4 Principais tipos de avaliação de desempenho

A melhoria contínua sempre será o objetivo das empresas e a gestão de recursos humanos é uma área com grande potencial de crescimento e melhorias. A otimização dos processos de RH é a chave para tornarmos a avaliação de desempenho uma rotina muito mais prática e fácil aos profissionais de RH.

Com a aplicação de avaliações, podemos descobrir pontos de melhoria e impulsionar os resultados da equipe, dos seus colaboradores, alinhando as expectativas, aumentando o engajamento e a performance da empresa.

O que é avaliação de desempenho?

Conforme explicamos, no Guia Avaliação de Desempenho: Como Implementar e Otimizar suas Avaliações, a avaliação de desempenho é realizada através de um questionário onde podemos analisar particularidades, como a postura do colaborador, suas competências, trabalho em equipe e diversos fatores importantes considerando as exigências do cargo e a cultura da empresa. Com os dados coletados a partir do questionário, o RH consegue juntamente com os líderes tomar decisões para melhorar o desempenho dos colaboradores e dar feedbacks sobre o seu trabalho.

Para te ajudar neste processo, separamos as quatro principais avaliações de desempenho que você pode implementar na sua empresa:

 

  • AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação é muito utilizada em avaliações. Nesta avaliação o colaborador faz a sua própria análise, avaliando seu desempenho de acordo com critérios definidos pelo RH e pela sua liderança. A autoavaliação é feita em dois passos. Primeiro o colaborador reflete sobre os seus pontos de melhoria e os pontos em destaque sobre o seu desempenho frente às atribuições do seu cargo e responde à autoavaliação. Depois o colaborador discute com seu superior sobre quais pontos ele pode melhorar na sua performance e como eliminar os pontos negativos que atrapalham o mesmo.

A autoavaliação é uma ótima forma do colaborador refletir sobre o seu comportamento, resultados dentro da empresa e como ele vem desempenhando as suas atividades. No entanto, deve-se atentar a este tipo de avaliação, pois ela pode gerar decepção ao colaborador devido ao feedback do avaliador, pois pode haver conflitos de opiniões e dificuldade de se chegar a um consenso. Por isso é importante o líder saber dar um feedback construtivo em situações difíceis.

 

  • AVALIAÇÃO DIRETA (90º)

Na avaliação direta, quem normalmente avalia é o superior imediato do colaborador. Ele é responsável por analisar as competências técnicas, comportamentais, qualidade do trabalho, metas atingidas e dar feedback para sua equipe, dando a sua visão sobre os resultados e pontos a desenvolver em cada colaborador. É importante nesse modelo de avaliação sempre definir os indicadores de desempenho esperados para cada membro da equipe. A avaliação direta é muito eficiente e um dos métodos avaliativos mais tradicionais, pois o gestor é quem convive com a equipe dele, tendo uma visão melhor de desempenho de cada um. Entretanto, assim como na autoavaliação, neste modelo também é necessário tomar cuidado para os feedbacks negativos não afetarem o convívio diário com a equipe. Os problemas de relacionamento com o colaborador não podem interferir nesta avaliação, o superior precisa ser totalmente isento das suas próprias convicções e usar os indicadores como o seu principal requisito na avaliação.

 

  • AVALIAÇÃO CONJUNTA (180º)

Na avaliação conjunta ocorre a autoavaliação e a avaliação direta pelo superior imediato. Com esse modelo de avaliação a empresa abre suas comunicações entre líderes e subordinados. O líder fornece informação, orientação, metas e cobra por resultados, enquanto o colaborador gera desempenho e pode reivindicar mais recursos ao líder. Isso permite e incentiva uma boa cultura de feedback, com transparência, clareza dentro da sua empresa, mas estejam preparados para evitar conflitos de comunicação.

Após a conclusão da aplicação da avaliação é possível inserir melhorias que poderão contribuir para o crescimento da empresa e para o desenvolvimento profissional da equipe.

 

  • AVALIAÇÃO 360º

É fato que o feedback é extremamente importante para a transformação dos indivíduos, e é por isso que a  avaliação 360 º é utilizada, também conhecida como feedback 360º. Neste método, a avaliação do colaborador é realizada por avaliadores selecionados que estão envolvidos com o trabalho na empresa, então além da autoavaliação e da avaliação direta do superior imediato, são escolhidos pares, subordinados e, em algumas situações, até clientes e fornecedores internos na empresa participam do processo.

Este modelo foi elaborado para não haver nenhum tipo de influência nos resultados, afinal mais de uma pessoa dará o seu ponto de vista, obtendo uma avaliação com mais credibilidade dos resultados.

O processo possibilita que o colaborador tenha uma compreensão mais aprofundada sobre seus pontos fortes e sobre os pontos que precisam ser melhorados ao longo do tempo. As chances de mudanças se tornam mais próximas, já que é possível ter acesso aos pontos de vista de todos aqueles que atuam com o profissional, assim poderemos compreender que não somos perfeitos e que precisamos implementar melhorias continuamente.

O processo dessa avaliação tende a ser mais demorado, tomando tempo de toda a equipe, por isso é necessário estruturar bem o processo para não atrapalhar a produtividade da equipe. Um sistema de gestão de pessoas, como o Join RH, pode te auxiliar a deixar esse processo muito mais simples e eficaz.

Para que você possa obter e acompanhar os resultados das avaliações, a Linked RH desenvolveu um software especializado que oferece uma solução que adere facilmente a metodologia da sua empresa, com todas as ferramentas necessárias e recursos personalizados tornando a gestão de pessoas muito mais eficaz e otimizando o seu tempo de operação.

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Redação
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