O que fazer depois da avaliação de desempenho?

Conhecer a sua equipe e desenvolver estratégias é fundamental. A avaliação de desempenho permite obter um diagnóstico que possibilita identificar os pontos positivos e os pontos a serem melhorados entre os seus colaboradores.

A análise de performance promove a conscientização dos profissionais quanto ao seu próprio desempenho e crescimento, além disso, proporciona dados reais que podem facilitar o processo de feedback dos gestores para com as equipes da empresa.

A avaliação de desempenho se tornou uma ferramenta poderosa para garantir o sucesso das empresas em um mercado altamente competitivo. Ao realizá-la é possível obter informações extremamente relevantes sobre o desempenho dos colaboradores, porém o grande desafio está em saber o que fazer após obter os dados deste processo.

Por isso, preparamos este artigo com 3 dicas simples para orientá-los sobre o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho e gerar um impacto positivo para o crescimento da empresa.

 

  1. ESTABELEÇA UM FEEDBACK CONTÍNUO

Realizar uma boa avaliação de desempenho, analisar os dados e não dar um feedback aos colaboradores é desmotivador. É preciso que todos percebam quais foram os acertos e erros para que tenham condições efetivas de desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento.

Para estabelecer um feedback contínuo, é possível utilizar ferramentas tecnológicas, como um aplicativo mobile, que permite gerar retornos rápidos e fáceis sobre atividades realizadas de um colaborador ou até mesmo de sua performance em um determinado projeto.  Com o uso de uma ferramenta, os colaboradores podem dar, receber e solicitar feedback em tempo real, caminhando para uma cultura de alta performance.

Com isso, podemos promover o engajamento das equipes e melhorar a experiência do colaborador com a empresa, que ficará mais motivado para obter melhores resultados.

 

  1. DEVOLUTIVA SOBRE O AMBIENTE DE TRABALHO

É importante abrir espaço para uma conversa informal, pois muitas vezes o ambiente de trabalho pode afetar a boa produção do time e isto produzirá efeitos negativos sobre o resultado da avaliação de desempenho. Por exemplo, as atividades não estão ocorrendo no prazo estabelecido devido a uma falha nos computadores, ou seja, um fator externo que o gestor deve estar atento. Sendo assim, abrir espaço para ouvir é essencial, escutar críticas e promover melhorias sobre os problemas reportados ou buscar formas de solucionar será muito eficaz para a organização.

Entenda que o processo de avaliação permite que ambos os lados recebam devolutivas, por isso, o gestor precisa estar preparado para escutar os colaboradores.

 

  1. CONSTRUA UM PLANO DE AÇÃO

Construir um plano de ação junto aos colaboradores após o recebimento do resultado da avaliação é uma ótima opção para suprir os gaps identificados e manter os aspectos positivos do trabalho.

Em conjunto, você pode estabelecer um plano alinhado com as características e potencialidades desenvolvidas pelo profissional até o momento.

Com um sistema de avaliação de desempenho, como o Join RH é possível acompanhar seu plano de ação em tempo real. Além de tudo isso, o aplicativo Join RH mobile facilita a interação entre seus colaboradores, permitindo oferecer feedbacks individuais e coletivos em tempo real. Ele possui uma timeline com todo o histórico de feedbacks, com curtidas e comentários

O RH Mobile já é uma realidade que está mudando a gestão de pessoas e proporciona informações mais consistentes dos seus colaboradores, facilitando o processo de decisão dos líderes.

Agora que você já sabe como tornar melhorar a Avaliação de Desempenho da sua empresa, está pronto para aplicá-la?

A Linked RH pode ajudá-lo com este processo implantando o Join RH na sua empresa, o sistema #1 de gestão de pessoas que facilita os processos das diversas operações estratégicas do RH.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados