Por que adotar uma solução de gestão de pessoas na nuvem?

Os desafios diários da área de RH são diversos: recrutar, desenvolver, motivar e reter. Se você se identifica com essa realidade, entenda por que um sistema de gestão de pessoas na nuvem pode ser um grande aliado.

Os desafios diários da área de RH são diversos. Além de recrutar e selecionar profissionais com capacidade técnica, que tenham valores e objetivos similares ao de seu negócio, é preciso estabelecer planos de ação para aperfeiçoar o conhecimento e desenvolver as habilidades destes colaboradores, bem como motivá-los e reter talentos na empresa.

Se você se identificou com esta realidade e entende que agora é o momento certo para otimizar e evoluir os processos de gestão de RH em sua empresa, então este artigo agregará valor a você.

 

O que é a computação na nuvem?

Computação “na nuvem” ou Cloud Computing, em inglês, é um termo que diz respeito aos serviços ou sistemas que podem ser acessados remotamente por meio de um dispositivo conectado à Internet. Essa tecnologia já vem sendo adotada por diversos setores e empresas, inclusive o RH, em virtude das inúmeras facilidades agregadas à sua utilização.

Neste modelo de comercialização de sistemas, também conhecido como SaaS (Software as a Sevice), a informação fica guardada em um servidor fora da empresa, na Internet, e o cliente paga apenas pela execução do serviço, sem a necessidade de comprar a licença do software.

 

O que as pesquisas apontam?

Uma pesquisa da consultoria PwC em 2013, realizada com cerca de 270 empresas dos Estados Unidos, mostrou que 66% dos entrevistados planejavam manter seus sistemas legados de RH e 21% já investiram em soluções em nuvem. Em 2014, essa porcentagem foi de 59% e 26%, respectivamente, o que demonstra uma tendência a favor da modernização. Esse movimento se repetiu em 2015, com mais de 53% das empresas afirmando que aumentarão suas receitas nos próximos dois anos com o apoio da tecnologia na nuvem.

A agilidade, a simplicidade, a riqueza das ferramentas de análises de dados e o baixo custo têm atraído muitos gestores de recursos humanos para o mundo da nuvem. Enfim, o que muda de uma empresa para outra é apenas em que estágio está neste processo de transformação.

 

Você quer análises de valor sobre seu capital humano?

A plataforma na nuvem ajuda o RH a suprir uma necessidade pela qual ele é cobrado há anos pelas outras áreas da empresa: a falta de dados na gestão de pessoas. Segundo uma pesquisa de 2014, encomendada pela consultoria KPMG, apenas 23% dos executivos consultados disseram que o RH de sua empresa se destacava pela elaboração de análises corretas e capazes de prever situações futuras.

A nova geração dos sistemas em nuvem já oferece análises mais profundas e uma visão ampla do negócio podendo eliminar esta deficiência detectada pela pesquisa, por exemplo, você pode descobrir se um colaborador da área industrial tem um perfil adequado para suceder alguém na área comercial.

 

Você pensa que esta é uma solução só para grandes empresas? Você se enganou!

Mesmo que a primeira vista pareça uma solução atraente apenas para empresas com muitos colaboradores, os sistemas de RH na nuvem são viáveis para empresas de todos os portes. A empresa Argus, especializada em segurança e proteção contra incêndio, por exemplo, utiliza o software Join RH na nuvem para manter os dados de 35 funcionários registrados.

Com o prontuário dos colaboradores online é mais rápido conseguir qualquer informação, seja de sua unidade em Vinhedo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, disse o presidente da empresa, conseguindo atender facilmente às auditorias da ISO 9001 e, principalmente, obtendo análises sobre seus recursos humanos que sejam adequadas ao rápido crescimento que ele almeja para sua empresa.

Por outro lado, uma empresa como a Tecsis, líder na fabricação de pás personalizadas para turbinas eólicas, com seus mais de 6.000 colaboradores, adotou a solução em nuvem da Linked RH para ajudar a integrar os RHs de suas unidades e reduzir a carga operacional do RH, possibilitando administrar mais facilmente seu processo de avaliação de competências com todos os colaboradores e dando aos gestores uma ferramenta para analisar os dados de sua equipe e ajudar na tomada de decisão.

Desta forma, o RH sai da burocracia e se dedica ao desenvolvimento das pessoas, contribuindo mais com o resultado da empresa.

 

Quais são as vantagens desta solução para o RH?

Com uma solução em nuvem, seu colaborador pode acessar a avaliação de competências e desempenho, informações de seu histórico na empresa, suas possibilidades de carreira, entre muitas outras informações, e com isto a relação RH e colaborador passa a ser mediada pelo sistema, com o RH ganhando maior eficiência com a redução do tempo de resposta no atendimento.

Este modelo também põe fim ao uso de processos manuais nas tarefas rotineiras do RH, o que sempre é passível de erro, e com o crescimento da empresa e aumento do número de colaboradores, o maior volume de trabalho é facilmente absorvido pelo sistema, garantindo ganho de escala com rapidez e eficiência.

Operações globalizadas se tornam viáveis com a gestão de pessoas em nuvem e elimina-se a redundância de atividades. Os especialistas apontam para um futuro de melhores resultados nesta gestão de pessoas e maior impacto positivo do RH no apoio ao atingimento das metas corporativas.

Você ainda consegue capturar rapidamente inovações e boas práticas de RH do mercado, por causa da ágil atua­lização de versões.

Além de ter um custo mais baixo de manutenção, a operação se torna menos dependente de uma estrutura pesada de TI, ou seja, o RH consegue sua independência em relação à área de TI.

 

E os dados da sua folha de pagamento?

Grandes empresas já adotam seu sistema de folha de pagamento em nuvem e agora elas têm avaliado a adoção de soluções especializadas para gestão de pessoas também na nuvem. Normalmente as soluções em nuvem são mais amigáveis e inovadoras.

Entre estas soluções está o Join RH, que se integra facilmente à sua folha de pagamento, não gerando nenhum problema na transferência de informações e fazendo esta operação através de uma interface própria e inteligente para a extração, transferência e carga de dados.

 

Cuidado!

Vendo todos os benefícios e estudos apresentados você pode pensar que só há vantagens neste modelo. A grande maioria das soluções em nuvem são padronizadas e engessadas, ou seja, se você pensa em customizar características dos processos da sua empresa, você se decepcionará.

Procure muito e avalie com cuidado as soluções disponíveis que você encontrará sistemas como o Join RH que adota práticas diferentes do mercado. Ele permite que seus processos e políticas de RH sejam personalizados dentro do sistema, possibilita customizações e incorpora, como de costume nas soluções em nuvem, mais inovações rapidamente. Portanto, cuidado ao escolher seu sistema de RH em nuvem.

 

Você precisa de bons argumentos para convencer sua área de TI?

Pesquisas apontam para uma redução de 30% em custos operacionais, além permitir você manter o foco em sua área de atuação, então aqui está alguns argumentos para ajuda-lo a vender sua ideia:

  • Economia com horas de atividades de backup, monitoramento de servidor, atendimento a usuário, atualização de versão, abertura de chamado, entre outras, da equipe de T.I..
  • Redução de custo (TCO) com a infraestrutura de T.I. (hardware, licença de software e backup) e processamento de dados nos servidores.
  • Flexibilidade, iniciando com poucos acessos e expandindo conforme a necessidade.
  • Acessibilidade, como funciona em um ambiente na nuvem, o software pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.
  • Segurança com dados criptografados (SSL) acessados somente por quem o RH permitir o acesso, sem ninguém da área de TI tendo acesso aos dados.
  • Simplifica as operações de TI resultando em economia de espaço físico, refrigeração, consumo de energia, maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres.
  • Mais backups armazenados diariamente em zonas distintas e facilidade para migração de ambientes.

 

Conclusão

Hoje a pergunta não é mais sobre a necessidade de adoção de um sistema de gestão de pessoas na nuvem, mas sim quando isso acontecerá.

Se por um lado, o RH tem sido chamado para assumir um papel mais estratégico nas empresas, por outro, a tecnologia tem oferecido as ferramentas necessárias para que isto aconteça, ao permitir que o RH se livre das tarefas mais operacionais, portanto, agora é a hora do RH aproveitar esta oportunidade e assumir de vez seu importante, e vital, papel nos negócios.

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados