examinar, observar, verificar.

Quando é preciso de verbos referente a supervisão se utiliza: acompanhar, aprovar, controlar, coordenar, definir, determinar, estabelecer, orientar, planejar, programar, propor, revisar, supervisionar.

Para indicar comunicação são usados verbos tais como: atender, comunicar, consultar, divulgar, encaminhar, explicar, fornecer, informar, notificar, prestar, providenciar, ratificar, receber, recepcionar, relatar, solicitar, telefonar.

E por fim, para os verbos referentes a projetos e documentações utiliza-se: anotar, arquivar, catalogar, classificar, coletar, controlar, copiar, emitir, interpretar, lançar, preparar, realizar, redigir, registrar, retificar, selecionar, transcrever.

Como um sistema de RH pode ajuda-lo com este processo?

Um sistema de RH especializado em gestão de pessoas ajudará você a conduzir melhor seu processo de descrição de cargo. Além de manter todos seus documentos padronizados, ele também fornecerá modelos elegantes de visualização e uma forma prática de distribuir estes documentos com segurança através de um portal.

Um software especializado incorporará um processo de workflow para a criação e revisão da descrição de cargo com um formulário online e o controle do acesso as descrições será determinado pelo RH podendo-se chegar até ao detalhamento cargo a cargo.

Normalmente estes sistemas permitem a você criar quantos modelos de descrição de cargo forem necessários e contam com uma enorme facilidade para descrição de cargos, revisão e pesquisa das informações contidas em uma descrição de cargo.

Dê adeus ao Word e Excel e ganhe produtividade, padronização e organização em seu processo de descrição de cargo!

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

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