Afinal, o que é um plano de sucessão?

No mundo do RH, existem práticas que exigem planejamento e estrutura para evitar problemas para a empresa e para os funcionários. Por exemplo, o plano de sucessão de carreira. Esse é um assunto polêmico e desafiador para as organizações.

Geralmente, quando falamos sobre plano de sucessão há uma divisão entre opiniões. Isso porque, enquanto alguns enxergam a prática como um investimento no futuro, outros acreditam que essa não seja uma boa maneira de se investir os recursos da empresa.

O que é o plano de sucessão?

Atualmente, definimos esse termo como o processo de identificar as posições críticas dentro da organização. Para, desse modo, desenvolver um plano de ação para que outros colaboradores assumam esses cargos. Logo, é preciso estabelecer uma visão geral dos objetivos futuros e dos atuais. Portanto, essa prática garante que você tenha as pessoas certas nos cargos certos hoje e nos próximos anos.

Antes de mais nada, invista em um sistema eficiente para avaliar o desempenho e o engajamento dos seus colaboradores, por exemplo, o sistema Join RH. Por outro lado, o tempo é um dos principais obstáculos quando se trata de sucessão de carreira. Contudo, dar esse passo exige planejamento. Logo, o primeiro ponto a ser observado são alguns pontos a serem monitorados.

O que devemos monitorar?

Para criar ou continuar o plano de sucessão da sua empresa é preciso analisar o andamento de alguns aspectos. Afinal, esse é um processo que deve envolver todos os níveis da empresa e não somente a diretoria e presidência, por exemplo. Agora, confira os principais fatores a serem monitorados em um plano de sucessão de carreira.

1 – Identifique a posição crítica

Fique sempre atento aos cargos chave e às pessoas que mais contribuem para o negócio. Contudo, observe em todos os níveis da organização. Então, invista na motivação e retenção de talentos para evitar que essas pessoas deixem sua empresa. Depois, reflita: quais são as pessoas certas para desempenhar os papeis mais importantes da empresa?

2 – Análise

Nesta etapa, defina os requisitos a serem preenchidos por um sucessor adequado. Quais são as necessidades do negócio? Então, identifique fontes internas e preencha os pontos necessários.

3 – Avalie, monitore e observe

Agora, é hora de avaliar o cenário geral do plano de sucessão. Portanto, sempre observe se os seus requisitos fazem sentido. Além disso, meça o desempenho das pessoas que participam do processo. Desse modo, você sempre estará pronto para tomar decisões rápidas, caso haja necessidade.

Quais são as principais características de um plano de sucessão?

Um bom plano de sucessão é aquele que fornece condições para gerenciarmos de forma eficaz o capital humano. Além disso, ele permite a você preparar o seu negócio. Assim, ele estará pronto para lidar com as dificuldades do futuro. Portanto, confira suas principais características:

  1. Considere opções internas e externas de pessoas que possam ocupar posições importantes na empresa;
  2. Mantenha o foco nos objetivos atuais do negócio e no futuro;
  3. Escolha pessoas que realmente queiram fazer parte desse processo;
  4. Analise o impacto da escolha dos futuros líderes sobre clientes e partes interessadas;
  5. Verifique se o perfil das pessoas escolhidas se alinha com o planejamento estratégico do negócio no médio e longo prazo;
  6. Dê o apoio necessário para as pessoas que escolher;
  7. Verifique se essas pessoas estão preparadas para lidar com a realidade interna e externa da organização.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa prática?

Antes de tudo, é de extrema importância reconhecermos as desvantagens do plano. Afinal, elas também precisam ser identificadas e enfrentadas ao longo do processo. Agora, confira as principais desvantagens dessa prática.

Desvantagens:

1. Em primeiro lugar, o plano pode ser visto somente como uma maneira de recompensar o trabalho bem-feito de um colaborador. Contudo, a ideia principal é garantir pessoas que sejam capazes de ocupar cargos importantes no futuro. Logo, deve-se pensar nos objetivos da empresa.

2. Em seguida, podemos apontar a dificuldade para avaliar dados. Isso porque durante o processo, vários números precisam ser observados. Afinal, é preciso definir indicadores para avaliar se estamos no caminho certo.

3. Por fim, uma das principais preocupações nesse processo é considerar somente alguns funcionários para participarem do processo. Em outras palavras, aqueles que são mais visíveis. Contudo, devemos considerar um grande grupo de pessoas e não somente um empregado.

Vantagens:

O plano de sucessão possui vantagens notáveis. Entre elas, podemos apontar o fato de a prática contribuir para a capacidade da empresa de lidar com mudanças rápidas

Por outro lado, o plano ajuda a manter a reputação e a integridade da sua marca. Afinal, uma pessoa externa poderia não compreender os valores da empresa. Logo, o risco é extinto ao se preparar um colaborador interno ao longo de toda uma jornada.

Podemos apontar o aumento da retenção de talentos no longo prazo porque a empresa oferece oportunidades claras de crescimento. Logo, as empresas que adotam o plano de sucessão têm funcionários mais felizes, produtivos e engajados.

Como o Join RH pode ajudar sua empresa neste processo?

Quando se trata de estratégias de dados e estratégias de Recursos Humanos, o Join RH, desenvolvido pela Linked RH, é um sistema completo para levantar indicadores relevantes para o seu negócio. Afinal, lembre-se: quem não mede, não gerencia. Para saber mais sobre o Join RH e de que maneira ele pode transformar a área de Recursos Humanos e o mindset da sua organização, é só clicar aqui.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados