PDI: importância, benefícios e como estruturar

O principal objetivo de uma empresa é conquistar credibilidade e sucesso no mercado, porém muitas esquecem de investir no seu bem mais valioso: as pessoas. Ter funcionários engajados aos objetivos e metas da empresa é a chave para colher bons resultados. Monitorar o desempenho do colaborador é essencial, pois essa análise indica se a pessoa está alinhada as metas da empresa. Além desse acompanhamento, ações que visam o desenvolvimento e a valorização de talentos precisam ser implementadas, para o isso o PDI, ou Plano de Desenvolvimento individual, se torna indispensável.

O que é o PDI?

O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é a ferramenta usada pelas empresas para estabelecer e acompanhar metas e desenvolver as competências individuais do colaborador. O propósito do PDI é alinhar os interesses da empresa aos objetivos profissionais e pessoais do colaborador.

O plano define estratégias, metas e prazos com a intenção de potencializar o crescimento individual do colaborador, aperfeiçoando não apenas as competências técnicas, mas também comportamentais.

Sendo assim, ao adotar o PDI, além de impulsionar o crescimento individual, isso também gera motivação e aumento nos índices de performance e produtividade da equipe como um todo.

 

Importância do PDI e seus benefícios

O PDI possibilita que sejam identificados os pontos a serem desenvolvidos em um colaborador e a partir disso sejam criados métodos que o direcione de maneira mais assertiva para que suas habilidades sejam desenvolvidas e as fraquezas reduzidas.

O plano de desenvolvimento individual é muito importante para empresas que visam desenvolver novas lideranças e o constante crescimento da sua equipe.

Portanto, listamos os quatro principais benefícios dessa ferramenta tão eficaz para a gestão de carreiras. Confira:

 

Aumento da produtividade

Ao implementar o PDI, um dos resultados mais esperados é o aumento da produtividade, uma vez que as competências técnicas e comportamentais são aperfeiçoadas, a qualidade na entrega das demandas se torna cada vez melhor.

O colaborador consegue ter uma visão ampla de como deve contribuir para que as ações estipuladas sejam alcançadas com eficácia.

 

Identificar pontos a serem desenvolvidos

O Plano de desenvolvimento individual (PDI), normalmente, é estabelecido após um processo de avaliação de competências e desempenho. A avaliação, é um diagnóstico do perfil das entregas do colaborador e apontará os gaps a serem supridos. Esse processo é primordial para compreender mais profundamente quais as dificuldades e aptidões de cada colaborador, a fim de elaborar o plano ideal para fortalecer seus potenciais.

 

Retenção de Talentos

Os benefícios do PDI não limita-se apenas a organização, também oferece uma série de vantagens ao colaborador.

Quando há um planejamento que visa o crescimento profissional, o colaborador tem maior compreensão sobre os caminhos que sua carreira está seguindo. A tendência é que o profissional se sinta mais valorizado e contribua para os bons resultados da empresa, criando uma relação saudável e consistente entre colaborador e a organização.

 

Fortalecimento do relacionamento entre líderes e colaboradores

Ao colocar o PDI em prática é fundamental que haja mais interação entre liderança e equipe. Os líderes devem acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, auxiliando nas ações planejadas, oferecendo feedbacks contínuos e, se necessário, realizar modificações nas estratégias.

Quando há uma liderança participava, os colaboradores se sentem mais engajados aos objetivos da empresa e motivados a apresentar suas estratégias para os líderes, criando uma relação mais próxima entre ambos.

 

Como estruturar o PDI?

Ao inserir o PDI na sua empresa algumas etapas precisam ser consideradas para que a ferramenta gere resultados positivos. Observe estas seis etapas:

 

1ª Etapa – Faça uma análise da situação atual

Busque compreender o panorama atual da sua empresa. Converse com líderes para entender quais pontos precisam ser melhorados e qual a contribuição da equipe nos resultados obtidos. Além disso, questione os colaboradores sobre quais são suas expectativas em relação a vida profissional e pessoal.

Com esses dados em mãos é possível perceber se as pretensões do colaborador são condizentes aos objetivos da empresa, para então criar o PDI.

 

2ª Etapa – Mapeamento

A avaliação de competências e desempenho é a base para a realização de um PDI eficaz. Através dela é possível identificar quais são os gaps em competências de cada colaborador, sejam eles comportamentais ou técnicos.

Essa análise é fundamental para expor as oportunidades, corrigir falhas e entender quais ações precisam ser executadas para alcançar os objetivos.

 

3ª Etapa – Investimento

Realize um levantamento de todos os custos para saber qual será o valor investido. Essas despesas podem ser definidas como equipamentos, livros e treinamentos e serão fundamentais para o processo de desenvolvimento do colaborador.

 

4ª Etapa – Estratégias

Nesta etapa é fundamental criar um plano de ações com a intenção de alcançar os objetivos almejados pela organização. As escolhas dessas ações devem levar em consideração o perfil individual de cada colaborador bem como suas particularidades e competências.

Por isso, a avaliação de competências e desempenho é tão importante, pois é ela quem dará subsídio para estabelecer as estratégias a serem seguidas.

 

5ª Etapa—Cronograma

Além de estabelecer as ações, os prazos também devem ser definidos. É importante que cada ação tenha uma data para ser realizada. Afinal, organização é um fator indispensável para que estes objetivos possam ser cumpridos.

Lembre-se: assim com as ações, os prazos também devem ser alcançáveis. Prazos curtos e difíceis de serem cumpridos geram desmotivação e frustração na equipe.

 

6ª Etapa – Acompanhamento

O PDI é uma ferramenta poderosa, mas não basta apenas aplicá-lo, ele deve ser acompanhado.

É necessário monitorar o desempenho do colaborador, analisar os resultados obtidos e se há necessidade de alterações no plano de ações.

Feedbacks também são fundamentais, pois é necessário que o colaborador saiba se está progredindo e atendendo as expectativas da organização. O colaborador deve ter autonomia sobre a sua carreira.

 

Por que utilizar um software especializado em gestão de pessoas para realizar o PDI?

Com o uso de um software especializado em RH, a criação do PDI se torna mais eficiente.

Através do uso da ferramenta é possível realizar avaliações de competências e desempenho que identifiquem os gaps em competências e as necessidades de cada colaborador, com uma fácil visualização de resultados tanto para os líderes, quanto para os colaboradores.

Além disso, com base nas informações da avaliação de competências e desempenho, o software possibilita a gestão de treinamentos, facilitando o processo com a centralização de informações, levantamento de necessidades e a visualização de indicadores.

Join RH

 

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados