Vale a pena refletir: liderança é um dom ou pode ser desenvolvida?

A liderança é um dom ou não? Há muita discussão em relação a isso. Diversas fontes de pesquisas apontam que a principal diferença entre quem nasceu para liderar e as pessoas que precisam ser desenvolvidas, é a motivação para se tornar um líder e aprender o que lhe compete.

É aqui que entra a área de recursos humanos, que vai incentivar, apoiar e suportar os seus gestores no desenvolvimento das melhores práticas de gestão. No livro “Seja egoísta com a sua carreira”, Luciano Santos questionou em uma entrevista com gestores, realizada em seu LinkedIn, com 6.562 votos:

“Se você está ou já esteve em uma posição de gerenciar pessoas, pergunto: sua empresa já ofereceu algum treinamento sobre liderança?”

Luciano ainda revelou que com toda a sua experiência, nota-se que, mesmo os 43% apresentados, “os treinamentos são poucos, rasos e insuficientes”.

Em seu TEDx na FAAP, o autor nos traz um insight valioso sobre o assunto:

Existem muitas linhas de pensamento sobre o que significa ser um líder, muitas. Tem uma linha de pensamento, que eu não gosto muito, que fala: ou você nasce líder, ou você não nasce, liderança é um dom, liderança é inata (…). Eu não acredito muito nisso. A linha que eu acredito é: liderança é uma escolha, eu escolho ser um líder. Depois que eu escolho ser um líder, eu preciso ser treinado, eu preciso me formar um líder.”

Nessa linha, a liderança é um dom? Não somente. Em síntese, liderar pessoas é a missão de conduzir o grupo no alcance dos objetivos, com empatia e diálogo. Assim sendo, é algo passível de ser aprimorado ao longo do tempo. Os tempos mudaram, no mundo corporativo de hoje, aquilo que funcionava antes pode não ser mais tão efetivo.

Nesse sentido, um software voltado à gestão de treinamentos pode lhe apoiar com ferramentas que facilitarão o desenvolvimento da sua liderança. Ou seja, ele fornece aos seus líderes painéis para gestão do desempenho de suas equipes, para gestão de treinamentos obrigatórios, que são auditáveis. São inúmeras informações para tomada de decisão, além de funcionalidades, por exemplo, para montar um programa de PDI ou feedback com sua equipe.

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