Mulher sorridente em destaque após ser notado pelo seu chefe e duas pessoas conversando ao fundo

Muitas vezes você se vê em uma situação em que identifica que tem um grande potencial, traz ideias novas e tem grande ambição, mas não consegue obter as oportunidades que deseja e o seu gestor imediato não te ajuda no processo. Pensa-se, então, como ser notado pela liderança sênior sem passar por cima do gestor imediato? A fim de investigar essa questão, a Harvard Business Review entrou em contato com Dave MacKeen, CEO do Eliassen Group, um fornecedor de consultoria estratégica e soluções de talentos, diretor administrativo da Benco Dental e o maior distribuidor dental de propriedade privada nos EUA. Como resultado dessa conversa, foram identificados passos para atingir esse objetivo.

 

Os 10 passos para ser notado pelo chefe do seu chefe

 

1. Demonstre seu compromisso com o seu crescimento e com a empresa

Uma maneira de mostrar o seu comprometimento é investir o tempo livre em habilidades de aprendizado que contribuirão para o crescimento da empresa. A inovação é algo sempre valorizado e através de cursos que visem otimizar processos ou até mesmo a leitura sobre temas cotidianamente discutidos dentro do setor podem proporcionar maior destaque ao funcionário. Além disso, dizer ao seu chefe que você está pronto e deseja assumir projetos especiais, colocarão à prova o seu potencial e te darão uma oportunidade maior de crescimento.

 

2. Concentre-se no sucesso da equipe e não apenas no seu

Embora a voz da ambição esteja dizendo para você se concentrar no seu próprio sucesso, a liderança sênior percebe aqueles que trabalham em colaboração e apoiam os outros. Eles reconhecem que a maior oportunidade de sucesso se dá em uma equipe que trabalha bem em conjunto.

 

3. Conheça seus números/resultados e aproprie-se do seu trabalho

Qualquer que seja o tamanho da sua empresa, você deve conhecê-la de dentro para fora e estar pronto para discutir as métricas de desempenho e análises de negócios mais importantes. Quando você conseguir provar o valor de suas contribuições poderá provar o seu valor como funcionário e membro da equipe. Pense nisso como uma oportunidade de mostrar aos líderes seniores porque eles deveriam prestar atenção em você. Lembre-se, porém, isso também significa assumir total responsabilidade por suas falhas. Não tente dar desculpas para os fatos e ao assumir os seus processos, mostra-se um nível de autoconsciência inerente a uma grande liderança.

 

4. Faça o que você se propõe a fazer e faça bem

Depois de se comprometer com algo, dedique-se a fazê-lo bem. Quando surgem oportunidades, os executivos estão procurando alguém com um bom histórico de realização do trabalho e obtenção de resultados positivos. Isso significa que seu nome precisa estar associado a um bom trabalho.

 

5. Treine o seu pensamento estratégico

Ser um pensador estratégico é essencial para avançar para papéis com mais responsabilidade. Os melhores líderes sabem como equilibrar a estratégia com as operações do dia-a-dia. Deve-se ser capaz de olhar além das listas de tarefas e pensar estrategicamente sobre quais oportunidades ajudarão a organização a alcançar seus objetivos maiores. “Se você deseja se aperfeiçoar no pensamento estratégico”, diz Chuck, “precisa praticar. É um músculo que precisa ser exercitado. Quanto mais você trabalha nisso, melhor fica”.

 

6. Desafie processos antigos e encontre novas soluções

Você vê uma abordagem diferente para um problema que sua empresa está enfrentando? Talvez uma maneira criativa de enfrentar um novo desafio? Se sua organização tem visão de futuro, todas as ideias devem ser bem-vindas, principalmente se você as apresentar com humildade e apreço pelos esforços anteriores. Na próxima vez que você tiver uma solução inovadora para um problema difícil, compartilhe-o abertamente para mostrar que você é capaz de contribuir.

 

7. Sempre busque desenvolver a sua comunicação

Você não precisa ser a pessoa mais inteligente da sala, mas precisa ser atencioso durante suas interações com outras pessoas. Esteja você fazendo uma apresentação, trabalhando em um projeto de grupo ou tendo uma conversa difícil com seu chefe, é importante conhecer seu público e preparar como você se comunicará com eles com antecedência. Cada pessoa e situação pedirá algo diferente de você, portanto, seja adaptável. Você pode projetar mais confiança durante uma apresentação, por exemplo, seja mais humilde ao trabalhar com colegas. Você pode querer abordar seu chefe com curiosidade em alguns cenários, mas em outros, abordá-los com dados para apoiar seu argumento.

 

8. Crie relacionamentos com as pessoas em toda a empresa

Procure oportunidades para se conectar e colaborar com outros colaboradores da sua organização. Ao criar conexões, você expande sua rede de aliados e aumenta sua visibilidade e influência. Quando você trabalha de forma colaborativa e multifuncional, seu nome continua aparecendo pelos motivos certos.

 

9. Viva os valores e o objetivo da organização

Os valores falam do que uma organização busca não apenas em sua equipe, mas também em seus líderes. Um líder forte conhece os valores, vive-os e incentiva a manutenção dos valores nos outros. A melhor maneira de mostrar seu compromisso com os objetivos e valores da sua empresa é falar sobre eles. Nas reuniões, elogie os colegas cujas ações estão alinhadas com os valores da sua organização e, ao discutir seus próprios projetos, observe como eles refletem o objetivo principal da empresa. Ao fazer isso, você está dizendo aos outros: “Estou prestando atenção e notando quando fazemos um ótimo trabalho”.

 

10. Levante a sua mão

Não tenha medo de pedir oportunidades para mostrar suas habilidades e talentos. Explique por que você acredita que pode dar uma contribuição valiosa, bem como o que ganhará com a oportunidade.

 

Não há um atalho ou mágica a ser feita para ser notado, mas se você se concentrar nessas dez áreas-chave com dedicação, paciência e a aceitação de que o desenvolvimento de uma carreira leva algum tempo, seguirá na direção certa e estará pronto para o que virá a seguir.