CONARH – Seja um líder protagonista através do personal branding

Pollyana Oliveira Guimarães, em sua palestra, dentro do espaço ABRH no CONARH, chamada “Seja um líder protagonista através do personal branding”, nos conta que nesse mundo VUCA, ter protagonismo na liderança, é um grande desafio. Ela nos diz que muitas vezes o líder precisa assumir papeis e responsabilidades para as quais não foi orientado ou que não está preparado técnico e emocionalmente, o que limita suas tomadas de decisões e cria um abismo entre aquilo que a empresa espera com o que o líder pode entregar. Sendo assim, o empoderamento da marca pessoal é um grande diferencial de mercado e de resultados consistentes a médio e longo prazo.

Pollyana abre sua palestra no CONARH nos perguntando: Por que os líderes devem investir em suas marcas pessoais?

Ao falarmos em liderança é comum que venha à mente o que os grandes líderes fazem de diferente em relação aos demais para serem tão inspiradores. Apesar de muita gente acreditar que a liderança é característica inata, Pollyana garante que ela pode e deve ser conquista por meio de desafios diários, autoconhecimento, inteligência emocional, capacidade de decisão, segurança e experiência, ou seja, um líder inspirador pode ser facilmente desenvolvido por meio de técnicas e ferramentas que possibilitam o destaque dele diante dos seus liderados.

Líderes notáveis são capazes de provocar intensas transformações no ambiente em que vivem ou trabalham. Além disso, deixam legados consistentes que perduram por gerações. Também citado por outros palestrantes no CONARH, vemos o exemplo do ex-CEO da Apple, Steve Jobs, que, mesmo após a sua morte, a Apple continuou referência em design e tecnologia. Jobs também inspira lideranças no mundo inteiro até hoje como exemplo de ousadia, simplicidade e inovação.

A construção de uma marca pessoal de sucesso envolve o desenvolvimento da sua própria história. Todo mundo é apaixonado por histórias e, desde a antiguidade, se estudam formas de construir narrativas inspiradoras que engajam, surpreendem e encantam os espectadores. Cada biografia é única e esconde detalhes ímpares da grande aventura que é viver. Saber contar e valorizar cada momento da sua vida é, também, inspirar pessoas.

Por meio de condutas admiráveis, decisões bem tomadas e realizações, os grandes líderes inspiram pessoas. Mas, sobretudo por meio de atitudes é que as pessoas reconhecem o grande valor que um líder tem. Ele conduz seus liderados com respeito, confiança e reconhecimento por fazer parte do todo. Para entender isso, é fundamental ter uma visão completa da situação e valorizar o trabalho de cada um.

No próprio CONARH pudermos observar que grandes líderes têm marcas pessoais fortes e são capazes de atrair multidões. O magnetismo presente nessas personalidades diz muito respeito às ações realizadas por elas ao longo de suas vidas. Ações que estão alinhadas com seus propósitos de vida e coerência com suas missões individuais. O bom líder gera identificação instantânea com seus liderados que assim, ao se sentirem seguros e confiantes seguem-no.

A ousadia é característica inerente dos líderes de sucesso e vimos isto claramente em alguns palestrantes no CONARH. Apenas eles, dotados de capacidade de enxergar além, propõem mudanças significativas e tomam decisões. Adotar um lado pode ser relativamente doloroso e desagradar algumas pessoas, no entanto, o bom líder sabe que se ele mantiver o seu posicionamento trabalhando no que acredita, naturalmente a situação se reverte e ele consegue provar que tomou a atitude correta para o momento em questão. Ser um bom líder é também saber lidar com as perdas e com os fracassos com inteligência emocional e cabeça erguida: qualidades fundamentais de quem detém o autoconhecimento.

As marcas pessoais são recursos poderosos para o gerenciamento de imagem corporativa dos líderes. Por meio de ferramentas comportamentais, autoconhecimento e estudos realizados para a construção de uma marca única é possível transformar a sua realidade como líder e contar uma história de sucesso. O objetivo é desenvolver líderes cada vez mais capazes de conduzir equipes em busca de resultados mais ousados e desafiadores, especialmente diante de cenários de crise. Os bons líderes inspiram e promovem transformações visíveis onde quer que eles estejam.

Resumindo sua palestra no CONARH, Polyana reforça a importância das marcas pessoais para os líderes dizendo:

  • As pessoas querem saber a sua história;
  • Líderes de sucesso inspiram pessoas;
  • Grandes líderes tem o poder de atrair multidões; e,
  • O bom líder toma decisões transformadoras.

Resultado de imagem para Pollyana Oliveira Guimarães

 

Pollyana Oliveira Guimarães
Psicóloga, palestrante, Diretora da ABRH GO e CEO da Prospere Carreira

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados