Plano de carreira: como planejar seu futuro profissional

Traçar metas para a vida profissional é essencial, por esse motivo, construir um plano de carreira se torna indispensável para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho.

É muito comum que as empresas elaborem um plano de carreira para o colaborador, porém, isso nem sempre acontece. Por esse motivo, é importante que o profissional tenha autonomia sobre a sua carreira, saiba aonde quer chegar e como chegar.

O plano de carreira contribui para que a pessoa tenha uma perspectiva mais clara sobre sua vida profissional e quais caminhos deve trilhar para alcançar os objetivos almejados. De maneira simplificada, o plano de carreira compreende:

  • Cargo atual e remuneração;
  • Histórico profissional;
  • Competências técnicas e emocionais;
  • Gaps a desenvolver;
  • Metas;
  • Ações necessárias para chegar aos objetivos.

O que é plano de carreira?

Plano de carreira consiste em uma série de metas e ações que norteiam o profissional sobre qual melhor caminho seguir em relação aos seus objetivos profissionais.

O plano permite que sejam identificadas as habilidades e pontos a melhorar para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Confira algumas etapas que podem te ajudar a construir um bom plano de carreira.

Questione-se sobre o momento atual da sua carreira

Faça uma reflexão sobre o momento atual em relação a sua vida profissional. É importante compreender o seu nível de satisfação no cargo atual, para isso, liste quais são as atividades que mais e menos gosta de fazer. Realize também uma análise através dos seguintes questionamentos: Me sinto valorizado na empresa em que trabalho? Estou na posição que sempre desejei? Estou satisfeito com a minha remuneração?

Para facilitar a visualização e seguir para as próximas etapas é importante anotar todos esses dados.

Entenda onde quer chegar

Compreender a posição atual é fundamental para determinar o caminho a ser seguido até o objetivo final.

Estabelecer objetivos a curto e longo prazo, como, onde quero estar daqui 1 ano ou 5 anos, é uma das principais etapas do plano de carreira, pois permite projetar as metas e programar as próximas etapas.

Defina as suas metas e realize um plano de ação

Após compreender qual caminho a ser percorrido é preciso definir quais ações devem ser realizadas para chegar aos objetivos desejados.

Entender quais são suas habilidades, competências técnicas, comportamentais e pontos a melhorar se torna fundamental nesse processo. A partir dessas informações, é possível pensar em soluções para aperfeiçoar ou adquirir novas competências que serão necessárias para alcançar os objetivos de carreira.

Para viabilizar e otimizar o processo, é necessário que seja realizado um planejamento com etapas definidas e prazos estipulados para cada ação.

Revise o plano de carreira

Periodicamente revise o plano de carreira para saber como está o andamento do processo e se as metas estão sendo atingidas no prazo estabelecido. Esta análise é muito importante, pois se as metas não estiverem sendo atingidas ou o plano já não fizer mais sentido no período em questão, é possível realizar mudanças para adequar ao novo caminho.

Não se esqueça!

Nunca é tarde para ter objetivos profissionais, o importante é planejar todos os passos e sair da zona de conforto. E lembre-se, não compare a sua jornada com a de outros profissionais, cada ser humano é único, com habilidades e oportunidades diferentes, carreira não é um padrão.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados