Em um caminho repleto de desafios e barreiras, um dos grandes segredos da gestão de pessoas está em seu líder, que pode ativar a conexão entre processos, tecnologias e competências humanas por melhores resultados.
Em meio há tantos modismos de teorias que transitam no meio corporativo, nenhuma delas substitui a essência de que a competitividade, a produtividade e a qualidade se fazem com pessoas.
Seguindo a premissa de Peter Drucker que diz que “um bom líder faz com que homens comuns façam coisas incomuns”, podemos entender que um chefe precisa ter posturas e ações de um verdadeiro líder. Isto significa que, para ter subordinados que desejem segui-lo e realizar ações extraordinárias, este líder necessita deixar boas marcas no seu caminhar, dentro e fora da organização, em todos os âmbitos da gestão de pessoas.
Isto deve ser visto em como este líder resolve situações de conflito, como administra suas metas, como é o tratamento dele para com as pessoas que passam por sua vida, seja o jardineiro, o presidente ou o filho do vizinho.
Essas ações contribuem muito para que sua gestão tenha seguidores ou não. Sua forma de agir e de instigar faz com que o desejo de ser melhor e mais produtivo cresça em cada um dos membros a sua volta. Por isso, dizemos que um bom gestor possui a habilidade de extrair o melhor das pessoas, transformando potencial latente em competência.
Assim, a gestão de pessoas é a conexão entre processos, tecnologias e competências humanas que, quando bem engajadas, resultam em estratégias organizacionais assertivas.
Benefícios da boa gestão de pessoas
Fugindo aos conceitos tradicionalistas da gestão de pessoas – e que hoje compõem a divisão mais conhecida como departamento pessoal nas organizações – a área de recursos humanos deixou de tratar apenas aspectos voltados à contratação, remuneração, férias e desligamento para trazer maior atenção à características de extrema importância para a motivação e retenção de talentos: gestão de competências, desempenho, avaliações, capacitação e desenvolvimento, por exemplo. Ou seja, o foco passou a ser muito mais estratégico.
E neste sentido, a gestão de pessoas com foco estratégico pode agregar diversos benefícios para as empresas, entre eles:
- Maior comprometimento para atingir a missão da organização;
- Engajamento para a realização dos objetivos organizacionais;
- Equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e da organização;
- Aumento da qualidade e produtividade das equipes;
- Elevação dos fatores motivacionais e desempenho dos colaboradores;
- Desenvolvimento e retenção de talentos;
- Melhoria no clima organizacional e qualidade das relações de trabalho;
- Desenvolvimento de novos líderes;
- Profissionalização dos processos de mudanças e gestão organizacional.
Conte-nos suas experiências
Sua empresa já aplica conceito da gestão de pessoas com foco estratégico? Quais foram os principais benefícios que você pode perceber no dia a dia corporativo? Compartilhe conosco sua opinião!