Integração de funcionário – Uma nova perspectiva

Os novatos que chegavam às empresas recebiam as boas vindas tradicionais na integração de novos colaboradores, mas uma nova perspectiva busca incorporá-los mais rapidamente. Saiba mais!

Durante muito tempo os novatos que chegavam para o primeiro dia de trabalho nas empresas recebiam as boas vindas na integração de novos colaboradores.

Chegavam a permanecer em treinamento de 2 até 5 dias em uma sala, onde o pessoal de RH repassava sobre as politicas da empresa, benefícios, programas especiais, normas de segurança no trabalho, além de assistirem o vídeo institucional da empresa, que em muitos casos causava sonolência nos participantes.

Embora fosse intensa a carga de dedicação e trabalho do RH, não era possível assegurar a eficácia desta metodologia, visto que as orientações técnicas eram vagas e ficar imerso um ambiente durante tanto tempo acabava espantando os novos profissionais ao invés de encantá-los com a nova empresa.

Por tantos motivos, acabar com a burocracia na organização é uma tendência também no recebimento dos novos colaboradores, e isso faz com que o processo de integração seja revisado pelas empresas.

A nova perspectiva busca colocar os colaboradores contratados em campo, para rapidamente incorporá-los a equipe fazendo com que se sintam engajados e participantes do trabalho de imediato, claro que de forma supervisionada, mas já começam arregaçando as mangas, acompanhando as etapas do processo de trabalho que realizará posteriormente.  Transitam pelos departamentos da empresa, onde mais facilmente conseguem perceber e visualizar as práticas oriundas das políticas internas.

Algumas empresas chegam a enviar para a casa do novo contratado um material de integração com as politicas corporativas da empresa, tudo para acelerar o processo que fará com que ele se sinta acolhido e já pertencente ao quadro funcional.

Este novo processo aumenta a velocidade no processo de integração, melhora a qualidade das informações técnicas e antecipa a produção do colaborador dentro dos cálculos do PCP.

A área de RH continua dando as boas vindas, mas nesta nova visão, entrar em campo realizando algo do novo trabalho, já no primeiro dia, é tão esperado por todos da organização quanto para o novo colaborador que chega ansioso por novas realizações.

O resultado dessa iniciativa é uma equipe mais unida, engajada e motivada para contribuir com os resultados corporativos.

 

Como dar um excelente Feedback

 

Quais são as práticas de integração da sua empresa?

Compartilhe conosco quais são as atuais práticas de integração utilizadas em sua organização e quais resultados elas geram para o seu time!

Marcia Vinhoto Lopez
Marcia Vinhoto Lopezhttps://agapegestaoeducacional.com.br/
Marcia Vinhoto Lopez é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua há mais de 26 anos na formação de talentos e desenvolvimento de pessoas. Como consultora para empresas e Instituição de Ensino, realiza mentoria para mulheres, professores de gestores de RH. Mais de 6.000 pessoas participaram de seus programas de desenvolvimento em palestras, treinamentos, mentorias ou Pós graduação/MBAs. Viver com propósito de vida é sua marca, onde ajuda pessoas a exalar a melhor versão de si mesma, através de olhar com felicidade e entusiasmo pela vida.

Artigos relacionados