Microlearning: como inovar no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

Investir em treinamento e desenvolvimento deveria ser uma prioridade para as empresas que almejam obter sucesso em seus processos, porém em meio as tarefas e responsabilidades do dia a dia, ações focadas em aprendizagem acabam ficando de lado por escassez de tempo e uma boa alternativa para driblar esse tipo de problema é o modelo de aprendizagem microlearning.

O que é Microlearning?

Microlearning é um método de aprendizagem em formato curto com objetivos específicos. Geralmente é disponibilizado em plataformas online para que o usuário possa ter acesso ao conteúdo em diversos dispositivos, a qualquer hora e lugar.

Cada módulo tem duração média de 5 minutos, com linguagem simples e acessível e pode ser em vários formatos: vídeos; podcasts; textos; aulas online; jogos; áudios; e, imagens.

O objetivo do microlearning é transformar um tema complexo em pequenos tópicos, com abordagem descomplicada e dinâmica, para facilitar o entendimento e aprendizagem.

Benefícios do Microlearning

O microlearning oferece diversas vantagens ao processo de treinamento e desenvolvimento de uma organização. A principal delas é o rápido aprendizado por se tratar de um método objetivo e dinâmico. Porém, há muitos outros benefícios que podem ser obtidos. Veja quais são:

1. Otimização de tempo

Por ser um ensino de curta duração, a produção dos conteúdos leva menos tempo e resulta em economia de tempo para quem está envolvido em sua elaboração.

O colaborador também pode se beneficiar, pois, os módulos são focados em determinados assuntos, isso possibilita que o colaborador veja apenas o que realmente precisa aprender e encontre com facilidade os tópicos que deseja rever, o que demanda menos tempo do profissional e acaba por não impactar a rotina de trabalho.

2. Compartilhamento rápido

Por estar em um ambiente virtual, o compartilhamento do material pode ser feito em poucos minutos e permite que uma grande quantidade de pessoas tenha acesso ao conteúdo simultaneamente.

3. Conteúdo personalizável

Por ser um modelo de aprendizagem de fácil produção, isso possibilita que o conteúdo seja personalizado conforme as demandas ou necessidades de um determinado colaborador ou equipe.

4. Fácil manutenção

Ao contrário dos treinamentos de longa duração, a manutenção do microlearning é mais fácil. Por ser um conteúdo de curta duração, atualizar, substituir ou mesmo produzir novos conteúdos pode ser realizado com mais agilidade.

Quando o microlearning pode ser usado?

O microlearning pode ser utilizado em diversas situações no ambiente corporativo, basta analisar qual formato mais adequado ao público-alvo do treinamento. Veja alguns exemplos de como aplicar o método:

1. Integração de novos colaboradores

O microlearning pode ser o método ideal para a integração de novos colaboradores, pois, de maneira objetiva, é possível fornecer diversas informações sobre a empresa como: cultura organizacional; instalações; departamentos; história; serviços; entre outros.

2. Treinamento de equipes sobre um determinado produto ou serviço

Pode ser utilizado também na apresentação das funcionalidades e aplicabilidade de um determinado produto ou serviço. O que pode resultar em melhor desempenho dos procedimentos da equipe de suporte técnico, gerar inteligência ao processo comercial e melhorar a interação com os clientes.

3. Desenvolvimento de competências comportamentais

Este método também pode ser usado no desenvolvimento de competências comportamentais como, por exemplo, orientar líderes sobre a melhor forma de dar feedbacks construtivos e como lidar com os problemas que surgirem nas equipes e instruir os colaboradores a atender da melhor forma os clientes.

4. Desenvolvimento de competências técnicas

Além do desenvolvimento de competências comportamentais, o microlearning também pode ser utilizado para o desenvolvimento de competências técnicas. Desta forma, é possível direcionar o conteúdo para reforçar conhecimentos já adquiridos ou para sanar uma determinada dificuldade da equipe ou colaborador.

O microlearning é uma ótima ferramenta de aprendizagem, mas como qualquer método precisa estar com o objetivo estratégico bem definido, pois só a partir disso será possível decidir como será a divisão dos tópicos do material e os formatos que melhor se adaptam ao perfil do seu público-alvo.

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