Até que ponto vale a pena lutar pelos seus colaboradores de alta performance?

 

Um dos grandes desafios das empresas é conseguir recrutar, contratar e reter profissionais de alto potencial. Os chamados profissionais de alta performance são aqueles que apresentam não só um bom rendimento, mas que superam as expectativas da organização. A alta performance está relacionada a mostrar resultados, mas também a demonstrar atitudes, comprometimento e ter objetivos claros.

Pessoas de alta performance são altamente motivadas, estão dispostas a melhorar constantemente e buscam sempre objetivos mais ousados.  Além disso, apresentam habilidades como facilidade de aprendizado, flexibilidade, capacidade de adaptação, autogestão, inteligência emocional, empatia e comunicação assertiva e clara.

Não temos dúvidas de que reter um colaborador de alta performance é extremamente importante para a organização, já que eles contribuem para o bom funcionamento do negócio e tornam-se uma vantagem competitiva para a empresa, principalmente em um mercado onde há cada vez mais concorrência.

Um dos desafios das empresas é conseguir identificar os colaboradores de alta performance, desenvolvê-los e aproveita-los da melhor forma. Para isso, as empresas precisam implementar ferramentas de avaliação de desempenho com as quais consiga avaliar a performance dos seus funcionários e possa efetuar promoções, fornecer feedback e organizar treinamentos. Além disso, as avaliações de desempenho são fundamentais para que a empresa possa acompanhar o desenvolvimento, ou não, de seus colaboradores e são um importante instrumento para subsidiar decisões sobre demissões.

Atualmente, as empresas têm avançado em relação aos tipos de avaliação de desempenho adotadas para medir a performance de seus colaboradores e, cada vez mais, a análise de dados tem se tornado uma realidade. Nesse sentido, a metodologia People Analytics tem ganhado cada vez mais espaço e contribuído para que a empresa tome melhores decisões sobre os profissionais que fazem parte de seu quadro.

O People Analytics é uma metodologia que coleta, organiza e analisa os dados dos profissionais de uma organização, auxiliando a empresa a ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador. Através da coleta e do cruzamento de informações é possível identificar um profissional que se destaca, assim como identificar problemas como baixa produtividade, pouco engajamento, insatisfação, alto índice de rotatividade, etc.

Através da utilização do People Analytics a empresa pode entender os comportamentos das pessoas dentro do ambiente de trabalho e o que as tornam mais eficientes, felizes e criativas. Além disso, o People Analytics proporciona que a empresa:

  • Entenda o que mantém os profissionais engajados com as atividades que desenvolvem e, a partir disso, a organização pode ajustar processos e rever algo que esteja impactando de forma negativa as equipes;
  • Contrate de forma mais eficaz, pois com o People Analytics a empresa é capaz de cruzar informações para identificar quais perfis de candidatos são mais adequados para os cargos e valores da organização, o que permite ao RH recrutar e contratar de forma mais inteligente;
  • Acompanhe a produtividade através da análise de dados, sendo possível identificar a produtividade dos colaboradores e promover mudanças e aumentar o índice de desempenho das equipes; e,
  • Tome decisões mais estratégicas através do cruzamento de dados realizado pelo People Analytics. Tanto o RH, como a empresa, pode tomar decisões mais estratégicas em relação a diversos aspectos que afetam o desenvolvimento do negócio.

Com o surgimento do Big Data no RH e com o People Analytics cruzando estes diversos dados de diversas fontes, a empresa pode, a partir da análise desses dados, encontrar correlações, prevendo e planejando ações futuras, sendo essa uma ferramenta essencial para a gestão de alta performance das pessoas.  Dessa forma, a empresa pode, a partir de dados concretos, avaliar até que ponto é vantajoso para ela manter um colaborador de alto potencial e o que precisa fazer para desenvolvê-lo.

Além disso, ao utilizar os dados levantados pela metodologia do People Analytics a empresa pode realizar uma melhor avaliação de desempenho de seus profissionais, alinhar as expectativas de ambas as partes e, se a empresa identifica que há distorções ou vale a pena implementar benefícios, promoções ou aumentos de salário para manter um colaborador de alta performance, consegue fazer isso de forma mais eficaz e acompanhar ao longo do tempo o desenvolvimento desse colaborador, reavaliando e propondo melhorias.

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