Reconhecendo a ação de um colega: Projeto “Cartão Obrigado”

A Plastipak, uma empresa com espírito de inovação e excelência, idealizou um projeto que permitisse o engajamento do trabalho em equipe e que proporcionasse um ambiente de colaboração contínua. Esse projeto, denominado “Cartão Obrigado”, teve como objetivo incentivar os seus colaboradores a expressar o seu agradecimento e reconhecer a ação de um colega. No final de cada ano, são premiados os colaboradores que mais enviam e mais recebem “Cartões Obrigado”.

A empresa iniciou o projeto de forma manual, onde cada colaborador ganhava no início do ano 12 cartões em papel, podendo ser enviado um a cada mês para o seu colega de trabalho. Para que o RH pudesse contabilizar quem recebia e quem enviava, os colaboradores precisavam informá-los por e-mail. Esse controle gerava muito esforço e tempo para uma gestão efetiva do programa. Todo o trabalho era controlado por planilha em Excel.

Para automatizar esse processo, Rodrigo Vigato, especialista em Recursos Humanos da Plastipak e responsável por esse projeto, contou com o apoio da Linked RH, que já oferecia a funcionalidade de feedback. Contando com a alta flexibilidade do sistema, entendeu-se que esse recurso também poderia ser expandido para o programa “Cartão Obrigado”. O principal atrativo foi possibilitar incluir os agradecimentos pelo celular.

A Linked RH, ofereceu dois relatórios e um gráfico para acompanhamento, os quais permitiram realizar pesquisas por colaborador, data, superior imediato e centro de custo, permitindo visualizar qual foi o agradecimento, e sempre tendo em mãos um gráfico para visualizar quantos cartões foram enviados e recebidos mensalmente.

Com o sistema Join RH, foi possível controlar a privacidade das informações e permitir que todos os colaboradores pudessem enviar cartões para qualquer pessoa da empresa. A gestão do programa se tornou automatizada e reduziu significativamente o tempo que o RH despendia nesse controle.

Rodrigo destaca que os principais resultados obtidos com esse projeto foram:

  • Automatização do projeto e um aumento de 42% no envio de “Cartões Obrigado” por parte dos colaboradores. “As pessoas estão cada vez mais utilizando a tecnologia para se relacionarem, o “Cartão Obrigado” é uma forma de comunicar ao outro o quanto reconhece uma ação/ajuda recebida, então a versão virtual se tornou mais atrativa e o número de cartões aumentou consideravelmente”, destaca Rodrigo.
  • O programa contou com o apoio da alta administração e partiu de uma solicitação do Diretor Geral da Plastipak. Para uma cultura de reconhecimento na empresa, a liderança precisa ser seu modelo vivo e isso foi fundamental para o sucesso do “Cartão Obrigado”.
  • Facilidade do processo, uma vez que os colaboradores não precisariam mais escrever no papel, digitalizar, enviar por e-mail para o RH e ir até a pessoa entregar. Uma ferramenta amigável como o Join RH ajudou muito neste ponto.

“Em época de pandemia, traz uma segurança de não ter o contato com o papel e além de tudo, contribuímos com o meio ambiente, focando em um dos nossos valores que é a sustentabilidade”, finaliza Rodrigo.

Sobre a Linked RH
A Linked RH é uma empresa de software e serviços totalmente direcionada à gestão de pessoas. Atua atendendo empresas dos mais diversos segmentos em nível nacional. Os mais de 23 anos de experiência especializada em gestão de pessoas mostram como metodologia, conhecimento e informação foram transformados em um software de alto nível de tecnologia e inovação, sem perder a simplicidade, interatividade e facilidade de uso. Conheça o Join RH em www.joinrh.com.br

Sobre a Plastipak
A Plastipak é líder global nos setores de embalagens rígidas de plástico e reciclagem. Tendo a inovação como uma orientação principal, a empresa opera em mais de 60 sedes espalhadas por todo o globo. Conheça a Plastipak em: https://www.plastipak.com/pt/

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados