Estagiários em ascensão

Vislumbrando uma porta de entrada para o mercado de trabalho, os estagiários encontram em muitas empresas que investem no aprendizado de jovens talentos a oportunidade de desenvolver uma carreira e crescer profissionalmente.

Desde 1980 muitas empresas brasileiras seguem o modelo americano de formação de jovens talentos – o Trainee, porém, nos últimos anos, esta prática vem diminuindo significativamente. De acordo com pesquisas feitas por grandes empresas de recrutamento e seleção, o número de vagas para Trainee tem sido menor que o numero de vagas para estagiários, que aumenta dia a dia.

A mudança tem uma explicação muito coerente, pois os gestores deste programa concordam que além do grande investimento financeiro e de pessoal para formar um trainee, a permanência deles na empresa nem sempre acontece como se espera e o sonho de ter um profissional qualificado para liderança escoa entre os dedos tão logo um concorrente que não teve nenhum custo o identifica no mercado e o leva por um salário maior.

Assim, com um cenário favorável chegou o momento dos estagiários brilharem. As empresas abrem as portas para um programa que possui um investimento financeiro menor e com mais chances de efetivação e sucesso.

Com uma proposta diferente, não somente para preencher as vagas de liderança na empresa, os estagiários que também podem sonhar em galgar esta posição em um tempo considerável curto, possuem desenvolvimento em áreas especificas de sua formação. Isto faz com que o resultado de um bom trabalho aconteça de forma eficaz e rápida.

Também se percebe que neste contexto, o quanto mais cedo as empresas conseguem fidelizar seus estagiários às suas praticas e cultura organizacional, mais chances deste estagiário seguir carreira nesta mesma organização e buscar aperfeiçoamento constante dentro dela.

Além disso, para as organizações contar com um estagiário traz um série de outros benefícios atrelados, como o desenvolvimento de jovens talentos, a capacidade de contar com recursos de apoio que podem auxiliar em mais de um setor e o fator econômico. Em tempos de crise, os estagiários e menores aprendizes se tornaram uma saída estratégica para muitas empresas reduzirem custos sem penalizar a demanda de produção corporativa. A seguir listaremos algumas das vantagens para as empresas e também para os estagiários:

 

Vantagens de ter estagiários nas empresas

  • Estagiários tem desejo de aprender e mostrar sua dedicação. Com isso, as empresas passam a ter um recurso comprometido e que pode gerar importantes resultados para a equipe;
  • Estagiários estão em fase de aprendizado e ainda não tem amplo conhecimento de assuntos mais especializados. Com isso, podem ajudar em tarefas rotineiras e aliviar a carga de trabalho de profissionais mais experientes da equipe, que terão mais tempo para se dedicar aos assuntos estratégicos;
  • Estagiários são, na maioria das vezes, jovens e carregam consigo os aprendizados mais recentes das universidades, trazendo para a empresa novos conhecimentos, tendências e possibilidades de inovação;
  • Estagiários começam nas posições mais simples e podem construir uma carreira dentro da organização. Assim, se chegam à posição de liderança, têm uma visão muito mais apurada de todo ciclo corporativo, necessidades e pontos de atenção em todas as escalas do negócio.

 

Vantagens de ser um estagiário

  • O estágio é uma oportunidade de ampliar conhecimentos, aprender a prática do mercado de trabalho e ter contato direto com a profissão escolhida para sua carreira;
  • Um programa de estágio abre as portas para uma vasta e importante rede de relacionamentos, através da qual os estagiários terão a oportunidade de construir e desenvolver sua carreira e perfil profissional com o apoio de profissionais mais experientes;
  • O estágio é uma fase que pode se tornar a base de sustentação dos desejos e perfil profissional de um estudante. Ao ter contato com um mercado altamente competitivo, se souber aproveitar as oportunidades o estagiário se desenvolverá, verá suas responsabilidades crescerem e será capaz de contribuir ativamente para o crescimento de muitas organizações
  • As experiências de um estagiário serão importantes durante toda sua vida. Em geral, cada aprendizado será marcante para a carreira de um profissional e sempre trará lições para futuras situações que ainda serão vivenciadas pelo profissional.

 

Você já foi um estagiário? Conte sua experiência e participe do Blog RH!

Muitos de nós já tivemos a oportunidade de participar de um programa de estagiários um dia ou até mesmo começamos nossa carreira como estagiários. Se você já vivenciou essa experiência, conte-nos um pouco mais sobre sua percepção e deixe um conselho para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho!

Marcia Vinhoto Lopez
Marcia Vinhoto Lopezhttps://agapegestaoeducacional.com.br/
Marcia Vinhoto Lopez é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua há mais de 26 anos na formação de talentos e desenvolvimento de pessoas. Como consultora para empresas e Instituição de Ensino, realiza mentoria para mulheres, professores de gestores de RH. Mais de 6.000 pessoas participaram de seus programas de desenvolvimento em palestras, treinamentos, mentorias ou Pós graduação/MBAs. Viver com propósito de vida é sua marca, onde ajuda pessoas a exalar a melhor versão de si mesma, através de olhar com felicidade e entusiasmo pela vida.

Artigos relacionados