Chegou a vez de conferir o terceiro artigo da série “Feedback”. E na edição de hoje você entenderá melhor quais são os erros mais comuns e os impactos de não realizá-lo com sua equipe.
Nos dois primeiros artigos desta série foi explicado o que é um feedback , sua importância, quais as dificuldades em dar e receber, como criar um roteiro e várias dicas, então não repetirei aqui estas informações. Se você ainda não leu estes artigos, acesse aqui o link para “A melhor forma de dar feedback” e “Roteiro e dicas para um excelente feedback”.
Neste artigo eu comentarei alguns dos erros comuns, impactos da sua ausência e algumas evidências para você observar no momento em que está fazendo esta ação.
Lembre-se, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, nem queixa, bronca, conselho ou mesmo lição de moral e nunca comece o diálogo já tendo em mente que tem certeza que sabe a conclusão.
Erros comuns no feedback
O pior erro é não dar feedback, mas também é comum só se dar feedback negativo ou só dar o positivo quando precisa dar um corretivo, além de acabar sendo emotivo ou pessoal. Não se esqueça de deixar um espaço para ocorrerem as melhorias propostas e desta forma avaliar o seu resultado.
Efeito Halo
Tendência a considerar todos os aspectos da avaliação baseado numa ideia inicial sobre o avaliado. Essa ideia pode ser positiva ou negativa.
Efeito sequencial
Tendência a avaliar um item de maneira similar ao item anterior.
Efeito similaridade
Tendência a avaliar positivamente aspectos ou temas que você gosta ou domina. As vezes pode ir ao outro extremo, avaliando muito negativamente os itens de domínio.
Efeito última semana
Tendência a considerar na avaliação somente os acontecimentos recentes relacionados ao avaliado.
Impactos da ausência de feedback
Os efeitos da sua ausência podem ser observados nestes pontos:
- Impacta na produtividade.
- Causa desmotivação.
- Compromete a lealdade do funcionário em relação a liderança.
- Aumenta o risco de perda de talentos.
- Gera comportamentos inadequados.
É possível perceber que falta feedback quando o desempenho é baixo, há dificuldade de relacionamento e pouca iniciativa.
Reações comuns ao feedback
Negação
“Não, isto não é verdade“ “Eu não fiz isso!” | |
Indiferença
“Isto não me afeta nem um pouco…“ “Entrou por um ouvido e saiu pelo outro” | |
Raiva
“Como podem pensar isto de mim?“ “Quem é ele para me julgar?” | |
Aceitação e reflexão
“É, realmente já me disseram isso” |
Evidências do progresso do feedback
Aqui estão algumas evidências para você saber se está indo no caminho certo durante o seu processo.
Positivas
- A pessoa está ouvindo cuidadosamente.
- A pessoa agradece.
- A pessoa concorda e até contribui com o feedback.
Negativas
- A pessoa se justifica ou fica argumentando.
- A pessoa nega ou ignora o feedback.
- A pessoa esquece rapidamente o que foi falado.
Conclusão
Ao melhorar as habilidades de realizá-lo, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. A liderança deve gerar no liderado o desejo por feedback e não a aversão.
CONTINUAÇÃO…
Este é o terceiro artigo da série. No próximo artigo estarei comentando sobre como receber um feedback. Clique aqui e acesse o próximo artigo.
Como um sistema de RH pode ajuda-lo com este processo?
Um sistema de RH especializado em gestão de pessoas ajudará você a criar o hábito de dar feedbacks, pois ele o alertará de longos períodos sem feedback, também ajudará você a manter um controle centralizado destas ações e permitirá que estas informações sejam compartilhadas com seus superiores e sucessores. Além de tudo isto, quem está recebendo o feedback também terá a informação de fácil acesso, permitindo a ele também registrar sua opinião.
Um software especializado ajuda a incorporar a ação de feedback na cultura da empresa e dá a área de recursos humanos o controle deste processo.
De forma alguma um sistema de RH deve substituir a ação pessoal dá-lo, mas ele auxiliará muito, até mesmo dando orientações a quem dá e a quem recebe o feedback.
E-book
Este artigo tem apenas o objetivo de introduzir este assunto, pois já há um e-book gratuito, do mesmo autor, com mais definições e exemplos.
Este e-book tem a finalidade de te orientar da melhor forma possível a como dar excelentes feedbacks. Serão apresentadas as técnicas mais adequadas de uma maneira prática e direta e ele o ajudará a criar um roteiro para um bom feedback.