Todos os dias vemos várias estratégias, práticas, procedimentos, técnicas e métodos de RH, e em resumo nos deparamos sempre com dois elementos em comum:

  1. A conexão entre a estratégia do RH e os problemas mais graves da companhia não é clara.
  2. As estratégias são muito amplas e com pouco foco.

Vamos direcioná-lo, através de 8 etapas, como criar sua estratégia de RH.

 

  1. Resuma a estratégia da sua organização

Colocar a estratégia apenas no papel pode não atingir o foco do que se espera, além de não estar alinhado com as expectativas do restante da companhia. Por isso é importante conversar com os responsáveis das equipes e traçar uma estratégia que atinja a todos e assim possa se concentrar e dar prioridade nos problemas mais graves.

  1. Recursos e cultura

A partir dos resultados do item anterior é necessário apurar os recursos que serão necessários e a cultura que precisa ser trabalhada para executar a estratégia. É importante que esses recursos sejam abrangentes, sendo por liderança, organizacionais ou técnicas. Após este levantamento, retorne todas as informações para todos os envolvidos para que eles possam opinar.

  1. Análise de Gaps

Após os 2 itens anteriores será possível analisar onde estão as maiores lacunas. Utilize todos os dados disponíveis para isso. Pode ser avaliações de funcionário ou alguma outra pesquisa que tenha realizado, o importante é conversar com as pessoas que conhecem a organização e entendem sua regra de negócio.
Feita esta análise, entenda qual é o maior gap que você precisa suprir e que terá o maior impacto positivo, com o mínimo de esforço.

  1. Atualize sua visão sobre as tendências

A pessoa que define as estratégias do RH precisa estar sempre atualizada nas tendências globais e regionais, saber sempre o que está acontecendo lá fora ou mudando nos assuntos relacionados às pessoas e a organização. É importante determinar ameaças, entender oportunidades, saber como outras empresas estão agindo.

  1. Conversar

A conversa é uma solução para muitas coisas e não poderia ser diferente no momento de definir as estratégias do RH. Converse com seus superiores, colegas de trabalho e de outros departamentos. As áreas de TI e comunicação estão sempre envolvidas, mas converse também com Jurídico, Finanças e Comercial para saber como o RH poderá contribuir.

  1. Aplique todo seu conhecimento de RH

Como profissional da área de RH, você possui uma ampla variedade de intervenções disponíveis, como: treinamento e desenvolvimento, design organizacional, benefícios, gerenciamento de desempenho e talentos, entre outros. É algo simples, assim como no item 3, temos que priorizar, pois não adianta dizer que tudo é prioridade, senão não chegaremos a um resultado com tantos itens para se trabalhar ao mesmo tempo. Entenda qual dos itens citados acima é prioridade e em qual você espera maior impacto.

  1. Calcule o custo e seu planejamento

Este é um passo que não necessita de maiores explicações. É basicamente saber fazer esse cálculo, atribuir corretamente as responsabilidades e definir como você irá acompanhar os projetos.

  1. Comunique e discuta suas ações definidas

Junte a equipe de gerenciamento, RH e outras partes interessadas e discuta qual será o plano para executar a estratégia. Ter esse momento de discussão ajuda muito a visualizar como irá acontecer e faça as adaptações, caso seja necessário.