3 Principais benefícios da avaliação de desempenho

Provavelmente, se a avaliação de desempenho já foi implementada na sua empresa sem o uso de um software de RH, as suas análises podem estar sendo bem demoradas, pois são feitas através de diversas planilhas manualmente, as quais te auxiliam para gerir e medir o desempenho dos colaboradores, identificando e comparando as entregas de desempenho versus o que é esperado pela empresa.

Sabemos que é papel do RH ter o controle dos dados, compilar e analisar com excelência as informações para que a liderança da empresa possa tomar as melhores decisões e traçar ações mais assertivas para o desenvolvimento de cada colaborador.

É claro que podemos identificar muitos benefícios que a avaliação de desempenho nos proporciona, por ser uma ferramenta poderosa que visa melhorar a qualidade de trabalho e contribuir para o resultado da empresa como um todo.

Dentre todos os benefícios, vamos identificar aqui os três principais para as empresas:

 

  • REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO E TURNOVER

As empresas precisam analisar constantemente os níveis de absenteísmo e turnover, observando se os colaboradores estão evoluindo ou se há necessidades de ajustes para que as taxas diminuam.

O absenteísmo e o alto turnover impactam muitas organizações e os prejuízos são facilmente observados no dia a dia, como a queda da produtividade, sobrecarga e comprometimento do clima organizacional.

O influente no campo de Recursos Humanos, Idalberto Chiavenato, identificou, por exemplo, o absenteísmo mental, que ocorre quando o trabalhador não se ausenta, mas, se encontra mentalmente disperso e ausente.

Por este motivo, ressaltamos a importância de realizar uma boa avaliação de desempenho, pois através das corretas verificações das características dos colaboradores é possível realizar ações que podem potencializar competências e deixar o colaborador mais motivado e engajado, gerando mais produtividade e reduzindo as taxas de absenteísmo e turnover.

Saiba como calcular o absenteísmo, baixe o nosso e-book com um exemplo prático de como realizar o cálculo e mantenha este material sempre em mãos para nunca esquecer a fórmula!

 

  • MELHORA DA COMUNICAÇÃO INTERNA

De acordo com uma pesquisa realizada pela organização Deloitte, 78% dos colaboradores afirmam ser mal-informados sobre as ações da empresa e 60% estão insatisfeitos com o salário, sendo assim concluímos que os colaboradores estão mais insatisfeitos com a falta de comunicação do que com o salário.

Além disso, vale ressaltar que devido ao distanciamento social, muitas empresas já estão adeptas ao trabalho remoto (home office). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), houve um crescimento significativo de pessoas trabalhando em casa no Brasil.

Com muitos colaboradores realizando trabalho remoto, a comunicação interna deve ser vista com muita atenção neste momento, pois é fundamental que as informações estratégicas possam ser distribuídas e corretamente direcionadas aos colaboradores.

Com isso, o papel da avaliação de desempenho passa a ser ainda mais importante, pois ajuda na comunicação da empresa, dando voz as pessoas que desejam expressar suas dificuldades, falar sobre suas ideias e abre oportunidade para a conversa com a equipe, que muitas vezes pode ser impactada com o trabalho remoto necessário neste momento.

Além disso, a avaliação de desempenho pode ser ainda mais efetiva quando se tem a presença do feedback constante, que eleva o sentimento de pertencimento da equipe, incentivando a evolução dos colaboradores.

 

  • IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS NA EQUIPE

O papel do líder é conhecer as habilidades e limitações de cada colaborador, porém, identificar cada perfil faz parte de um trabalho profundo que exige muita compreensão e atenção, para que os mapeamentos de competências e as ações de desenvolvimento sejam realizadas com cautela, descobrindo e valorizando o que cada colaborar tem a oferecer.

Por meio da avaliação é possível identificar quem são os profissionais de maior desempenho, além de traçar um perfil ideal para ajudar em novos recrutamentos ou até mesmo as promoções.

Neste caso, uma ferramenta de gestão auxilia neste mapeamento de talentos, que nos possibilita ter um diagnóstico muito mais amplo, inclusive, que possa valorizar os talentos existentes, encontrando as principais necessidades das equipes, com novos aperfeiçoamentos individuais ou até promovendo treinamentos em grupo.

Uma das melhores ferramentas do mercado é o Join RH, um sistema de gestão de pessoas que abrange diversas áreas estratégicas do RH, onde você poderá além de identificar talentos, avaliar competências, atividades e metas, controlar seus indicadores, realizar feedbacks, acompanhar o PDI, e claro, poder valorizar os profissionais que fazem a empresa crescer.

Abaixo, exemplificamos com alguns indicadores do Join RH mostrando o resultado individual de uma avaliação de competências e a visualização do cruzamento do desempenho versus potencial dos colaboradores através de um 9 box.

Um software de gestão de pessoas como o Join RH desempenhará um papel fundamental de apoio e suporte a área de RH tornando o processo de avaliação de desempenho muito mais simples, otimizando o tempo gasto com planilhas manuais e conseguindo obter informações valiosas de forma prática e rápida, facilitando as decisões estratégicas da organização.

Quer tornar este processo mais rápido? Clique aqui e solicite agora mesmo uma demonstração com um de nossos especialistas e torne a sua avaliação de desempenho muito mais ágil com o Join RH.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados