10 tendências de RH para 2019

Foto: Karin Versteegh

As principais tendências inspiradoras de RH para 2019 compreendem mudanças específicas que podem ser o diferencial para o ambiente em questão. O que se quer nesta área é que exista um aceleramento de tais modificações, pois observa-se que muito do que é pretendido para o ramo de RH acaba caracterizado por passos muito lentos.

Com o passar dos anos, muita coisa acaba se tornando necessária para as organizações. O que em 2015 parecia interessante, em 2019 pode ser que já não seja. Isto porque estamos em constante mudança, numa era de informação e tecnologia. Portanto, analise aqui as tendências que podem agregar muito à área de RH para o ano de 2019!

De acordo com Tom Haak, diretor e fundador do The HR Trend Institute, algumas especificações serão necessárias para este ano, a fim de aprimorar o setor de RH e agregar mais vantagens ao ambiente profissional. Confira!

 

  1. Personalização

De modo geral, o RH se concentra muito no padrão “One-Size-Fits-All” (um modelo serve para todos). Fazer a modificação para uma abordagem em que as necessidades do indivíduo único, como desejos e capacidades dos candidatos e colaboradores, em que estes sejam o ponto de partida pode ser dificultoso.

O recrutamento, por exemplo, apresenta uma estrutura organizacional, com empregos e hierarquia com definição. A etapa seguinte é saber como encontrar estes candidatos que preenchem a oportunidade.

Grande parte dos processos de integração têm projeto inverso: o que se espera que estes novos colaboradores saibam quando estão entrando na organização?

Inverter este questionamento raramente é feito: o que se pode aprender como os novos colaboradores que estão entrando nesta organização?

Existem diversos setores que sentem dificuldades em realizar a modificação para uma abordagem individual. Até mesmo os escritórios apresentam designs que não deram certo. Isto porque, se você trabalha próximo dos seus colegas e necessita do aconselhamento assíduo deles, o ideal é trabalhar em locais abertos, que facilitem isso.

No ano de 2019, a personalização terá uma maior atenção, fazendo com que a organização e colaboradores tenham mais benefícios.

 

  1. A questão da confiança

É preciso que os colaboradores e colaboradores confiem no ambiente em que trabalham, na tecnologia, e no apanhado geral de tudo o que faz parte deste setor profissional, principalmente em seus líderes.

A questão da confiança é necessária para 2019, em razão de diversas iniciativas do RH que se projetam na suposição de que os colaboradores confiam no ambiente como um todo e na tecnologia. Esta não é uma realidade, até então.

 

  1. Desenvolvimento como serviço

Para que haja o desenvolvimento como serviço é preciso que tudo esteja alinhado na organização, desde os interesses até a forma como serão desenvolvidas as estratégias.

Em relação a vida empresarial, isso acaba não acontecendo, portanto, espera-se que dentre as principais tendências, esta perspectiva seja desenvolvida a partir da orientação de dados.

 

  1. Erosão da experiência do colaborador

A ideia de projetar experiência dos colaboradores apenas para agradar o líder, não focam no colaborador em si. Esta conceituação da experiência deve partir do questionamento a seguir:

“De que forma podemos dispor aos colaboradores uma experiência que promova o atendimento a expectativas, necessidades e suas habilidades?”

Há um desgaste pela estrutura com liderança a partir da consultoria, de modo a enganar os colaboradores numa jornada que não faz sentido. Isto precisa ser modificado em 2019.

 

  1. Sem mais paternalismo

De modo geral, o RH faz a adoção de uma abordagem extremamente paternalista e normativa, do tipo “nossos líderes e gerentes devem ser excelentes treinadores”.

E o que acontece é que grande parte dos gerentes não são treinadores excelentes. Portanto, o passo a seguir é o treinamento. Ainda, o RH é capaz de projetar processos que forçam estes colaboradores a frequentarem sessão de “coaching” com os subordinados por, no mínimo, duas vezes ao ano e aí vem o questionamento: por que razão forçar os indivíduos a realizarem coisas que não gostam e que não são muito bons?

É preciso, descaradamente, mudar esse tipo de abordagem.

 

  1. Análise de Pessoas (People Analytics)

Em relação à análise de pessoas, o ponto de partida é, de modo geral, todas as necessidades previstas pela organização. Como se pode fazer a redução da rotatividade dos colaboradores? É possível atingir os níveis mais altos da produtividade? É possível fazer a mensuração dos riscos diferenciados de parte da organização?

Os benefícios para o colaborador recebem menos atenção. Além disso, a propriedade de dados necessita, também, de abordagem. Grande parte dos colaboradores não permanecem em um único emprego pela vida inteira. Eles vão em frente, conhecendo novas oportunidades. Por isso, é importante pensar nestes dados:

  • o que ocorre com a coleta destes dados sobre o colaborador?
  • os dados permanecem com a organização?
  • o colaborador pode incluir suas análises pessoais em seu currículo?

O ideal é que isso se movimente no direcionamento destas questões porque, de fato, acaba criando a oportunidade para soluções como “Meus dados pessoais”. O colaborador pode utilizar os dados de diversos modos.

Faça a conexão do People Analytics para aconselhamentos de carreira ou, ainda, venda-o para servidores que anseiam pela análise e uso de dados de pessoas.

 

  1. Menos é Mais

A ideia de que o RH faz muito, e que a listagem de iniciativas deste setor é extremamente comprida, é algo que ainda permanece nas diversas organizações. O que, de fato, os colaboradores e a gerência procuram é um impacto maior com menor esforço.

 

  1. Grande é bonito

Os grandes players em soluções de RH estão ficando maiores ainda e players já consagrados no mercado brasileiro, como a Linked RH, anunciaram investimentos ainda maiores para 2019 e o lançamento de aplicativos para celular do Join RH. No passado, temos sido céticos sobre a capacidade dos grandes players de incorporar novas tecnologias e ser flexíveis o suficiente para atender às diferentes necessidades das organizações. Nosso ceticismo está diminuindo, e nossa expectativa é que, especialmente, os grandes players possam ajudar o RH a transformar em digital. Os criativos e inovadores pequenos players, e há muitos, aumentarão suas chances de sobrevivência se forem comprados por um dos grandes players ou se tiverem sido capazes de capturar um nicho de mercado verdadeiramente único.

 

  1. Laboratórios de Inovação de RH

Tentar usar novos meios, novas tecnologias e soluções que inovem o RH pode se caracterizar como uma excelente abordagem. Tudo isso pode ser aprimorado com um simples laboratório de inovação de RH.

As grandes organizações inovadoras investem em equipes que fazem que se concentram em inovações para o RH, bem como na possibilidade de novas aplicações da tecnologia no RH.

É excelente para a organização porque acaba aumentando o ângulo que corresponde à curva do aprendizado. Aqueles que provém a tecnologia do RH têm benefícios porque são capazes de atuar e aprender com o público específico. Auxilia o RH a modificar a imagem deste setor, caracterizado antes como lento e convencional para célere e de inovação.

 

  1. RH é sobre pessoas

Tudo o que se espera da análise e da tecnologia que impulsiona o trabalho costuma ser sempre muito grande. Portanto, é preciso considerar 3 elementos:

  • o comportamento das pessoas não é fácil de ser previsto, ainda que se tenha muito conhecimento sobre os indivíduos;
  • o comportamento racional da liderança, colaboradores e profissionais de RH, isto porque todo ser humano é propenso a viés de cognição que interfere na interpretação do resultado; e,
  • o desempenho humano que não se substitui pela inteligência artificial.

 

Existem coisas que não se pode prever em relação aos colaboradores, bem como a postura da liderança pode sofrer alterações em relação a racionalidade e há atividades que jamais serão substituídas pelos robôs.

Para concluir, a expansão de vantagens e tendências que inspirem o RH pode trazer para este ambiente e organizações uma equipe mais preparada para as metas e tarefas diárias. É imprescindível, portanto, mudar e se adequar a todas as possibilidades inovadoras da área de RH!

Fonte: https://hrtrendinstitute.com/2018/11/26/10-inspiring-hr-trends-for-2019/

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados