RH Mobile: Autonomia para a liderança e produtividade para o RH

Com um RH mobile, as empresas diminuem seu custo operacional com comunicações e diminui o tempo de resposta do RH em atendimentos aos colaboradores, aumentando a produtividade do RH. Entenda como neste artigo!

  1. O que é um RH mobile?
  2. Quais são os benefícios do RH mobile?
  3. Em quais processos o RH mobile pode ser aplicado?
  4. Como começar uma estratégia de RH mobile?
  5. Qual a importância da inovação com o RH mobile?
  6. Como escolher a solução ideal para o RH mobile?

Com toda a certeza, já faz algum tempo que os aplicativos celulares se tornaram parte da vida das pessoas. Só para ilustrar, as novas gerações estão tão ligadas aos aplicativos que estão aprendo a arrastar seus dedinhos por uma tela e encontrar vídeos e aplicativos para colorir até mais rápido do que estão aprendendo a falar. Do mesmo modo, as gerações mais velhas também aderiram aos aplicativos e os utilizam diariamente para ajudá-los em diversas atividades.

Uma das características das novas gerações é a rapidez com que procuram novas soluções. Isso as leva a aderir ou se desinteressarem com mais facilidade do que as gerações anteriores. Contudo, algo existe em comum, se você enxerga vantagem em usar um aplicativo, você adere a ele e dificilmente deixa de utilizá-lo.

Nesse sentido, dentro das organizações, esta evolução tecnológica chegou ao RH trazendo uma transformação digital. Ou seja, os aplicativos para RH já ganharam seu espaço. Essa mudança de hábito trouxe mais eficiência ao RH e melhorou significativamente a experiência do colaborador nas empresas.

Um aplicativo móvel para o RH permitirá que seus próprios colaboradores e, principalmente, a liderança, executem algumas tarefas de forma simples e rápida, a partir de qualquer lugar.

O que é um RH mobile?

O RH mobile é um conjunto de aplicativos móveis que tem ajudado o RH a gerir melhor seus processos. A comunicar-se de maneira mais eficiente e rápida com seus colaboradores. Ao mesmo tempo, traz uma nova experiência aos colaboradores para com a empresa.

Nesse meio tempo, a área de Recursos Humanos ganhou força com estas soluções móveis. Aumentou o engajamento dos colaboradores, transformando a gestão de pessoas em práticas diárias. Este tipo de engajamento é tão importante porque quando o colaborador passa por boas experiências na empresa, ele sente que faz parte da organização.

Seja como for, a mobilidade aplicada aos processos de RH trouxe um diferencial competitivo. Em outras palavras, ao ter um RH mobile, a empresa permite que seus colaboradores tenham mais flexibilidade e se tornem capazes de realizar tarefas de forma mais eficaz. Assim, esta transformação digital trouxe mais dinamismo e qualidade para os processos de RH.

Atualmente, pesquisas de renome no mercado apontam para um redesenho da experiência do colaborador (Employee Experience – EX), reduzindo custos e aumentando o engajamento dos colaboradores nas atividades essenciais para a empresa.

Em conclusão, alguns dos melhores softwares de RH do mercado brasileiro, tal como o software Join RH da empresa Linked RH, já estão disponíveis também nas plataformas Android e IOS para os smartphones.

Quais são os benefícios do RH mobile?

Os benefícios do RH mobile para as empresas são muitos, principalmente, em um cenário de crescimento do trabalho home office, previsto para continuar mesmo após o fim da pandemia. De fato, o RH mobile ajuda as lideranças a terem um melhor gerenciamento de suas equipes, onde quer que elas estejam.

Você notará que a maioria destes benefícios gerados pelo RH mobile estarão relacionados a otimização do tempo, produtividade e redução de custos no RH. Além disso, um aumento significativo no engajamento dos colaboradores. Contudo, nem sempre poderá medi-lo somente em números, mas que observado claramente na mudança da cultura organizacional.

Só para exemplificar, aqui estão algumas das vantagens que você alcançará com o aumento do engajamento dos colaboradores:

  • Criar uma cultura organizacional centrada na gestão de pessoas;
  • Tornar as ações do RH mais transparentes;
  • Permitir que o colaborador compreenda mais facilmente os pontos que precisa desenvolver;
  • Dar mais agilidade nas ações corretivas; e,
  • Alinhar os objetivos do negócio em tempo real.

Em quais processos o RH mobile pode ser aplicado?

Anteriormente, já falamos em outros momentos sobre autodesenvolvimento, automotivação e tantos outros “auto”, agora estamos falando em autoatendimento. Já que o próprio colaborador deve ficar responsável por algumas atividades.

Seja como for, o RH deve usar os aplicativos móveis para transformar a cultura organizacional e proporcionar um engajamento maior nas ações de gestão de pessoas que levarão a empresa a crescer seu negócio.

Com um aplicativo móvel, o RH conseguirá proporcionar aos colaboradores, por exemplo, estas ações:

  • Pesquisar perfis de colaboradores.
  • Consultar descrições de cargo.
  • Navegar pelo organograma da empresa.
  • Aderir ao feedback contínuo.
  • Acompanhar as metas de sua equipe.
  • Marcar presença em treinamentos.
  • Realizar solicitações de aumento, admissão, demissão e transferências.
  • Manter seu perfil atualizado.
  • Ver seu demonstrativo de recebimentos.

