5 desafios da Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito importante e que tem o objetivo de analisar a performance individual e coletiva de sua empresa.

E o que a empresa ganha com isso? Muito! É possível formar equipes com profissionais cada dia mais fortes e eficientes e somente com a avaliação de desempenho é possível valorizar e reter talentos antes que eles sejam atraídos aos concorrentes.

Os benefícios da avaliação de desempenho são inquestionáveis, porém demanda esforço, vontade e dedicação de todos os envolvidos no processo. Neste artigo, vamos abordar 5 desafios comuns entre as empresas. Confira!

1. NÃO TER FLEXIBILIDADE

Muitas empresas realizam avaliações de desempenho com metas definidas uma vez por ano, geralmente no início do ano, no entanto, com o mercado altamente dinâmico e as mudanças acontecendo rapidamente, algumas empresas não conseguem ajustar as metas com tamanha rapidez.

Alguns setores de negócios são altamente impactados por não revisarem as metas e competências com a frequência correta, provocando falhas na estratégia e consequentemente deixam de crescer.

Adaptar-se as mudanças rapidamente, realizando avaliações mais flexíveis podem garantir o sucesso das empresas. Para superar este desafio, é importante que a empresa e os líderes estejam abertos as mudanças repentinas na estratégia, para que todos possam analisar e observar o alinhamento entre as equipes ou se há questões a serem resolvidas ou reajustadas na organização.

2. NÃO REALIZAR FEEDBACKS

Quando uma avaliação de desempenho é realizada sem feedback, pode ser altamente frustrante para o colaborador, provocando insegurança sobre a qualidade do trabalho dos envolvidos e gerando muita insatisfação entre os colaboradores.

Por este motivo, consideramos um nível baixo de feedback quando realizado apenas uma vez ao ano, tornando prejudicial para a organização e para o desenvolvimento da gestão de desempenho.

Uma ótima alternativa encontrada para valorizar o bom desempenho é abordar a sua equipe continuamente e identificar possíveis ajustes nos objetivos do negócio. Para superar este desafio é preciso que os avaliadores estejam preparados e com conhecimento profundo sobre o processo de avaliação de desempenho. Assim, poderão aplicar os feedbacks continuamente, corretamente, com o foco em potencializar os resultados e garantir a realização eficaz da avaliação de desempenho.

3. FALTA DE ENGAJAMENTO

Um dos grandes desafios da avaliação de desempenho é transmitir a comunicação de forma clara e transparente para que a equipe possa entender e se engajar sobre os objetivos deste processo para a organização.

É muito importante reforçar a confiança e a união entre as equipes para que todos estejam engajados em participar e para que possam agregar valor ao negócio.

Quando os envolvidos entendem os impactos positivos e os resultados que podem ser gerados, todos tornam-se mais participativos e colaborativos em prol da aplicação da avaliação de desempenho.

Para superar esse desafio, é importante deixar claro que a avaliação de desempenho é uma prática constante, importante e a empresa está totalmente empenhada em preparar, capacitar e promover o desenvolvimento humano.

4. FALTA DE ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS

Quando a aplicação da avaliação de desempenho é realizada corretamente, mas os resultados não são analisados, pode ser arriscado perder todo o trabalho conquistado.

Para que possamos garantir que a avaliação de desempenho seja finalizada adequadamente a cada ciclo, é extremamente importante analisar os resultados de cada colaborador, realizando ações individuais, como estruturar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), promover o feedback contínuo e analisar o progresso das metas projetadas.

Com isso, para superar os desafios, a dica é realizar trocas contínuas de informações dos líderes com as suas respectivas equipes, tornando mais fácil a compreensão dos colaboradores sobre os objetivos da empresa.

5. FALTA DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

A comunicação interna e o alinhamento estratégico deveriam ser o grande foco dos líderes nas empresas, pois colaboradores bem-informados sentem-se conectados e alinhados com os valores da empresa. Esse sentimento entre os envolvidos fortalece a cultura organizacional e estimula a clareza no trabalho. Sendo assim, é preciso que a empresa esteja trabalhando com um propósito comum, com isso, a avaliação de desempenho precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos e com a cultura da empresa.

No entanto, o que ocorre na prática é diferente. Quando as empresas aplicam as avaliações de desempenho sem o alinhamento correto da estratégia, acarreta resultados incertos, com isso, os gestores tomam decisões pouco estratégicas, que não contribuem para o alcance das metas e consequentemente ao crescimento da empresa.

Uma boa dica é contar com uma solução personalizada, flexível e que possa transformar a sua avaliação de desempenho, tornando-a mais rápida, automatizando o processo de avaliação dos colaboradores, alinhando as expectativas da liderança com os envolvidos, aumentando a transparência e direcionando o desenvolvimento das pessoas com as competências necessárias.

O sistema de gestão de pessoas Join RH é altamente personalizável, as avaliações podem ser estruturadas de acordo com a sua necessidade. Com ele você constroi o mapeamento de competências, define os formulários de avaliação com os pesos dos fatores avaliados e a sua escala de avaliação. O seu RH contará com tudo o que é necessário para que a avaliação de desempenho e competências flua exatamente como sua empresa deseja: de forma rápida, assertiva e eficiente.

Os benefícios que o sistema oferece às empresas que utilizam são altamente perceptíveis:

  • Aumento no engajamento dos colaboradores através de aplicativos para celular, melhorando a comunicação interna e o feedback contínuo;
  • Valorização dos talentos que faz a sua empresa crescer;
  • Maior agilidade nas respostas e economia de tempo no RH;
  • Maior eficiência nas análises com uma visão unifica e atualizada das informações dos colaborados;
  • Fortalecimento e promoção da cultura de gestão de pessoas.

Com isso, o RH reduz significativamente as atividades operacionais, obtendo melhor rendimento, que possibilita ter foco estratégico, fomentando melhores resultados e tornando a empresa muito mais competitiva.

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Redação
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