O novo normal precisa de novas posturas e o velho RH precisa se adaptar a esta nova realidade.
Certamente que o ano de 2020 ficará na história, lembrado como o período em que pandemia causada pelo Covid-19 deixou trabalhando em casa a maioria das pessoas.
Neste contexto em que os profissionais tentavam se adaptar às mudanças e às novas práticas de trabalho e a antecipação acelerada do e-learning, onde as empresas aderiram ao trabalho home office de forma quase que unânime, o velho RH também buscava novas estratégias.
O velho RH teve que se reinventar e agora também será o novo RH para gerenciar o novo normal. O uso da tecnologia nunca foi tão necessário, e para as empresas que ainda não estavam na visão do RH 4.0, entender que a inteligência artificial é parceira essencial não só no processo de recrutamento, entrevistas online e até mesmo um novo de jeito de realizar o onboarding, o grande desafio é bem mais complexo.
Gerenciar o novo normal envolverá primeiramente deixar a visão de um velho RH para diagnosticar quem é seu antigo novo funcionário. Isto mesmo, o antigo novo funcionário é aquele profissional que vivenciou todo o movimento mundial e teve aflorado seus medos e seu nível de ansiedade e mudou seu jeito de pensar, fez uma revisão do seu estilo de vida e enquanto conviveu e acompanhou os acontecimentos teve suas crenças tão emergentes que fizeram com que sua essência aparecesse de forma tão cristalina.
Enquanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que saúde não é apenas a ausência de doença física, mas também o equilíbrio mental, como pode então, o RH diagnosticar quem retorna aos departamentos da empresa.
Podemos aqui dividi-los em dois grupos, aqueles que ficaram paralisados e amedrontados e os que se desenvolveram, melhoraram e buscaram aprender para retornar profissionais melhores.
E como o RH irá gerenciar estes departamentos e estes profissionais?
Primeiramente, embora já seja visível quais são os funcionários que tem mindset de crescimento e qual tem o mindset fixo, o RH poderá agora mais que em qualquer outro momento valorizar quem de fato vive o mesmo propósito da empresa e quem não tinha conexão com os propósitos da empresa, mas conseguia camuflar muito bem.
A psicóloga Carol Dweck menciona que as pessoas de mindset de crescimento são aquelas que acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho e boas estratégias em meio às adversidades, assim poderá o RH ter em mãos definições reais para elaborar seu planejamento de Recursos Humanos como estratégia para o negócio.
O RH deverá usar suas ferramentas de gestão de RH com mais afinco, pois elas serão tão ou mais importantes agora. É o momento exato para usar o mindset de crescimento nas ações do PDI, ações estratégicas e demais particularidades de Recursos Humanos.
Enfim, podemos concluir que o RH, novamente é chave essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pois tudo se trata de pessoas, para as pessoas e com as pessoas.