3 formas para o líder melhorar a sua avaliação de desempenho

Se você é o líder de uma área ou de uma empresa, então você já deve saber que aprimorar o relacionamento com a sua equipe e motivá-los é extremamente importante para influenciar positivamente a produtividade da empresa.

De acordo com o estudioso norte-americano Warren Bennis, a liderança pode ser definida como a capacidade de traduzir a visão em realidade.

A liderança tem um alto impacto de influenciar mudanças positivas, oferece uma visão  impulsionada pela habilidade inata de inspirar a confiança daqueles que a rodeiam, seja por meio de uma comunicação honesta ou até mesmo através do exemplo.

Com esse modelo de liderança em mente, realizar uma avaliação de desempenho é essencial para identificar e desenvolver talentos. Abre espaço para que os líderes possam aproximar-se dos seus colaboradores com o objetivo de construir equipes de alta performance e superar os desafios mercadológicos.

Veja agora as 3 formas de melhorar a avaliação de desempenho e aprimorar a sua relação com os seus colaboradores.

 

  • FOCO MAIOR NO FEEDBACK POSITIVO

Para que possamos crescer é preciso mudar. Sempre existirão pontos para melhorar, então, todo líder deveria praticar o feedback positivo.

Procure dedicar-se a maior parte do tempo em explorar os pontos positivos de cada trabalho realizado pelo colaborador e analise o que ele vem acertando.

Crie momentos de conversa que você possa parabenizá-lo e incentivá-lo fora da formalidade. Promova o  aprimoramento profissional, tornando a avaliação de desempenho extremamente motivadora para os colaboradores que buscam melhorar o seu desempenho.

 

  • NÃO FAÇA APENAS UMA AVALIAÇÃO FORMAL

Reforçando um pouco mais sobre a conversa informal, não espere aquela reunião semestral ou anual para estreitar o relacionamento com o colaborador.

Procure ter um relacionamento amigável e saudável com a sua equipe, elogiando quando identificar que algum colaborador superou os seus desafios, mostrando quais foram os pontos entregues acima do esperado e propondo alternativas para melhorar a sua produtividade no dia a dia.

Tornando esse momento de conversa mais suave e descontraído, você quebrará a formalidade, fazendo com que os colaboradores sintam-se à vontade para falar sobre as suas ações de melhoria e aprendizado, em outras ocasiões.

Ter uma relação mais próxima contribuirá para que situações problemáticas pequenas possam ser contornadas com facilidade e assim, os funcionários alcançarão ótimos resultados ao longo do tempo.

Ao finalizar a avaliação de desempenho, é importante usar o momento da conclusão para dar ênfase aos pontos em destaque, mas que podem ter sido citados durante o feedback.

 

  • INCENTIVE O DIÁLOGO E A CONFIANÇA MÚTUA

Incentivar o diálogo é a palavra mais importante deste conteúdo, pois a troca de ideias é fundamental para que todos possam compartilhar visões, demonstrar confiança e estabelecer uma relação de confiança mútua.

É extremamente importante entender que além de falar, o principal é ouvir.

Todo líder deve fazer perguntas construtivas, falar sobre as expectativas e estabelecer uma relação de confiança, demonstrando o quanto você deseja ajudar os seus colaboradores em alcançar as suas metas e superar os seus desafios.

Podemos perceber que os líderes desempenham um papel fundamental dentro da empresa, principalmente quando falamos sobre produtividade e competitividade. Afinal, ajudar colaboradores e a empresa a enfrentar os desafios não é tarefa fácil, por isso, queremos abordar uma questão muito importante, o feedback contínuo.

Com um sistema de avaliação de desempenho, como o Join RH, você facilitará a interação entre seus colaboradores, permitindo-os dar, receber e solicitar feedbacks em tempo real, caminhado para uma cultura de alta performance. Além de ter todas as funcionalidades do Join RH na plataforma web, você terá disponível um aplicativo para celular que possibilita dar, receber e solicitar feedbacks individuais ou coletivos.

Você conseguirá visualizar uma timeline com todo o histórico de feedbacks, curtidas e comentários sobre os feedbacks, poderá associar estes feedbacks as competências valorizadas na sua empresa, tudo isso na palma da sua mão.

Entre muitas funcionalidades do Join RH, você poderá acompanhar os resultados das suas metas e de sua equipe em tempo real.

O RH Mobile já é uma realidade que está mudando a gestão de pessoas e proporciona informações mais consistentes dos seus colaboradores, facilitando o processo de decisão dos líderes.

Agora que você já sabe como tornar melhorar a Avaliação de Desempenho da sua empresa, está pronto para aplicá-la?

A Linked RH pode ajudá-lo com este processo implantando o Join RH na sua empresa, o sistema #1 de gestão de pessoas que facilita os processos das diversas operações estratégicas do RH.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados