Como criar ações de onboarding na sua empresa

Isto pode parecer óbvio, mas o recrutamento de sucesso vem em primeiro lugar através da integração bem-sucedida. Quando o RH não investe neste processo sofre o risco de ver um colaborador deixar a empresa durante o período de teste. Daí a importância de enquadrar e preparar o processo de onboarding para dar a máxima chance de sustentar a contratação.

Os primeiros dias de um colaborador em seu novo emprego são fundamentais, tanto para ele quanto para a empresa, já que o trabalhador criará suas primeiras impressões sobre a organização e os colegas de trabalho. E a empresa terá uma primeira imagem sobre o funcionamento do novo membro da equipe, suas habilidades e competências.

Por isso, ações efetivas de onboarding fazem toda diferença neste processo e garantem o sucesso na integração do novo colaborador.

Você mantém seus melhores talentos quando melhora seu processo de onboarding.

O processo de integração é tão eficaz porque influencia diretamente o desempenho e a compreensão dos colaboradores dos objetivos de negócios de sua organização desde o primeiro dia.

Onboarding não é um treinamento inicial, nem um estágio de teste, nem uma adaptação às condições do cargo. É muito mais, é a gestão do início do relacionamento entre colaborador e empresa. Algo que muitas empresas ainda não conhecem ou não aperfeiçoaram.

Confira a seguir alguns passos importantes para melhorar o onboarding da sua empresa.

 

O trabalho começa antes do primeiro dia

Envie os formulários necessários por e-mail, para que você os conclua antes de começar. Isso elimina a papelada desnecessária e alguns preciosos minutos do primeiro dia. Além disso, dá mais agilidade à equipe administrativa e uma imagem de eficiência para toda a empresa.

Devemos incentivar o encaixe do novo contratado para a equipe desde o início, portanto, é importante que o Diretor de RH, ou líder de equipe, envie um e-mail ou mensagem na Intranet da empresa, se houver, apresentando o novo recrutado, com seu nome e função que ele terá na equipe. Também é hora de compartilhar algo mais sobre o novo recrutamento, algum passatempo interessante ou sua conquista impressionante em sua empresa anterior. Isso coloca o novo candidato em valor e facilita alguns tópicos para iniciar a conversa e a integração.

Isso incentiva a construção de conexões com o restante dos colaboradores, principalmente com seus colegas diretos, facilitando que sejam eles que transmitam a cultura da empresa e que o encaixe cultural aconteça o mais rápido possível.

 

O local de trabalho e o equipamento devem estar prontos

Tenha as ferramentas de trabalho, senhas, etc., disponíveis, tudo que o colaborador precisa para começar.

Vale também uma rodada de apresentações, com os nomes dos departamentos e seus gerentes, bem como os colegas.

Se mais de um colaborador começar na equipe, é recomendável que todos os novos colaboradores comecem no mesmo dia, se possível. Existem muitas empresas que têm um dia de boas-vindas, em que as explicações e apresentações são feitas em um dia. É uma ação que facilita a integração, tanto entre os novos quanto entre as equipes já estabelecidas.

 

Ofereça uma visão da sua posição estratégica, intenção e direção

Seus novos contratados veem seu novo trabalho como um passo em direção às metas e ao sucesso pessoal. A integração é uma jornada e seus novos contratados precisam sentir que são uma parte importante dessa jornada. Você pode motivar seus colaboradores mapeando marcos claros que permitem que eles vejam quais são os próximos passos na jornada.

Tome uma atitude, considere gravar painéis de liderança nos quais a estratégia de negócios é discutida. Depois, faça com que os gerentes interroguem as sessões com novos contratados e discutam a relevância para seus trabalhos e equipes específicos. Oferecer informações sobre a direção dos negócios com atualizações periódicas é uma ótima maneira de introduzir a estratégia no início da nova experiência de contratação, bem como ajudar os novos contratados a entender como a função deles afeta os negócios.

Programas efetivos de onboarding de novas contratações ajudam a promover um ambiente de trabalho mais bem-sucedido, colaboradores mais satisfeitos, menor taxa de rotatividade e melhores resultados financeiros.

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