Os colaboradores precisam de reconhecimento e apreciação

Reconhecimento e apreciação. Costumamos usar essas palavras de forma intercambiável e pensamos nelas como a mesma coisa, mas, embora igualmente importantes, há uma grande diferença entre elas. Para líderes que desejam que suas equipes prosperem e organizações que desejam criar culturas de engajamento, lealdade e alto desempenho, é importante entender a distinção.

Reconhecer é dar feedback positivo com base em resultados ou desempenho. Às vezes isso acontece de maneira formal: um prêmio, um bônus, uma promoção, um aumento. Às vezes, o reconhecimento é dado de maneira mais informal: um agradecimento verbal ou um cartão formal. Todos esses métodos podem ser significativos, especialmente se forem feitos de maneira oportuna e genuína. Eles também são motivadores e empolgantes – todo mundo quer que seu bom trabalho seja aplaudido.

Contudo, existem alguns limites para o reconhecimento. O primeiro é o fato de ser baseado no desempenho, portanto é condicional. Além disso, é baseado no passado, sobre o que as pessoas já fizeram. Por fim, é escasso. Há uma quantidade limitada de reconhecimento – todos não podem receber um bônus ou serem mencionados pelo nome em um memorando – e pode ser estressante quando muitas pessoas disputam elogios por uma quantidade limitada. Ademais, geralmente tem que vir do topo. Muitas organizações criaram programas que permitem aos pares destacar os esforços uns dos outros, mas as principais formas de reconhecimento (promoções, aumentos e assim por diante) geralmente são dadas pelos líderes seniores.

Embora o reconhecimento que inclui compensação monetária possa ser ótimo, pesquisadores da London School of Economics descobriram que os incentivos financeiros podem realmente sair pela culatra quando se trata de motivar os funcionários. De acordo com uma análise de 51 experimentos, “esses incentivos podem reduzir a inclinação natural de um funcionário para concluir uma tarefa e obter prazer ao fazê-lo”.

Apreciação, por outro lado, é reconhecer o valor inerente de uma pessoa. O ponto não são as realizações deles. É o valor deles como colega e ser humano. Em termos simples, o reconhecimento é sobre o que as pessoas fazem; apreciação é sobre quem eles são.

Essa distinção é importante porque o reconhecimento e a apreciação são dados por diferentes razões. Mesmo quando as pessoas obtêm sucesso, inevitavelmente haverá falhas e desafios ao longo do caminho; dependendo do projeto, pode não haver resultados tangíveis para apontar. Se você se concentrar apenas em elogiar resultados positivos, em reconhecimento, perderá muitas oportunidades de se conectar e apoiar os membros de sua equipe – para apreciá-los.

Aqui estão algumas maneiras simples de demonstrar apreço pelas pessoas ao seu redor:

Ouça

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelas pessoas com quem trabalha também é uma das mais simples: desligue o telefone, afaste-se do computador e ouça-as genuinamente.

Diga às pessoas o que você valoriza nelas. Fazer isso de forma proativa – não porque alguém tenha feito algo ótimo ou porque você queira algo deles – é um presente incrivelmente poderoso. Isso pode afetar positivamente como seus colegas se sentem sobre si mesmos, seu relacionamento com eles e a cultura da equipe.

Faça o check-in

“As pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa”.

Não importa quem disse isso, é um ótimo lembrete. Entre em contato com as pessoas com quem trabalha. Perguntar como eles estão e o que eles estão desafiando agora pode mostrar a eles que você se importa.

Mostrar apreço pelos funcionários é especialmente importante se você é gestor. Na Pesquisa de Avaliação de Empregados da Glassdoor, 53% das pessoas disseram que sentir mais apreço por parte do chefe as ajudaria a ficar mais tempo em sua empresa – embora 68% tenham dito que o chefe já mostra gratidão suficiente.

O reconhecimento é apropriado e necessário quando é merecido. A apreciação, no entanto, é importante o tempo todo.

Redação
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