Hoje, os recrutadores estão apostando em tecnologia para ajudá-los a selecionar o talento perfeito para suas organizações. De triagem baseada em inteligência artificial a entrevistas conduzidas por avaliação cognitiva, a tecnologia está mudando as tabelas quando se trata de seleção de candidatos. Na tentativa de tornar-se conhecedor de tecnologia, pode-se tender a ignorar os aspectos mais sutis da avaliação de candidatos, como o fit cultural.
Fit Cultural
É importante realizar interações fit cultural se você deseja contratar a longo prazo. Um ótimo candidato com as habilidades certas pode não ser capaz de alinhar seus valores com os valores organizacionais, e essa é uma receita para o desastre – há grandes chances de um desajustamento cultural sair em breve.
As empresas hoje estão atentas para não apenas construir a cultura certa, mas também mostrar elementos culturais aos possíveis candidatos. A proposta de valor do empregador de hoje tem a cultura como um componente significativo para atrair e engajar o candidato. A maioria das organizações destaca os valores organizacionais por meio de vídeos e mídias sociais, de modo a atrair candidatos que possam se relacionar com esses valores.
A comunicação da organização deve, portanto, girar em torno da cultura. Mesmo antes de um candidato ser contratado, é importante propagar a cultura da organização através de canais de comunicação apropriados. O próprio processo de contratação deve ser projetado para avaliar o alinhamento com os valores da empresa. Muitas ferramentas estão disponíveis para tornar isso uma realidade – avaliações psicométricas, sondagens de entrevistas baseadas em valores e avaliações baseadas em simulação que têm um elemento cultural entrelaçado, tudo para que o fit cultural seja realmente levado em consideração no momento da contratação.
A cultura pode ser usada como uma ferramenta eficaz para o recrutamento. Ele pode servir como um ímã para atrair as pessoas certas, reduzindo assim o número de perfis irrelevantes e incomparáveis. Isso pode ajudar a acelerar o processo de recrutamento, pois você tem menos perfis e, portanto, levaria menos tempo e esforço para fazer uma seleção de candidatos.
O ajuste cultural pode reduzir drasticamente suas saídas no primeiro ano, promovendo a retenção de funcionários.
Os novos funcionários que se alinham à cultura organizacional atuam como embaixadores da marca empregadora, defendendo as virtudes das organizações e atraindo seus amigos e familiares que carregam os mesmos valores. Assim, a triagem e a seleção por ajuste de cultura podem ter um efeito espiral positivo no recrutamento. A cultura pode, assim, servir como uma poderosa ferramenta de recrutamento e é essencial para garantir a longevidade dos funcionários em um mercado de trabalho altamente dinâmico.
Como otimizar o processo seletivo
O RH deve garantir que a cultura não é apenas o que é representado, mas é verdadeiramente vivida, fazendo com que o fit cultural seja real. Para isso, é importante ter o maior apoio da liderança para construir e sustentar a cultura.
Quando os funcionários em todas as hierarquias veem e experimentam os principais líderes que vivem os valores, eles certamente olham para estes valores e se esforçam para defender esses valores. O RH deve pensar além dos arranjos culturais superficiais, como bolas de pingue-pongue e áreas de diversão.
É fundamental envolver os candidatos no processo de contratação para saber como eles podem se encaixar em uma organização específica. Vários métodos de medição podem ser usados para capturar melhores dados de candidatos sobre o ajuste.
Pode ser especialmente útil usar uma abordagem que apresente candidatos com os dois lados da moeda – aspectos reais da cultura da organização, bem como alguns elementos culturais que não são oferecidos.
A cultura deve estar profundamente enraizada no modo de trabalhar, todos os dias, todos os momentos. Só então o RH e os recrutadores conseguirão construir credibilidade cultural e se envolver com os principais talentos da organização.
O fit cultural é a forma com que o candidato se encaixa com as diretrizes de uma empresa, com os seus valores e metodologia de trabalho. O profissional precisa compartilhar das mesmas crenças, valores e dos comportamentos exigidos pela empresa para um bom desempenho.
Logo, essa é a real importância da realização de testes de fit cultural no processo seletivo, para que antes da contratação acontecer seja possível identificar se aquele profissional possui identificação com a empresa. Dessa forma, evita até mesmo as saídas do quadro de funcionários e redução da insatisfação com a empresa.