O que fazer quando os treinamentos não foram eficazes?

As empresas focadas em potencializar o capital humano sabem a importância de investir no desenvolvimento de pessoas, que geram muitos benefícios e contribui para o crescimento.

Sabemos que promover a qualificação dos profissionais é essencial, porém depois de cada treinamento é preciso mensurar os resultados obtidos, realizar análises de dados, identificar quais foram eficazes e quais precisam ser reformulados. Não há dúvida de que qualquer treinamento planejado deve ter objetivos claros, mensuráveis e que solucionam alguns dos problemas reconhecidos no LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento), porém, sabemos que mesmo seguindo bem todos os processos é possível gerar treinamentos de RH que tenham índices baixos de engajamento, falta de participação, falta de resultados práticos e dificuldade na aplicação dos aprendizados.

Pensando nisso, neste artigo iremos abordar os 4 principais motivos que podem tornar os treinamentos ineficazes e como evitá-los. Confira!

 

1 – Erro no diagnóstico

Muitas vezes, mesmo cientes de que estamos tomando uma ação errônea, partimos para uma solução imediata ao invés de certificar se realmente há um problema, ou seja, um erro de diagnóstico pode ser uma das causas de gerar um treinamento ineficaz.

Treinamentos com objetivos equivocados, ao invés de solucionar, podem trazer outros tipos de problemas, como:

  • Falta de engajamento dos participantes por não acreditarem ou entenderem que o problema não será resolvido;
  • Os colaboradores, mesmo engajados, não conseguem colocar em prática as ações propostas, já que não resolvem o problema em si;
  • Pode surgir outros conflitos ao longo do treinamento gerando discussão entre os participantes sobre qual seria o real problema.

Para evitarmos os erros nesta fase é necessário fazer uma pesquisa interna e descobrir quais são as deficiências que a empresa vem enfrentando. O diagnóstico é como identificar uma “doença”, é preciso observar os sintomas.

Para evitar erros de diagnóstico é importante conversar com todos os envolvidos para entender os problemas com mais propriedade, entender as perspectivas de todos os ângulos e assim poder melhorar o foco dos treinamentos oferecidos, evitando que os investimentos sejam jogados fora.

Dica: Aproveite o momento para criar e aplicar questionários estratégicos que possam realizar o mapeamento com maior profundidade.

 

2 – Erro no planejamento

A clareza e a objetividade de cada treinamento são elementos cruciais para obter bons resultados, porém a definição do período e do tempo são aspectos importantes que também devem ser considerados no planejamento.

Quando alocamos menos tempo que o necessário para um treinamento ou se o realizarmos em um período incorreto podemos impactar o resultado, sendo assim, para evitar erros no planejamento é preciso definir corretamente as janelas de tempo e construir as etapas adequadas para que cada treinamento seja feito pensando em solucionar o problema identificado no diagnóstico.

Planejar os escopos das atividades ao longo do treinamento com direcionamentos práticos pode facilitar o entendimento dos problemas, ajudando no engajamento dos participantes e contribuindo para que o treinamento se torne mais produtivo e impactante.

 

3 – Falha na metodologia escolhida

Escolher a metodologia é um fator importante, pois o conteúdo pode ser absorvido de vários formatos mais eficientes, como vídeos, cursos online, e-books, entre outros. O tempo do treinamento deve ser levado em consideração, pois o objetivo é tornar os participantes protagonistas deste processo, absorvendo os conhecimentos e experiências compartilhados, discutidos, aprofundados e aplicados de formas diferentes que permitam um bom nível de aprendizagem.

Metodologias vivenciais com dinâmicas são boas opções que geram participação ativa e, consequentemente, facilitam as aplicações dos conteúdos pelos próprios colaboradores.

 

4 – Falha na condução da atividade

Para conduzir os treinamentos é importante que se tenha um bom planejamento em mente, focado nas demandas e reações dos participantes. Neste processo, o erro mais comum é ver que o condutor não segue exatamente o que foi planejado.

Observar como os participantes reagem ao conteúdo pode trazer respostas que podem gerar mudanças no ritmo e no planejamento da atividade. Esses ajustes ao longo do treinamento podem maximizar o resultado de acordo com o que os colaboradores precisam naquele momento.

Neste ponto, é importante ser específico em relação aos objetivos da atividade, metodologia utilizada, resultados esperados e papéis de cada um nesse processo. Realizar esse alinhamento, pode garantir maior engajamento e melhorar o nível de participação do grupo, potencializando os resultados.

Sentir o engajamento do time e abrir espaço para possíveis questionamentos e objeções dos participantes pode ser uma boa alternativa para identificar se o formato e o tema estão alinhados com o objetivo principal.

 

Resumidamente

São diversos os aspectos que devem ser levados em consideração que muitas vezes são negligenciados ou analisamos superficialmente e que podem impactar a eficácia do treinamento.

Um fator que pode ajudar na gestão do treinamento e desenvolvimento é a utilização do Join RH, que é um software completo que apoia o RH e a gestão de pessoas com muitas funcionalidades, com ele você tem uma administração completa dos treinamentos, tornando o dia a dia do gestor de RH muito mais ágil, trazendo uma enorme economia de tempo e facilitando a visualização dos indicadores.

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Redação
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