A contratação de estagiários pode trazer grandes vantagens para a empresa. A primeira vantagem da implementação de um programa estágio diz respeito à questão financeira, pois esse é um modelo de contratação de baixo custo. Conforme prevê a lei que regula a contratação de estagiários (Lei 11.788/2008), o estagiário não possuiu vínculo empregatício com a empresa, o que reduz os custos em relação a obrigações trabalhistas, com desligamentos e reposições quando necessário.
Mas a grande vantagem dos programas de estágio é possibilitar a entrada de jovens talentos no mercado de trabalho. Por estarem em período de formação, esses profissionais trazem soluções e idéias novas, estão motivados a se destacar na empresa, oxigenam a equipe e incentivam os profissionais mais experientes a se atualizarem. Os estagiários também fornecem um ótimo suporte para os funcionários efetivos, já que podem realizar as tarefas mais simples, liberando os efetivos para se concentrar nas ações mais difíceis e estratégicas.
Além disso, os programas de estágio podem se tornar um fator de vantagem competitiva para a empresa, na medida em que possibilitam encontrar profissionais que atendam as expectativas do negócio e serão formados dentro da cultura da organização e que poderão, no futuro, se tornar gestores da empresa.
Para atingir seu objetivo de contratar os talentos mais promissores, as organizações precisam alinhar os programas de estágio ao planejamento estratégico da empresa, tendo como base as necessidades do negócio e uma definição clara do perfil do profissional de que necessitam. Definir as principais características e habilidades, assim como conhecimentos específicos ou domínio de línguas estrangeiras que o futuro trabalhador deve ter é uma etapa fundamental para uma boa contratação. Contudo, é importante que a empresa compreenda que o estagiário é um talento a ser lapidado e que exigirá investimento de tempo e conhecimento.
Por isso é tão importante estruturar os programas de estágio, apresentando de forma clara a empresa durante o processo seletivo e oferecendo um acompanhamento efetivo e oportunidades de crescimento pós-contratação, o que aumenta a probabilidade de desenvolver e reter os melhores talentos.
Para contratar estagiários com mais potencialidades para uma futura permanência na empresa é preciso que a área de Recursos Humanos das empresas esteja atenta a alguns aspectos antes e durante o processo seletivo. São eles:
- Mapear as faculdades que são referência em determinadas áreas e formam os melhores alunos
Ao identificar faculdades de ponta, onde há um bom nível de ensino e que qualificam melhor seus alunos, e focar a divulgação de suas vagas de estágio nessas instituições, a empresa tem mais chances de contratar estagiários com maior potencial de crescimento;
- Buscar candidatos que participam de atividades acadêmicas
Alunos que atuam em diretórios acadêmicos, empresas juniores, atividades de voluntariado ou extracurriculares, geralmente são mais engajados e proativos e demonstram maior interesse em adquirir novas experiências, o que pode ser muito relevante na rotina profissional;
- Verificar se o estudante já fez iniciação cientifica
Muitas vezes, o candidato a um estágio não teve nenhuma experiência profissional anterior, mas já esteve envolvido em projetos de iniciação cientifica e já teve que lidar com prazos e responsabilidades, ou participou de pesquisas em determinadas áreas de interesse da organização e pode contribuir com ideias e aumentar a competitividade da empresa;
- Analisar experiências de intercâmbio e domínio de outros idiomas
Estudantes que fizeram intercâmbio podem demonstrar maior independência e ter um maior domínio de outros idiomas, o que pode ser muito relevante para a atuação em determinadas áreas da empresa;
- Ampliar a divulgação das vagas
Divulgar as vagas de estágio no site da empresa, em faculdades, sites específicos de contratação de estagiários e redes sociais aumenta o número de candidatos e a probabilidade de alcançar os melhores talentos;
- Alinhar as expectativas do estagiário com as da empresa
É muito importante que durante o processo seletivo, a empresa deixe claro os seus valores organizacionais, os detalhes da vaga e as atividades que serão realizadas, a remuneração e as possibilidades de crescimento, o que facilita o alinhamento de expectativas entre empresa e candidato e evita uma contratação equivocada;
- Observar o interesse do candidato pela empresa e pela vaga:
Ao contratar um estagiário a empresa investe em treinamento e tempo para desenvolvê-lo e por isso deve visar a sua permanência por um longo período na equipe. Assim, identificar aqueles candidatos que realmente se identificam com a empresa e estão interessados em se desenvolver profissionalmente e contribuir para os resultados do negócio é fundamental;
- Analisar as características comportamentais dos candidatos
Além de analisar a qualificação e as habilidades técnicas do candidato, é preciso identificar e analisar suas características comportamentais e avaliar se são compatíveis com o perfil da vaga. Assim, entrevistas individuais e em grupo, dinâmicas e outras atividades podem ser extremamente valiosas para identificar se o candidato trabalha bem sob pressão, possuiu habilidades de comunicação ou trabalho em equipe, por exemplo;
- Oferecer oportunidades de crescimento
Assim como os profissionais mais experientes, bons estagiários buscam desafios, oportunidades de aprendizado e crescimento. Por isso, as empresas devem oferecer treinamentos, pacotes de benefícios e plano de carreira e divulgar esses fatores na descrição de sua vaga, para que estudantes com maior potencial tenham interesse em trabalhar na empresa.