RH mobile: uma realidade que está mudando a gestão de pessoas

Cada vez mais a área de Recursos Humanos tem ganhado força com soluções móveis para engajar os colaboradores e transformar a gestão de pessoas em práticas diárias.

A maneira como as pessoas interagem, solicitam informações e prestam serviços já mudou faz alguns anos. Os aplicativos para smartphones, também conhecidos como aplicativos mobile, são um dos grandes responsáveis por esta mudança.

Aos poucos a área de RH está ingressando neste novo mundo mobile, ganhando agilidade em processos rotineiros e ampliando suas forças nas ações de atração, engajamento e retenção de talentos.

Os aplicativos mobile para RH estão transformando a gestão de pessoas em práticas do dia a dia, de uma maneira mais forte e rápida do que na época em que surgiram os aplicativos de RH em nuvem.

O RH tem atraído candidatos e agilizado seus processos seletivos com entrevistas por vídeo e recrutamento pelas redes sociais. É muito mais fácil o candidato estar com um celular em mãos para uma entrevista por vídeo do que um laptop com webcam, além da praticidade disto poder ocorrer em qualquer lugar, e a qualquer hora do dia.

Com o aplicativo mobile, os líderes nas empresas conseguem visibilidade do perfil dos seus colaboradores no momento certo, em qualquer lugar que estiverem na empresa, além de poderem acompanhar os resultados e metas da sua equipe e darem feedbacks mais rápidos e na hora certa, não deixando para tomar uma ação corretiva dias após o ocorrido.

A gestão de pessoas está realmente na palma da mão. O RH é mobile!

Pesquisas de renome no mercado apontam para um redesenho da experiência do colaborador (Employee Experience – EX), reduzindo custos e aumentando o engajamento dos colaboradores nas atividades essenciais para a empresa.

 

Como o RH mobile é melhor em gestão de pessoas?

Mobilidade é o novo mundo e o RH deve estar nele. Já falamos em outros momentos sobre autodesenvolvimento, automotivação e tantos outros “auto”, agora estamos falando em autoatendimento. O próprio colaborador deve ficar responsável por algumas atividades.

Temos uma nova geração de pessoas nas empresas, e logo virá outra geração ainda mais conectada ao mobile do que a atual. Uma das características das novas gerações é a rapidez como procuram novas soluções e isso as leva a aderir ou se desinteressarem com mais facilidade do que as gerações anteriores, mas algo existe em comum, se você enxerga vantagem em usar um aplicativo, você adere a ele e dificilmente deixa de utiliza-lo.

O RH deve usar os aplicativos mobile para transformar a cultura organizacional e proporcionar um engajamento maior nas ações de gestão de pessoas que levarão a empresa a crescer seu negócio.

 

Exemplos de um RH mobile

Com um aplicativo mobile, o RH conseguirá proporcionar aos colaboradores realizarem, por exemplo, estas ações:

  • Pesquisar perfis de colaboradores.
  • Consultar descrições de cargo.
  • Navegar pelo organograma da empresa.
  • Aderir ao feedback contínuo.
  • Acompanhar as metas de sua equipe.
  • Aprovar solicitações de aumento, admissão e demissão.
  • Manter seu perfil atualizado.
  • Ver seu holerite.
  • Marcar seu ponto.

Esses são apenas alguns, de tantos outros exemplos que poderiam ser citados. Essas ações poderiam ser feitas em um software de RH na nuvem, mas o uso de aplicativos mobile proporciona mais praticidade e eficiência.

 

Quais os benefícios do RH mobile?

Existem muitos benefícios que alcançaremos com o engajamento dos colaboradores aos aplicativos de RH, mas citarei apenas alguns dos principais:

  • Criar uma nova cultura organizacional de gestão de pessoas.
  • Tornar ações do RH mais transparentes.
  • Permitir que o colaborador compreenda mais facilmente os pontos que precisa desenvolver.
  • Dar mais agilidade nas ações corretivas.
  • Alinhar os objetivos do negócio em tempo real.

 

Quando o RH mobile acontecerá?

Esta tecnologia já está disponível no mercado, se aprimorando a cada dia. Não estamos falando de futuro, mas do momento atual. A cada dia o RH de mais empresas adere aos aplicativos mobile.

Isto é uma tendência do mercado e uma ótima prática de gestão de pessoas. Segundo a Forbes, uma em cada três das grandes empresas está neste movimento.

Alguns dos melhores softwares de RH do mercado brasileiro, tal como o software Join RH da empresa Linked RH, já estão disponíveis também nas plataformas Android e IOS para os smartphones.

E você, quando irá aderir a esta realidade?

 

Como começar uma estratégia de RH mobile?

O mais importante é buscar por um ótimo software de RH que esteja em constante evolução. Com o crescimento do seu negócio, você precisará de aplicativos de RH que estejam preparados para atender as suas demandas com as melhores práticas de RH do mercado. Além disso, é fundamental alinhar a implementação do RH mobile à cultura e às estratégicas da empresa para atingir os melhores resultados.

 

Gostaria de tornar seu RH mobile?

Entre em contato com a Linked RH e conheça o software Join RH, o qual ajudará sua empresa a aumentar o engajamento dos colaboradores no que é importante para seu negócio.

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados