Qual a contribuição de varias gerações juntas numa mesma empresa? Saiba como cada uma delas lida com as diferenças.
Alguns gestores acreditam que para a empresa caminhar rapidamente para o sucesso precisa estar diretamente ligada às novas tecnologias, outros gestores apontam uma possibilidade mais complexa e porque não, verdadeira, de que neste mercado de trabalho cada vez mais exigente, a força da experiência dos profissionais das gerações mais velhas somada aos novos estilos de Y e Z pode garantir a tão sonhada conexão entre organização e colaboradores.
A visão, missão e valores da empresa precisam estar alinhados com seus profissionais, independente da geração em que estes estão classificados.
A geração X (nascidos de 1965 a 1978), Y (nascidos de 1979 a 1990) e Z (nascidos de 1991 a 2010 )podem apoiar-se na experiência dos Baby Boomers (nascidos de 1946 a 1964) e quando trabalhando juntos num mesmo propósito conseguem alavancar a estrutura de uma organização.
Neste sentido, muitas empresas têm investido na contratação de profissionais aposentados para que estes possam trabalhar na orientação e preparação dos mais jovens.
A área de recursos humanos exerce um papel muito importante nesta tarefa, pois é pertinente ao RH elaborar as melhores práticas para trabalhar esta diversidade valorizando a habilidade dos mais jovens com os conhecimentos e experiências dos mais velhos.
É muito comum ver dados estatísticos quanto a instabilidade profissional dos Y, enquanto que os Baby Boomers carregam os títulos de 30 e até 40 anos na mesma empresa. Num programa bem elaborado do RH é possível que os Baby Boomers consigam contribuir para o desenvolvimento da maturidade profissional dos Y, fazendo com que a ansiedade destes não os leve de empresa à empresa sem esperar o reconhecimento que podem obter trabalhando mais tempo numa mesma organização.
Assim, este mesmo trabalho faz com que a jovialidade dos Y e a grande facilidade com tecnologia, contribuam para o aprendizado dos Baby Boomers e se somem aos X, para que um encontro de gerações fortaleça a empresa através da soma das diferenças.