Ademais, esses são apenas alguns, de tantos outros exemplos que podem ser citados. Essas ações podem ser feitas em um software de RH na nuvem, mas o uso de aplicativos móveis proporciona mais praticidade e eficiência.

Como começar uma estratégia de RH mobile?

Para implantar o RH mobile em sua empresa, o RH precisa avaliar quais são os processos que geram mais impacto no negócio. Conhecendo o fluxo das atividades de um processo, o RH identificará aqueles que precisam ser automatizados com mais urgência. Aqui estão algumas ideias para servirem como um ponto de partida para esta transformação no RH.

Feedback contínuo

Para uma boa gestão de pessoas e produtividade dos colaboradores é importante que o gestor realize feedbacks contínuos. O feedback permite que o líder oriente o seu time de colaboradores, ampliando assim seus níveis de eficiência. Por meio do aplicativo, podem ser enviados feedbacks diretamente para o colaborador, reduzindo o tempo necessário para a sua execução e garantindo a privacidade.

Um aplicativo de feedback pode disponibilizar um histórico dos feedbacks em uma linha do tempo, permitirá a interação com os feedbacks através de curtidas e comentários, associação de competências, anexar fotos, arquivos e áudio, além de garantir total privacidade aos envolvidos.

Gestão de metas

O acesso rápido às informações possibilita que a liderança acompanhe o cumprimento das metas de sua equipe e, de forma imediata, verifique se os resultados atingidos estão de acordo com o esperado e, caso contrário, já se comunicar com sua equipe para traçar um plano de ação para os desvios identificados.

Ensino à distância

O uso de aplicativo para desenvolver os colaboradores tem sido um dos usos do RH mobile mais utilizado pelas organizações. Seus colaboradores podem ser treinados de forma interativa e de qualquer lugar, uma vantagem importante para organizações que estão espalhadas geograficamente.

Além do ensino a distância, o aplicativo pode auxiliar na gestão dos treinamentos, permitindo o registro online das turmas treinamentos em instantes e a marcação de presença dos participantes com a utilização do crachá da empresa, além do registro fotográfico da lista de presença para comprovação em auditorias. A realização das avaliações de reação, eficácia e aprendizagem do treinamento também passam a serem realizadas no próprio aplicativo celular.

Recrutamento e seleção

O RH tem atraído candidatos e agilizado seus processos seletivos com entrevistas por vídeo e recrutamento pelas redes sociais. É muito mais fácil o candidato estar com um celular em mãos para uma entrevista por vídeo do que um laptop com webcam, além da praticidade disto poder ocorrer em qualquer lugar, e a qualquer hora do dia.

Comunicação interna

A comunicação interna feita por meio de aplicativo tem se demonstrado muito eficiente por conta do grande uso de smartphones em todos os níveis hierárquicos da empresa, fazendo com que as informações sejam disseminadas aos colaboradores de forma muito mais rápida.

As propostas apresentadas, como ideias para início de um projeto de RH mobile, de nada adiantam se a cultura da empresa não está alinhada à transformação digital. Todos na empresa, principalmente a liderança, precisam mudar o pensamento para abandonar processos tradicionais, e até mesmo arcaicos, e estarem alinhados a implementação do RH mobile frente às estratégicas da empresa.

É muito importante buscar por um ótimo software de RH que esteja em constante evolução. Com o crescimento do seu negócio, você precisará de aplicativos de RH que estejam preparados para atender as suas demandas com as melhores práticas de RH do mercado.

Qual a importância da inovação com o RH mobile?

Inovação é, sem dúvida, um dos pilares de qualquer negócio. A adoção de novas tecnologias para agilizar o fluxo de informações, em um mercado em que a competição entre empresas se torna mais acirrada a cada dia, se torna um diferencial capaz de definir até mesmo a viabilidade de um negócio.

O RH mobile já está disponível no mercado há algum tempo e vem se aprimorando a cada dia. Não estamos falando de futuro, mas do momento atual e até mesmo de um passado próximo.

Ao elevar a mobilidade do RH, uma companhia permite que seus colaboradores tenham mais flexibilidade, de modo que eles se tornam capazes de realizar suas tarefas de forma mais eficaz.

Como a gestão de RH é feita para pessoas, otimizar os processos de RH por meio de aplicativos é sinônimo de uma gestão voltada para criar boas experiências para os seus colaboradores.

Como escolher a solução ideal para o RH mobile?

Depois de conhecer os principais benefícios que o RH mobile pode trazer para sua empresa e obter algumas ideias para início do seu projeto, agora, é importante buscar por um software de RH que esteja em constante evolução.

Com a popularização de soluções de RH mobile, são muitas as ofertas no mercado. Encontrar um sistema confiável e eficiente é o que vai fazer a diferença na hora de colher os frutos do projeto “RH mobile”.

Entre em contato com a Linked RH e conheça o software Join RH, o qual ajudará sua empresa a aumentar o engajamento dos colaboradores no que é importante para seu negócio. A equipe de especialistas da Linked RH ajudará a sua empresa a implantar com sucesso este projeto e a usufruir dos benefícios do RH mobile.

A gestão de pessoas está realmente na palma da mão. O RH é mobile!

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados