O Dia Internacional da Mulher é uma data que faz parte do calendário de muitas organizações, mas é comum que algumas empresas ainda cometam erros ao elaborar ações para celebrar essa data tão significativa. Este é um momento para o RH pensar em ações que promovam o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, além de gerar debates importantes sobre a igualdade de gênero.
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
O Dia Internacional da Mulher é comemorado tradicionalmente desde a década de 1960, mas se popularizou em 1975, ano em que foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data representa a luta das mulheres pela igualdade de gêneros no âmbito profissional, político e nas demais áreas da vida.
A luta das mulheres começou no século XX e a data é resultado de uma série de acontecimentos ao longo desse período.
O primeiro acontecimento que ficou conhecido por originar a data, foi em 8 de março de 1857, em que 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio provocado pelo proprietário de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, porém essa história não é verídica.
No entanto, a verdadeira história que estabeleceu a data, também é sobre um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911 e fez 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens, a maioria dos mortos era judeu. As causas do incêndio foram em razão das péssimas instalações elétricas do lugar.
É importante lembrar que o Dia Internacional da Mulher não foi motivado apenas por essa tragédia, mas também por décadas de mobilização de mulheres que reivindicavam por melhores condições de trabalho. Hoje, o dia 8 de março, combate à desigualdade entre gêneros e a violência contra a mulher.
Ações para realizar em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Elaborar atividades que fujam do óbvio e que foquem no bem-estar, desenvolvimento profissional e na valorização das colaboradoras é uma das melhores maneiras de evidenciar a importância dessa data. Confira algumas ações para realizar na sua empresa no Dia Internacional da Mulher!
Palestras para o público feminino
Realizar palestras, debates e workshops ministrados por mulheres influentes e com temas relevantes para o público feminino é uma ótima opção para a data. Diversos temas podem ser abordados, como:
- Liderança e empreendedorismo feminino;
- Protagonismo feminino no mercado de trabalho;
- Mulheres na tecnologia; e,
- Inteligência emocional no ambiente corporativo.
Incentive a leitura
A leitura é algo muito importante na vida de todo ser humano, pois colabora para a conquista de novos conhecimentos, fortalecimento do pensamento crítico e aperfeiçoamento da escrita. Uma forma de incentivar a leitura é presentear as colaboradoras com livros escritos por mulheres ou oferecer cupons de desconto para a compra de livros.
Promover ações sociais
Esta é uma maneira de mobilizar não somente as colaboradoras, mas a empresa como um todo. Realize a arrecadação de doações para que sejam enviadas a instituições que apoiam a luta das mulheres ou que acolham mulheres em situação de vulnerabilidade.
Viabilize o aprendizado das colaboradoras
Proporcionar alternativas para o aprendizado é uma ótima maneira de incentivar o desenvolvimento das colaboradoras. A empresa pode oferecer cursos e treinamentos no próprio ambiente corporativo, assim como, ofertar voucher de desconto em instituições de ensino para cursos ou outros formatos de aprendizagem à livre escolha de cada colaboradora.
Programas que incentivam a saúde física e mental
Investir em programas que incentivem a prática de atividades físicas e alimentação saudável, bem como, oferecer acesso a tratamento psicológico com profissionais qualificados e criar um diálogo aberto sobre saúde mental, é uma maneira de mostrar que a organização se preocupa com a qualidade de vida e bem-estar de suas colaboradoras.
Fortaleça a cultura do protagonismo feminino na sua organização
Segundo dados do IBGE de 2019 a taxa de participação feminina no mercado de trabalho era de 54,5% e a masculina de 73,7%. Outro dado que merece atenção é a remuneração média das mulheres que em 2019 era 22% menor que a dos homens.
Diante dos dados citados, é muito importante que essas ações não sejam exclusivas do Dia da Mulher. Promover uma cultura que valoriza a mulher e se preocupa com seu desenvolvimento é dever de toda organização.