Quais os principais pilares para obter uma ótima gestão de pessoas?

Ter uma excelente gestão de pessoas é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Esse departamento toma decisões importantes, capaz de influenciar toda a equipe e colaborar para que os funcionários alcancem as metas traçadas.

No entanto, diferentemente da gestão de pessoas onde a administração dos processos se concentra mais nesta área, a gestão de pessoas é também realizada pelos gestores de cada departamento e esse gerenciamento é focado em garantir uma boa relação interpessoal, manter os funcionários engajados, além de criar um ambiente de trabalho harmonioso.

Desse modo é preciso que a gestão de pessoas tenha sete pilares fundamentais para que os objetivos pretendidos sejam obtidos com mais eficácia.

 

1º Pilar – Comunicação

Bons gerentes sabem se comunicar com a equipe em todos os níveis da empresa.

Eles precisam ser capazes de se comunicar com seus colaboradores, desde um estagiário ao profissional que tem anos de empresa. Entender como se comunicar de forma clara e eficaz para a equipe sobre atualizações de projetos e mudanças é uma habilidade fundamental que a administração precisa obter.

É essencial ter uma boa comunicação para evitar erros e retrabalho. Faça todo o possível para que os funcionários recebam as informações necessárias para realizar seus trabalhos de maneira rápida e eficiente.

 

2º Pilar – Decisão

Seja decidindo sobre um local para um evento de construção de equipe ou decisões de negócios em grande escala, o gerenciamento precisa ser capaz de tomar decisões rápidas e fortes que sejam lógicas e justificáveis. Uma gestão de pessoas forte precisa ser capaz de sustentar essa decisão. A ação indecisa muitas vezes leva a uma perda de tempo, dinheiro e clientela.

A administração também precisa ter flexibilidade e confiança para ouvir sua equipe e levar em consideração quaisquer sugestões relacionadas à decisão que precisa ser tomada. Embora os gerentes tenham a palavra final, incentivar a equipe a se envolver na tomada de decisões ajudará a construir uma equipe mais unificada.

 

3º Pilar – Delegue com sabedoria

A chave para o sucesso da liderança é aprender a delegar efetivamente a responsabilidade pela conclusão das tarefas e a autoridade necessária para realizar as tarefas. Muitos gestores sentem que precisam controlar cada pequena coisa que seus funcionários fazem.

Isto é uma receita para o desastre. Ao delegar trabalho aos funcionários, você multiplica a quantidade de trabalho que pode realizar ao desenvolver a confiança, acreditando que o colaborador é competente para realizar a tarefa.

 

4º Pilar – Treinamento

Investir em aprendizado e treinamento não apenas ajuda a manter os padrões elevados, mas também capacita as pessoas desenvolvendo seu conhecimento e confiança. Por isso, os gestores devem inserir a educação corporativa como um projeto de gestão de sua equipe.

Quando a empresa se preocupa em qualificar o seu funcionário este investimento não é apenas para o profissional, mas também para que os processos sejam desenvolvidos com mais qualidade. As duas partes ganham e, acima de tudo, o cliente fica mais satisfeito por ter um produto e serviço superior aos oferecidos no mercado.

 

5º Pilar – Trabalho em equipe

Em diversas operações da empresa é necessário o trabalho em equipe, saber entender e lidar com as opiniões e valorizar os talentos é essencial para alcançar o sucesso das estratégias elaboradas.

Desta forma, a gestão de pessoas precisa garantir a harmonia e união no trabalho em equipe, não se trata apenas de mandar e cobrar resultados, mas também construir um bom relacionamento com os funcionários.

Isso é possível através de métodos que ofereçam o reconhecimento e incentivos por cada esforço e meta atingida por todo o grupo. Além disso, sempre oferecer benefícios e meios de motivar a equipe é uma maneira eficaz de obter trabalhadores felizes e satisfeitos.

 

6º Pilar – Reconhecer conquistas

Todo funcionário quer fazer um bom trabalho e quando fazem um bom trabalho, os funcionários querem reconhecimento de seus chefes. Infelizmente, poucos gestores compreendem o valor de reconhecer e recompensar os funcionários por um trabalho bem feito.

Portanto, para que você obtenha uma ótima gestão de pessoas, saber reconhecer o esforço de sua equipe é primordial para que haja motivação. Esta é uma forma eficaz de evitar a rotatividade de funcionários na empresa.

 

7º Pilar – Motivação

Os funcionários precisam estar motivados para executarem suas funções e cooperarem para o sucesso e desenvolvimento da empresa. A satisfação dos funcionários é muito importante! Por isso, a motivação é essencial entre a equipe, pois com ela todos trabalham focados em alcançar ótimos resultados.

Desta forma, inclua programas motivacionais, procure entender o que falta para a equipe e garanta que todos se sintam satisfeitos com o trabalho.

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