Por que ter a tecnologia como grande aliada do RH?

A área de recursos humanos passou por um processo de evolução significativa nos últimos anos, muitas transformações foram vistas, algumas técnicas tidas como obsoletas foram modernizadas, todas essas mudanças foram necessárias para atender às expectativas do cenário atual, bem como, reagir ao ambiente altamente competitivo no universo corporativo e as mudanças globais que impactam fortemente os negócios. O foco passa a ser mudar para criar uma performance competitiva.

A gestão de pessoas tornou-se uma área fundamental dentro as organizações, e com os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o objetivo de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir o pleno atendimento das necessidades e metas organizacionais.

Diante de todos esses desafios, observa-se um grande esforço em mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão estratégico, como, por exemplo, a implementação de software especializado em avaliação de desempenho organizacional. As integrações das informações do RH, bem como de toda a empresa, é possível graças à tecnologia e a inovação de sistemas que apoiam cada etapa. As tecnologias mais usadas no RH, são:

 

  • PEOPLE ANALYTICS E BIG DATA

Big Data refere-se ao termo em inglês, que significa em tradução livre, “grande volume de dados”, onde as principais decisões são embasadas nesses dados que são consideradas mais assertivas. Na área de RH, o People Analytics é usando para melhorar o recrutamento, contratação, promoção e planos de carreira.

Para exemplificar como tudo isso acontece, a plataforma de streaming Netfix se utiliza dos dados sobre preferências de filmes e séries e cruza com informações dos seus usuários, então, disponibiliza indicações de novas programações baseadas nesses dados.

Veja também como o Bank of America e a Nielsen aplicaram o People Analytics na gestão de pessoas.

Ou seja, trata-se de uma coleta de dados sistematizada que analisa e aplica à gestão de pessoas, para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro da empresa.

 

  • MÉTODOS ÁGEIS

As metodologias ágeis podem ser usadas em todos os segmentos e os seus principais benefícios são: estimular a colaboração, adaptação e inovação. Essas metodologias nasceram da área de tecnologia, o “agile software development” nomeou o conjunto de métodos que aperfeiçoam a atuação dos times de colaboradores.

Os projetos que ficavam parados entre os seus ciclos, agora são realizados de forma dinâmica e constantes, tornando as empresas mais preparadas para lidar com os imprevistos, proporcionando mais flexibilidade e trazendo retornos mais rápidos.

Entre os principais tipos de metodologias ágeis podemos citar: o SCRUM, o kanban, as Tribos e os Squads que são técnicas ágeis que podem ser aplicadas também à rotina de trabalho de toda a empresa.

O gerenciamento ágil também pode ser aplicado no gerenciamento do desempenho. Lei mais sobre este assunto no artigo “Gerenciamento ágil de desempenho”.

 

  • SOFTWARE ESPECIALIZADO

Um dos grandes avanços realizados foi o uso de software especializados no RH, que proporcionou otimização de tempo, aumento da produtividade, mais organização e o monitoramento das atividades realizados pelo RH.

Ao utilizar um software especializado, a gestão de pessoas torna-se muito mais eficiente e estratégica, facilitando o acesso as informações e realizando análises mais específicas, como, por exemplo, realizar avaliações de desempenho, avaliar competências, atividades e metas. Além de criar avaliações de 90º, 180º ou 360º, ou até aplicar o PDI que é o plano de desenvolvimento individual, construir o mapa de carreira e analisar a evolução do desempenho que possam facilitar a identificar dos talentos de forma rápida e prática.

Todas as tecnologias visam apoiar e facilitar o processo de recursos humanos, porém, sabemos que a essência são as pessoas que fazem todas as ações acontecerem. Por isso, combinar o que há de mais avançando com as capacidades e habilidades humanas talentosas torna-se o diferencial competitivo de grandes organizações.

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Redação
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