Por que o treinamento comportamental pode melhorar o desempenho de sua empresa?

É fácil notar que, hoje, as empresas brasileiras reconhecem a relevância de treinamentos como uma maneira de aprimorar o desempenho de seus colaboradores e promover a retenção de talentos. Não é sempre que tal condição é visada a melhorar desempenhos. Normalmente, os negócios investem em treinamentos, porém, não costumam ver a transformação de resultados.

Isso porque o colaborador participando de um treinamento específico, não é garantia de que ele irá pôr em prática o que foi ensinado. Em determinadas situações, por conta das falhas metodológicas ou conteúdo que não condiz com o cenário real, o profissional não aprende. Contudo, o principal fator é a ausência de motivação do colaborador para tornar aquilo algo a ser praticado.

 

O que é o treinamento comportamental?

É o treinamento que observa a superação de limitações e de obstáculos relacionados a atitudes individuais. Numa organização são construídos treinamentos em equipes, com o suporte da área de RH, para que a empresa tenha a possibilidade de crescimento em conjunto a seus colaboradores.

Conforme a psicologia, o comportamento é seguido por resultados que crescem ou se reduzem pela possibilidade de tal comportamento acontecer de novo. Ao passo que a consequência traga alguma vantagem ao colaborador, o comportamento terá repetição futuramente.

A valorização atribuída aos resultados é diferenciada de pessoa para pessoa, e este é o valor que especifica a repetição provável ou não, sobre o comportamento que teve aprendizado.

Este é o valor que faz com que o indivíduo fique motivado. O mesmo salário no fim do mês pode ter um efeito alto de motivação para um colaborador específico, mas não muito para outro. O que incentiva cada colaborador se relaciona pelo seu meio e pelo histórico de sua vida.

 

Treinamento comportamental e seus benefícios

Numa mesma empresa, os colaboradores, de forma prática, encontram-se em mesma situação de trabalho, porém as histórias de vida e os valores a que são atribuídos os comportamentos diferenciados, tornando o incentivo um item pessoal. Por isso, o treinamento comportamental é benéfico.

Os treinamentos comportamentais objetivam o aprimoramento comportamental dos colaboradores. Essa modificação não ocorre através de apresentações e instruções de técnicas e afins, porém de exercícios que atuam na emoção e motivação do colaborador.

Por meio desses exercícios, um head trainner ativa os fatores pessoais de cada indivíduo, tornando-o reflexivo a respeito de seu cenário vigente. O estímulo da emoção e da reflexão contribui para que ele se sinta motivado, como uma maneira de fortalecimento do bom desempenho profissional, aliado a realização de caráter pessoal.

Os treinamentos comportamentais revelam consequências imediatas, contribuindo de forma significativa no cotidiano do colaborador, tanto em seu trabalho, quanto em sua vida pessoal. Por meio dos treinamentos, acontece um procedimento de ressignificar os valores e as emoções do indivíduo. Isso atua como um incentivo para o comportamento que traga benefícios para o empreendimento e para o colaborador.

O treinamento técnico é relevante aos colaboradores, pois acabam trazendo conhecimentos atuais e novos, num universo de dinamicidade e mudança constante. Porém, é essencial mesclar treinamentos comportamentais, visto que uma dosagem de motivação é importantíssima para um grupo de desempenho altíssimo.

É papel da liderança o incentivo e a motivação dos colaboradores por meio de um trabalho valorizado e reconhecimentos. Quando motivado, o colaborador é capaz da disseminação dessa cultura aos que trabalham em conjunto a ele, num âmbito dotado de harmonia e produção.

Um suporte muito poderoso e de eficácia é o treinamento comportamental denominado por coaching. Ele ajuda o colaborador no desenvolvimento de outras posturas comportamentais baseando-se pela motivação e estabelecendo metas. Através do coaching há a possibilidade de fazer o treinamento de grupos e pessoas, além do desenvolvimento de atitudes que observam o despertar de plenitude das potencialidades que existem em cada um.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados