Encontro de gerações: como eles podem ajudar as organizações

Qual a contribuição de varias gerações juntas numa mesma empresa? Saiba como cada uma delas lida com as diferenças. 

Alguns gestores acreditam que para a empresa caminhar rapidamente para o sucesso precisa estar diretamente ligada às novas tecnologias, outros gestores apontam uma possibilidade mais complexa e porque não, verdadeira, de que neste mercado de trabalho cada vez mais exigente, a força da experiência dos profissionais das gerações mais velhas somada aos novos estilos de Y e Z pode garantir a tão sonhada conexão entre organização e colaboradores.

A visão, missão e valores da empresa precisam estar alinhados com seus profissionais, independente da geração em que estes estão classificados.

A geração X (nascidos de 1965 a 1978), Y (nascidos de 1979 a 1990) e Z (nascidos  de 1991 a 2010 )podem apoiar-se na experiência dos Baby Boomers (nascidos de 1946 a 1964) e quando trabalhando juntos num mesmo propósito conseguem alavancar a estrutura de uma organização.

Neste sentido, muitas empresas têm investido na contratação de profissionais aposentados para que estes possam trabalhar na orientação e preparação dos mais jovens.

A área de recursos humanos exerce um papel muito importante nesta tarefa, pois é pertinente ao RH elaborar as melhores práticas para trabalhar esta diversidade valorizando a habilidade dos mais jovens com os conhecimentos e experiências dos mais velhos.

É muito comum ver dados estatísticos quanto a instabilidade profissional dos Y, enquanto que os Baby Boomers carregam os títulos de 30 e até 40 anos na mesma empresa. Num programa bem elaborado do RH é possível que os Baby Boomers consigam contribuir para o desenvolvimento da maturidade profissional dos Y, fazendo com que a ansiedade destes não os leve de empresa à empresa sem esperar o reconhecimento que podem obter trabalhando mais tempo numa mesma organização.

Assim, este mesmo trabalho faz com que a jovialidade dos Y e a grande facilidade com tecnologia, contribuam para o aprendizado dos Baby Boomers e se somem aos X, para que um encontro de gerações fortaleça a empresa através da soma das diferenças.

Marcia Vinhoto Lopez
Marcia Vinhoto Lopezhttps://agapegestaoeducacional.com.br/
Marcia Vinhoto Lopez é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua há mais de 26 anos na formação de talentos e desenvolvimento de pessoas. Como consultora para empresas e Instituição de Ensino, realiza mentoria para mulheres, professores de gestores de RH. Mais de 6.000 pessoas participaram de seus programas de desenvolvimento em palestras, treinamentos, mentorias ou Pós graduação/MBAs. Viver com propósito de vida é sua marca, onde ajuda pessoas a exalar a melhor versão de si mesma, através de olhar com felicidade e entusiasmo pela vida.

Artigos relacionados