9 Box: O que é e qual a sua importância para a avaliação de desempenho

A gestão de pessoas passou por uma transformação, atualmente existem diversas metodologias para o gerenciamento do capital humano. Para superarmos o desafio de gerenciar diferentes perfis de pessoas em vários ambientes de trabalho é preciso aplicar estratégias e ferramentas que possibilitem mapear e identificar as potencialidades de cada colaborador.

A matriz das nove caixas, mais conhecida como 9 Box, é uma metodologia cada vez mais utilizada na hora de desenvolver e identificar profissionais com talentos, onde os desempenhos e potencialidades são mapeados e visualizados através de nove quadrantes. Esses quadrantes são  formados a partir de um gráfico com eixo X (horizontal), do desempenho e entregas, e com o eixo Y (vertical), do potencial de crescimento futuro.

Desta forma, com os quadros visuais é possível identificar se um colaborador vem apresentando um desempenho insuficiente ou acima das expectativas. A metodologia é muito relevante, pois ajuda a entender os perfis de desempenho e potencial de cada colaborador tornando a tomada de decisões mais assertiva.

Continue lendo o artigo e entenda como o 9 Box pode contribuir positivamente para a avaliação de desempenho.

 

1) O 9 Box e a avaliação de desempenho

Por meio da avaliação de desempenho é possível criar ações que promovam a motivação com foco em resultados, além de identificar profissionais que não estão sendo produtivos e os motivos que estão provocando baixos resultados.

É extremamente importante entender que para obter um bom resultado com a ferramenta 9 Box é fundamental que utilizamos dados claros, sem suposições, sendo a melhor forma de obter dados consistentes quando utilizamos a avaliação de desempenho. Com informações provenientes da avaliação de desempenho, o 9 Box pode oferecer uma visão ampla e abrangente da equipe, que facilitará a tomada de decisões para potencializar o crescimento dos colaboradores, ou seja, é uma excelente ferramenta de gestão estratégica de talentos.

A combinação da avaliação de desempenho e o 9 Box realizados periodicamente podem contribuir significativamente para a percepção da evolução de todo capital humano disponível na organização. Desta forma, é possível entregar uma análise poderosa e o mais próximo da realidade, oferecendo aos gestores dados confiáveis sobre cada profissional, tornando as ações mais eficazes em relação às promoções, às realocações, os treinamentos e o desligamentos de profissionais.

 

2) Benefícios do 9 Box

O principal benefício da metodologia é tornar o RH mais estratégico com uma visão profunda dos talentos. A ferramenta serve como base para traçar ações de desenvolvimento e treinamento com o objetivo de capacitar os colaboradores para um futuro promissor na empresa.

Com a aplicação do 9 Box, é possível obter dados consistentes sobre o desempenho da organização. Com isso, é possível ter um olhar macro da empresa e que depois chegue ao nível individual, para potencializar os feedbacks com informações mais claras, facilitando a construção do planejamento de desenvolvimento individual, uma vez que cada pessoa possui a sua história dentro da empresa.

Ao aplicar a metodologia é possível identificar colaboradores mais engajados na entrega de resultados, refletindo positivamente no desenvolvimento de toda a equipe e identificar os colaboradores com baixa ou média performance, que pode indicar a necessidade de desenvolvimento ou até de substituição.

 

3) Coloque em prática

Você deve ter percebido que o 9 Box é uma ferramenta excelente para obter indicadores importantes para o RH, você poderá analisar resultados coletivos, para depois ter um olhar individual, e colher todas essas informações, além disso, o principal objetivo da ferramenta é conhecer os colaboradores e as suas particularidades dentro da empresa. É importante elaborar um planejamento antes de iniciar a prática, ou seja, é preciso estabelecer as características e ações que serão traçadas com os colaboradores em cada um dos quadrantes no 9 box e ter uma boa avaliação de desempenho para apoiar todo este processo.

A gestão estratégica de pessoas é a base para o crescimento de qualquer empresa, saber em quais pessoas investir é a grande chave do sucesso. Assim, implementar uma avaliação de desempenho e o 9 Box podem transformar a gestão de pessoas do seu RH.

Faça tudo isso acontecer com o apoio de sistema Join RH, que é uma solução altamente flexível, que possibilita criar o seu próprio modelo de mapeamento dos profissionais nas perspectivas de desempenho e potencial, facilitando a identificação de seus talentos e a criação do seu plano de sucessão.

O Join RH permite o mapeamento automático com base nos resultados da avaliação de desempenho e competências criando regras para os mapeamentos nos quadrantes.

Gerencie seus colaboradores de forma simples, transparente, permitindo um alinhamento contínuo das expectativas de performance da empresa para o colaborador.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados