Indicadores de RH: 10 métricas que você precisa conhecer

Contar com bons indicadores de RH pode ser um importante diferencial para aplicar uma gestão de pessoas estratégica em sua empresa e conseguir resultados mais eficientes.

 

Como todo e qualquer bom negócio, na gestão de pessoas não poderia ser diferente: medir resultados é um dos itens mais importantes para que se possa saber se o planejamento traçado pela organização está caminhando como deveria ou se mudanças de rota são necessárias até que se possa alcançar os objetivos propostos. Dentro deste conceito, quando o assunto são recursos humanos, saber lidar com o valioso capital humano de uma organização é vital para que as metas organizacionais sejam conquistadas.

No artigo de hoje vamos apresentar dez importantes indicadores de RH que os líderes de uma empresa devem observar com apoio da equipe de gestão de pessoas para monitorar o engajamento do time e as ações que possam ser necessárias para motivá-los e apoiar o crescimento da empresa e seus clientes.

 

Indicadores de Absenteísmo

Entender por que sua equipe tem se ausentado da organização é vital para ter controle da saúde organizacional. Seja por motivo de doença ou fatores pessoais, a ausência de um colaborador pode ter impacto direto na eficiência da equipe e ainda gerar custos para a organização e falhas no atendimento aos clientes.

Medir os motivos de ausência e as justificativas mais comuns pode ajudar sua empresa a detectar um dos importantes indicadores de RH sobre clima organizacional ou até mesmo ações que precisam ser tomadas para gerar conscientização e apoio à melhoria geral da saúde física e emocional dos colaboradores, gerando equipes mais produtivas e engajadas.

 

 

Indicadores de Competências

Contar com uma boa avaliação de competências é o caminho para ter equipes bem estruturadas e saber exatamente quais são as competências esperadas para uma determinada função, apoiando até mesmo o processo de recrutamento e seleção na busca por novos talentos. Além disso, esses indicadores de RH também ajudam a identificar colaboradores com as habilidades desejadas para apoiar o recrutamento interno e gerar oportunidades de crescimento, preenchendo lacunas internas com mais agilidade, menor custo e maior assertividade.

Nesse artigo te ensinamos a elaborar um bom dicionário de competências para sua empresa.

 

Indicadores de Desempenho

Um dos mais relevantes indicadores de RH diz respeito ao desempenho de sua equipe. Saber como andam os resultados individuais e de cada time é fundamental para ter uma visão sobre treinamentos que precisam ser aplicados ou até mesmo a aplicação de práticas de feedback para elevar ou reconhecer bons colaboradores.

Com uma visão mais clara do desempenho de seus colaboradores você também sabe com mais exatidão o quão perto ou distante das metas corporativas sua equipe está.

Nesse artigo te ensinamos a definir uma meta vencedora segundo os critérios SMART.

 

Indicadores de Frequência

Além de compreender os motivos que levam ao absenteísmo, controlar as médias de pontualidade dos colaboradores é outra maneira de mensurar o engajamento geral do time e o impacto disso nos resultados organizacionais.

A liderança pode encontrar nestes indicadores de RH um ponto de atenção para funcionários que tem dificuldade em se adequar à padrões e ajuda-los a melhorar sua assiduidade e comprometimento com o trabalho, não apenas no que diz respeito aos prazos, mas ao seu desempenho de modo geral.

 

Indicadores de Treinamento

Se você já contratou os melhores talentos, agora precisa mantê-los ao seu lado e mostrar que eles podem se desenvolver em sua empresa, buscando táticas de retenção associadas não aos critérios financeiros, mas sim à realização profissional e desenvolvimento pessoal.

Uma das maneiras de conseguir isso é através da aplicação de treinamentos, que são importantes para elevar constantemente a capacidade e qualidade de seu time, bem como oferecer novas possibilidades à colaboradores que já estão há mais tempo na empresa. Alguns podem até mesmo se tornar disseminadores de conhecimento ao serem nomeados responsáveis por treinar outros talentos dentro da organização.

 

Indicadores de Cultura Organizacional

Um dos indicadores de RH da atualidade, entender o nível de satisfação de sua equipe com relação ao clima e cultura organizacional pode ser o caminho para a atração e retenção de talentos e um diferencial para a qualidade de atendimento ao mercado.

Para estabelecer essa métrica, sua empresa precisa primeiro entender como deseja se posicionar, quais são seus valores e que valores deseja que seus colaboradores cultivem. Assim, poderá disseminar entre a equipe padrões positivos que favoreçam o crescimento coletivo dentro de um dinâmica estabelecida para o sucesso, facilitando o processo de adaptação e até mesmo seleção dos talentos mais alinhados com o perfil cultural de sua empresa.

 

Indicadores de Rotatividade

Depois de absenteísmo e frequência, a rotatividade é outro dos indicadores de RH que podem mostrar se sua empresa está atrativa ou não para seus os talentos.

Apesar de ser um fator comum, a meta de qualquer organização é ter o menor índice de rotatividade possível, mostrando que pode ser um lugar favorável ao crescimento e com maior índice de retenção corporativa. Por isso essa métrica pode te ajudar a descobrir quais são os números e motivos que levam colaboradores a deixar sua empresa e traçar estratégias para mudar essa realidade.

 

Indicadores de Liderança

Nenhuma grande empresa encontra o sucesso sem bons líderes. Por isso, não podem ficar de fora dos seus indicadores de RH a análise de liderança organizacional.

Seja dando suporte à identificação e formação de novos líderes ou ainda auxiliando no crescimento de profissionais que já atuam na liderança, entender como anda o desempenho e seu time principal é relevante para economizar tempo e dinheiro da empresa com profissionais que não se encaixam neste perfil e garantir que as equipes sob sua tutela serão direcionadas positivamente na organização.

 

Indicadores de Capacidade e Eficiência

Aplicar a análise de capacidade ou eficiência em sua organização permite identificar o quanto seu time é produtivo nas tarefas pelas quais são responsáveis. E com base nestes indicadores de RH, você pode obter uma série de informações estratégicas para replanejar o seu negócio ou mesmo a contratação de pessoas.

Entre os fatores que podem ser identificados com esse tipo de análise estão o tempo de execução das tarefas, processos utilizados e gargalos internos.

 

Indicadores de Recrutamento e Seleção

Você já parou para avaliar se suas contratações têm sido assertivas? Entender como você encontra seus talentos pode ser a chave para promover maior eficiência corporativa e reduzir o tempo de busca por profissionais com o perfil necessário para sua organização.

Através de indicadores de RH que apontem quais são os canais e táticas mais eficientes de contratação você pode elevar a qualidade do trabalho e impactar diretamente em outros índices apresentados ao longo deste artigo, como cultura organizacional, redução do absenteísmo, índices de frequência mais positivos, retenção de talentos e uma série de outros fatores que contribuirão para que as metas organizacionais sejam conquistadas com mais eficiência.

 

Escolha os seus indicadores de RH!

Bom, se esses são apenas alguns dos indicadores de RH que uma empresa pode controlar, já deu pra notar que há muito trabalho pela frente, certo?

Mas com o apoio da tecnologia e um bom sistema de gestão de pessoas, todo esse processo pode acontecer de forma muito natural e permitir que sua empresa tenha um de seus indicadores controlados na ponta dos dedos, facilitando o processo de tomada de decisão a qualquer momento.

Agora conta pra gente: quais são os principais indicadores de RH que sua empresa controla, como ela faz isso e qual você julga mais importante para a organização?

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados