Tipos de remuneração: qual o melhor para sua empresa?

Você conhece todos os tipos de remuneração que sua empresa pode utilizar? No artigo de hoje apresentaremos 7 possibilidades para que você defina qual melhor se encaixa no perfil de sua organização. Confira!

 

Enquanto o salário é o valor financeiro recebido por um colaborador em troca de seus serviços, a remuneração abrange mais do que a receita mensal líquida de um profissional. Ela engloba o conjunto de retribuições que complementam seu salário e compõem todos os valores recebidos pelo empregado de sua empresa, ou seja, salário direto, indireto e remuneração variável.

Para tornar esse conceito mais claro, existe uma frase que explica muito bem a diferença entre eles: “salário sempre é remuneração, mas remuneração nem sempre é salário”. O foco da questão é que uma remuneração deverá sempre ser capaz de representar os valores e benefícios justos para um colaborador perante a lei e sua percepção das realizações de seu cargo.

É importante lembrar que salário ou remuneração nunca deverão ser o único ou principal atrativo para a retenção de talentos, mas representam uma importante parcela para a atratividade e permanência de colaboradores em uma organização. Quando são bem reconhecidos profissionalmente e bem remunerados, os trabalhadores elevam naturalmente seu nível de engajamento ao perceber que seu trabalho é valorizado e faz a diferença na empresa.

Então se a remuneração pode ser uma das armas estratégicas para que você mantenha sua empresa competitiva no mercado, é importante conhecer os principais tipos e avaliar qual deles se encaixa melhor ao perfil de sua organização:

  • Remuneração Funcional: também chamada de Plano de Cargos e Salários, é um dos mais tradicionais sistemas de remuneração e o mais comum nas empresas. É formado pela descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

 

  • Salário Indireto: são os benefícios oferecidos pelas empresas e que representam, muitas vezes, parte considerável da remuneração total. Podem ser apresentados em formas de auxílio automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada, estacionamento, auxílio-doença, auxílio-farmácia, assistência odontológica, auxílio-funeral, aluguel residencial, clube, transporte, alimentação, creche, cursos, treinamentos, idiomas, etc. Hoje os benefícios são oferecidos aos empregados sem opção de escolha e muitas vezes não representam valor para os empregados.

 

  • Remuneração por Habilidades: é paga em função do conhecimento ou habilidades certificadas de um profissional, considerando-se a habilidade como o conjunto de conhecimentos que podem ser formalmente aprendidos mais aptidão pessoal do profissional.

 

  • Remuneração por Competências: é aplicável aos níveis gerenciais e sua implementação exige mudanças no modelo de gestão e estilo gerencial. Esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função do crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, implantação de sistemas mais flexíveis e redução de estruturas hierárquicas rígidas e popularidade do conceito de competência.

 

  • Remuneração Variável: é o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, de forma a complementar a remuneração fixa e atrelar à ela fatores como atitudes, desempenho e outros critérios relevantes. A remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. O principal objetivo da remuneração variável é criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhando os resultados da empresa e transformando o custo fixo em variável.

 

  • Participação Acionária: é um dos sistemas de remuneração mais complexos pelo qual os empregados passam a ser co-proprietários da empresa, focando uma relação de longo prazo e parceria, comprometimento e orientação para resultados. Exige um projeto muito bem elaborado para sua implantação.

 

  • Alternativas Criativas: são maneiras de remuneração que promovem um vínculo imediato entre o fato gerador e o reconhecimento. O reconhecimento, feedback e orientação é muito importante, pois existe uma relação muito grande entre a motivação, recompensa e desempenho. Existem quatro tipos de reconhecimento: social (agradecimento público, cartas de reconhecimento, jantares de comemoração e outros), simbólico (passagens de avião, convites para teatro, etc.), relacionado ao trabalho (promoção, participação em projetos especiais, etc.) e financeiro (bônus, ações da empresa, prêmios especiais e outros).

 

E qual tipo de remuneração é mais indicada para minha empresa?

Para responder a essa pergunta, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar cuidadosamente o perfil de sua organização e o quadro de colaboradores que sua empresa engloba. Toda e qualquer decisão deve ser pautada sobretudo em um critério básico: quando você implementa um novo tipo de remuneração, ela passa a fazer parte da história e cultura de sua empresa, tornando-se mais difícil modificar esse padrão futuramente sem gerar impactos na equipe.

Sendo assim, estude a fundo a legislação, seus impactos e como ela pode refletir no desempenho de sua equipe. Só depois de fazer uma criteriosa análise neste sentido é que você deverá optar pela implantação de novos modelos em sua empresa.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados